logo

logo do seus hábitos
^

energia

15-04-2020

Bruno Barros

Dúvidas frequentes sobre o jejum intermitente

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
ponto de interrogação gigante

O termo jejum intermitente se refere a uma quantidade de protocolos alimentares diferentes. Cada um define estratégias próprias para a prática do jejum, períodos onde não se ingere nenhuma caloria.

Assim, as dúvidas são diversas, apesar de algumas mais comuns. No texto a seguir, respondemos de forma breve várias delas.

O que é o jejum intermitente

O termo jejum intermitente representa diversas diferentes estratégias alimentares. Quem pratica, define janelas de pelo menos 14h durante algum dia da semana para ficar sem ingerir calorias. Ele é feito em períodos recorrentes e planejados e por isso o nome intermitência.

Para quem é indicado o jejum intermitente

É melhor começar para quem não é indicado, como grávidas, crianças e adolescente. Qualquer um tiver algum problema médico, também pode ter o sinal vermelho para a prática.

As pessoas que mais buscam o método têm o objetivo de emagrecer. Porém, os benefícios do jejum intermitente são tantos, como prevenção de doenças, que pode ser utilizado por homens e mulheres de todos os tipos. Pessoas com vontade de facilitar a rotina, por exemplo, casam bem com a praticidade de nenhuma ou poucas refeições.

Quantos quilos se perde com o jejum intermitente

O Jejum oferece uma velocidade maior inicial de perda de peso. Depois, ao ser feito da forma correta, acaba mantendo uma redução constante e lenta. Durante a primeira semana não é raro a balança diminuir 2kgs.

Porém, vários fatores influenciam esta velocidade. Não é surpresa que seu consumo e ingestão de calorias médio vai estar diretamente ligado à variação do seu peso.

Sem falar em quanto tempo a prática será realizada também define quantos quilos se perde com o jejum intermitente.

Em quanto tempo o Jejum Intermitente faz efeito

Existem diversos objetivos. Para quem está querendo emagrecer, resultados aparecem já na primeira semana, mesmo utilizando o protocolo mais leve e popular, de 16h sem comer.

É preciso entender melhor com funciona a prática, pois saber em quanto tempo o jejum intermitente faz efeito não é tão simples.

Qual o melhor horário para fazer o jejum intermitente

Escolher o melhor horário para seu jejum envolve uma quantidade grande de situações que só você está vivendo. Compreender as necessidades do seu corpo, sua rotina, seu estado mental e seu ambiente social será essencial na busca dos seus objetivos.

A maioria das pessoas que optam pelo jejum de 16h acabam pulando o café da manhã simplesmente por parecer mais fácil. Comem a última refeição antes das 20h e vão se alimentar apenas depois do meio dia. Nem todos tem um bom resultado com essa opção.

Você vai precisar entender a importância do seu relógio biológico e com alguns testes poderá definir o melhor horário para fazer o jejum intermitente.

Posso fazer o jejum intermitente todos os dias

Existem pessoas que fazem apenas uma refeição por dia, todos os dias. Assim, ao fazer um jejum de 16h horas é recomendado fazê-lo todo os dias.

Isso não quer dizer que ele só vai dar resultado se for feito desta forma. Para quem está começando, é bom não faltar nenhum um nas primeiras semanas, pois o corpo vai se acostumar mais fácil.

Quantos dias por semana posso fazer o jejum intermitente?

Os jejuns de curto período são feitos todo os dias. Na medida que o jejum vai ficando mais longo, ele pode ser feito algumas vezes por semana ou até mesmo uma única vez em um ano.

A escolha de quais serão praticados vai depender da resposta do seu corpo e objetivos.

Quanto tempo de jejum o corpo começa a queimar gordura?

Primeiro você vai treinar seu corpo a se livrar mais rápido da reserva de glicogênio nos músculos e fígado. Você tem uma reserva que pode chegar a 650g de carboidratos, oferecendo quatro calorias cada grama. Para cada uma delas, você precisa de 3 a 4g de água armazenadas.

