Tópicos Abordados V
O jejum intermitente tem se mostrando um aliado para quem quer perder peso. Talvez pela praticidade, pois reduz a quantidade de refeições, elimina a restrição calórica exagerada e a consequente sensação de fome constante de algumas dietas.
No entanto, também oferece vários outros benefícios para a saúde e estilo de vida. Assim, pode ser praticado por quem quer aumentar produtividade ou apenas quebrar hábitos vistos como padrão, como a necessidade de se comer de 3h em 3h para ser saudável.
Assim, independente do motivo de adotar a prática, querer saber o horário que se fica sem comer é uma dúvida comum. Geralmente por quem está usando o protocolo 16h/8h. No entanto, algumas outras dúvidas se escodem por trás desta pergunta, inclusive em formatos diferentes de jejum intermitente.
É só quem nunca fez um jejum ou leu a respeito o suficiente, diz que o horário não faz diferença. Recomendação comum, inclusive. Não cometa este erro, pois ele reduz muito sua chance de ser dar bem com o jejum.
Você deve entender que ficar sem comer por horas ou dias pode ser uma mudança brusca nos seus hábitos. Não se deve optar por uma escolha de horário que simplesmente seja a mais fácil, com o único objetivo de emagrecer.
Um conselho comum e que dá certo para muita gente é apenas pular o café da manhã. Neste texto você vai entender melhor a escolha do horário e porque esta opção pode não ser boa para você. Vamos lá.
Primeiro, o ritmo Circadiano: entenda seu relógio biológico
Vários problemas de saúde podem resultar de uma falta de respeito com os horários que seu corpo está preparado para comer e dormir.
Não é novidade para ninguém que forma que a sociedade moderna funciona coloca uma série de desafios para quem quer ter uma vida saudável.
Comemos em qualquer horário e qualquer coisa, dormimos pouco, vivendo vidas estressantes a base de remédios e estimulantes. Tudo isso pode causar grandes prejuízos à forma natural do seu organismo funcionar.
Assim, antes mesmo de começar um jejum, talvez o ajuste de pequenos detalhes que você não imaginava um problema já podem te ajudar. O horário do jejum intermitente terá de respeitar seu relógio biológico.
Estudo observam que algumas pessoas não se bem dão pulando o café da manhã. É difícil de identificar a causalidade direta dos problemas com a falta de uma refeição logo cedo, mas teste e avalie seu caso.
E apesar de ter poucos estudos que consigam afirmar com precisão o melhor horário para comer, sabe-se que a maioria das pessoas não respondem bem quando comem após o pôr do sol. Por outro lado, muita gente se dá bem com a dieta do guerreiro que se come muito durante a noite.
Portanto, você terá que testar alguns horários diferentes e se observar. Procurando o melhor período. Começar o jejum pode inserir mais estresse na sua vida, então invista muito na qualidade sono.
Agora vamos avaliar sua rotina
Jejuns de menos de 24h que precisam ser feitos diariamente ou a maioria dos dias da semana podem facilitar a vida de forma bastante prática. No entanto, se você tomar uma decisão errada, pode colocar tudo a perder.
Como já foi mencionado, a maioria das pessoas que ficam 16h sem comer acabam pulando o café da manhã. Este processo é mais simples porque seu corpo já está acostumado a passar a noite sem alimento e você passa boa parte do período inconsciente.
Essa forma ajuda a evitar a exposição ao risco de comer algo por impulso, diminui o tempo que você pode ficar com fome e ainda explora o fato de muito gente já fazer isso de vez em quando. Assim, se seu corpo responder bem e o seu protocolo é o de 16h/8h, vá em frente e experimente.
Outros fatores devem ser avaliados: que horas você se exercita, trabalha, descansa, dorme etc. Hoje gosto de horários que eu possa cozinhar e investir tempo comendo, escutando uma música e não correndo contra o relógio.
Estou habituado a fazer exercícios em jejum e pode não ser seu caso, por exemplo. Até mesmo o custo da alimentação de qualidade pode ser avaliado. Se você não gosta de preparar tudo em casa e levar marmitas por aí, além de comer na rua poder ser caro e de qualidade duvidosa, coloque esta conta na sua decisão.
Lembre-se, aumente a chance de conseguir fazer a maior quantidade de vezes possível. Reduza os riscos de quebrar o jejum, ficando a maior quantidade de tempo longe dos perigos quando estiver sem comer.