É por isso que nas primeiras práticas pode ser que você não queime gordura nenhuma. Você vai precisar habituar seu corpo. No entanto, vai emagrecer, pois já perde água e seu tanque de carboidratos diminui cada vez. Seu corpo não vai armazenar tudo de novo para aí sim voltar a funcionar com a glicose.

Para os praticantes de jejuns maiores que 24h, esta reserva vai ser toda consumida durante o jejum. Você pode perder até 2kgs, considerando as reservas e toda a água que irá perder. Tudo vai depender de outros hábitos.

Quantas vezes posso comer no jejum intermitente?

Não existe uma recomendação máxima ou mínima. Os protocolos de jejum intermitente apenas definem uma janela de tempo em que refeições são permitidas.

Você não vai querer comer muitas calorias se quiser perder peso. Também fique atento ao fato de manter seu corpo digerindo alimentos o tempo inteiro.

O que acontece com o corpo com 24 horas de jejum?

Esta resposta vai variar em diversas formas. A quantidade de atividade física, o tipo de alimentação praticada, o tanto que já está habituado ao jejum etc.

A primeira fase é de adaptação energética, fazendo seu corpo entrar em cetose e usar a gordura como fonte de energia. Depois o processo de autofagia em que seu corpo começa um processo de limpeza também se inicia. Em jejuns mais longos, existem estudos que mostra até mesmo a regeneração e produção de células.

O que posso comer no jejum intermitente?

Os carboidratos de alto índice glicêmico precisam ser evitados por todos. No entanto, alguns outros itens também podem gerar dificuldade ao quebrar um jejum. Porém, será mais na tentativa e erro de acordo com cada um.

Vegetais crus são de difícil digestão. Carnes pesadas, queijo, ovos, nozes, leite podem entrar na conta para muita gente. Aqui você vai precisar ter conhecimento sobre o que você tem dificuldade de digerir.

Não deveria ser necessário falar, mas algumas pessoas insistem. Álcool depois de um jejum é uma má ideia. Inclusive, a única vez que tive problemas foi com vinho. Horas depois da primeira refeição. Imagine logo na primeira?

Quantas vezes eu tenho que comer por dia?

Hoje não existe uma opção que seja a melhor para todo mundo. Algumas pessoas respondem bem apenas comendo uma vez, outras precisam comer seis vezes.

Não existe evidência de que seu corpo se beneficia ao comer de 3h em 3h, por mais que seja dito por aí ser esta a forma correta.

Este método começou a ser divulgado por motivos comportamentais. Aponta-se que é mais fácil comer pequenas refeições e gerir a fome comendo em curtos prazos. Não é verdade para todo mundo.

Sobre a quantidade de vezes, a melhor opção será aquela que você consiga ingerir calorias necessárias com alimentos de qualidade e seu corpo responda bem.

O que é melhor jejum intermitente ou comer de 3 em 3 horas?

Não existe melhor opção. Cada um de nós tem rotinas, hábitos e organismos diferentes. Estudos recentes têm apontado que o jejum intermitente parece ganhar esta briga na média.

Porém, a média serve apenas para escrever notícia e apontar uma maior probabilidade de sucesso. Nenhum individuo pode confiar na média.

Conclusão

Antes de começar uma prática, é comum ter várias dúvidas. Não deixe de se informar e procurar ajuda de profissionais. Faça o máximo que puder antes de realizar uma mudança tão drástica, como a forma de se alimentar.

Este artigo faz parte de uma série de outros que te ajudam em como fazer um jejum intermitente de forma correta.

Se nunca fez um jejum e ainda está na dúvida se é para você, comece lendo o guia completo.

Não cometa o erro de muita gente e faça o jejum sem informação e ajuda especializada. Seria uma pena colocar em risco de não dar certo uma prática que pode ser tão benéfica e ajuda tanta gente.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

    Livros mencionados²

      **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

      **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

      O

      Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

      Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

      Ou prefere nos acompanhar?

      Salvando
      ✔ Sucesso✘ Erro!

      Ler depois? Arraste e solte aqui!

      homem pensando e ilustração de cérebro.
      Siga ↠
      Siga ↠
      0