E como está sua mente e força de vontade?
Você não se alimenta só porque precisa encher o tanque para manter o corpo funcionando, certo? Comer é um hábito muito forte, que envolve uma série de outros comportamentos e crenças.
Muitas pessoas comem porque estão ansiosas, por prazer, por pressão social, para experimentarem algo novo, porque acreditam que está na hora, porque acham que precisa etc.
As refeições também são um hábito. É capaz que irá sentir falta dos momentos que cozinha grandes refeições. Pode ser difícil cozinhar para outras pessoas e não poder comer. Sentirá falta daquela refeição depois de sair da cama. Cada pessoa tem um costume.
Será necessário avaliar esta sua relação com a ação de comer, além da fome. Em algumas situações será necessário preparo para enfrentar o problema e outras poderão ser evitadas. Levante todos eles e pense em como vai lidar com cada um. Só você se conhece o suficiente.
No meu caso, quando comecei, era mais fácil almoçar com os colegas do trabalho sem ter de dizer muita coisa e não comer a noite, quando estava em casa. Era só evitar a situação de se explicar e se expor.
No entanto, gosto de cozinhar para mim e prazer em comer com calma. Depois que entendi que sentia falta deste momento, ao me planejar em como fazer o jejum intermitente, preparava bebidas sem caloria para preencher este hábito. Café, chás e água com gás me ajudaram muito.
Talvez o mais importante, considere sua vida social
Depois de alguma prática com o jejum, sua menor preocupação será a fome. Um dos maiores desafios é conseguir lidar com situações sociais que envolvem comer ou beber algo que contenha calorias.
Não será uma luta apenas contra sua vontade de comer em alguns tipos de eventos. Também terá de enfrentar a pressão social das pessoas que acham que você deve ao menos experimentar algo.
Não tenha dúvida, você será criticado até mesmo pelas pessoas que gostam de você, independente da situação. Vão julgar se você tem motivos para fazer o que está fazendo ou se a forma é certa ou não. A pressão pode não ser fácil.
É falta de educação recusar comida em muitos lugares. Se você tem dificuldade em dizer não, vai precisar evitar se expor a este tipo de ambiente enquanto estiver em jejum. Também terá de aprender a dizer não em algumas situações, de forma inevitável.
As pessoas julgam que eu não devo fazer nenhum tipo de restrição alimentar, porque sou saudável e magro. As situações mais surpreendentes já surgiram deste julgamento.
Uma grande amiga tem dificuldade com dietas. Ela não deve nem ter percebido o que fez ou se lembra. No entanto, já jogou uma colher em mim porque me recusei de forma educada a tomar um sorvete em um restaurante que ela tinha pedido. Seu comando foi claro: pelo menos experimenta.
Quando estava cortando o carboidrato, me ofereceram o primeiro pedaço de bolo em um aniversário, pois a chance de eu dizer sim seria alta. É uma forma natural e inconsciente das pessoas reagirem. Não tem a ver com você e conto mais sobre isso na minha experiência com a dieta cetogênica.
Portanto, saber que as pessoas a sua volta irão te ajudar, mas também serão um desafio, vai te preparar para lidar com a situação.
É bom quando as pessoas que convivemos mais já estão prontas para nos apoiar antes de começarmos ou as vezes estão adotando o mesmo estilo de vida.
Converse com as mais importantes antes de começar tudo. Avise que vai ser difícil, exponha suas dificuldades, mostre este e outros textos que informe o que está sendo feito e desafio.
Diga que irá precisar de ajuda. Quem disse que você está sozinho? Pedir o suporte de quem a gente gosta é um excelente hábito.
Conclusão
Escolher o horário do seu jejum envolve uma quantidade grande de situações que só você está vivendo. Compreender as necessidades do seu corpo, sua rotina, seu estado mental e seu ambiente social será essencial na busca dos seus objetivos.
Portanto, estas dicas vão te colocar no rumo certo. Não deixe de se informar mais e aumentar sua chance de sucesso. É para isso que existe o artigo completo do jejum intermitente, por exemplo.
Também se lembre que muitas vezes algo vai dar errado. Todo plano acaba falhando, eventualmente. Aprenda com os erros, observe o motivo de ter tropeçado e se adapte.
Seja paciente com você mesmo e pense no conselho que você daria ao seu melhor amigo na mesma situação e tome a decisão de segui-lo.