logo

logo do seus hábitos
^

energia

15-06-2020

Bruno Barros

Quantos quilos se perde com o jejum intermitente?

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
mulher medindo a cintura

O jejum intermitente é uma excelente prática para muitos que querem manter a boa forma com saúde. A velocidade com que se perde peso, principalmente na primeira semana, faz que muita gente apressada comece a praticar sem avaliar muito como será feito.

Quem nunca praticou o jejum e tem uma dieta rica em carboidratos, vai perder cerca de 2kg na primeira semana sem muito esforço. Mesmo cometendo muitos erros durante a prática. É aqui que mora o perigo.

O resultado é que a maioria das pessoas abandonam a técnica ou voltam ao peso original mesmo ficando horas sem comer. Ou pior, até ganham peso. Muitas vezes sem saber no que estão errando.

A procura por métodos fáceis e rápidos de emagrecer é muito alta e não tem como não fugir do assunto. No entanto, vamos garantir que ao final deste texto você irá extrair um bom resultado deste comportamento ao não cometer alguns erros.

Na primeira semana

Existem diversos tipos de protocolos de jejum intermitente. O mais adotado pelos iniciantes é o protocolo de ficar 16h sem ingerir nenhuma caloria.

O comum para toda prática nova é uma maior dedicação. Assim, não é difícil um iniciante conseguir completar 7 dias seguidos com o jejum intermitente. E o fato é que ele vai perder peso rápido, mesmo que não esteja comendo muito menos.

Com uma dieta rica em carboidratos, seu corpo tem uma reserva alta de energia nos músculos e fígado. Passando das 500g de glicogênio armazenado. E cada grama necessita de até 4g de água retidas pelo seu organismo.

Aí a conta fica fácil. Durante a janela de jejum, seu corpo vai consumir o que está armazenado e liberar água. Mesmo que um jejum de 16h não consuma toda a energia, ela vai diminuir em cada prática e ao final de uma semana o resultado é evidente e de 2 a 3kgs.

Some ao fato de alguma gordura também ser consumida no processo. É muito difícil que ao final de 7 dias a maiorias das pessoas não esteja comemorando ao subir na balança. E aqui começa o problema.

Continuando da forma certa

seta apontando caminho e mulher caminhando em cima dela

Se você estiver fazendo o jejum de uma forma correta, mesmo assim a velocidade vai diminuir bastante. Aquele peso correspondente as reservas de energia já foram eliminadas.

Além disso, você vai começar a usar gordura como fonte de energia. Cada grama de carboidrato fornece 4 calorias, enquanto a de gordura são 9 calorias.

A boa notícia é que seu corpo vai gastar mais energia no processo de adaptação. Mesmo com uma ingestão de energia similar ao período anterior de começar a prática, o peso vai continuar diminuindo.

A verdade é que a menor ingestão de calorias acaba sendo fácil de se realizar, pois a fome diminui cada vez mais. Este estudo de dois anos mostrou que alguns participantes perdiam até 750g por semana, em média.

Comparando com a restrição calórica, o resultado foi semelhante a longo prazo, exceto que no jejum os participantes preservaram maior massa magra.

No entanto, não existe milagre. Você vai precisar comer menos calorias do que gasta. Desta forma, vai perder peso de forma constante, mesmo que mais devagar que no início.

Esteja bastante atento a esta fase, pois pode desanimar muita gente, achando que o jejum não está dando mais certo. É bom que seu peso não esteja variando tão rápido.

Continuando o jejum, só que de forma incorreta

Alguns erros que podem estar sendo cometidos não apenas afetam o desempenho na balança. Talvez as janelas sem comer não estejam ficando mais fáceis como te prometeram.

A fome pode estar batendo e algum mal estar não está de acordo com os benefícios do jejum.

Aqui vão alguns erros comuns:

  • Ingestão alta de carboidratos total e/ou de alto <a target='_blank' href='/energia/indice-glicemico'><u>índice glicêmico</u></a>. Isso não permite a seu corpo reduzir a reserva de glicogênio o necessário e a <a target='_blank' href='/energia/cetose-o-que-e-sintomas'><u>cetose</u></a> nunca é atingida. Aqui o peso não diminui e o mal estar é constante.
  • Comer mais do que o corpo pode consumir no período em que as refeições estão liberadas. Seu consciente vai dizer que pode porque afinal ficou muitas horas sem comer.
  • Continuar optando por alimentos de baixo valor nutricional ou até aumentando sua quantidade. Acreditando que quem faz jejum pode comer o que quiser.
  • Não escolheu o <a target='_blank' href='/energia/qual-melhor-horario-jejum-intermitente'><u>melhor horário para fazer o jejum intermitente</u></a> e seu corpo está reagindo mal.
  • Exagerar na ingestão de proteína, também evitando o estado de cetose durante o período sem calorias.
  • Ficar em repouso durante o jejum. Não precisa ser uma atividade intensa, mas toque seu dia normalmente e se puder adicione ao menos uma caminhada. Não ache que seu corpo não consegue funcionar em jejum. Só <a target='_blank' href='/fundamentos/mudar-habitos-exige-mudar-forma-pensar'><u>mudar esta forma de pensar</u></a> já vai te dar alguns benefícios.
Ao cometer estes erros, o jejum parece não funcionar. Além do peso não baixar, os efeitos colaterais geram mal-estar e tornam a prática ainda mais difícil.

Muitas pessoas acabam inventando desculpas que ganham peso muito fácil e abandonam o jejum e junto com alguma dieta que estejam fazendo. Tudo causado por falta de informação.

E o que fazer?

mulher no escuro com rosto mostrando dúvida

Como fazer um jejum intermitente de forma correta não é algo simples de planejar. A boa notícia é que com um pouco de preparo, ele pode ser tornar muito fácil de praticar e com os resultados rápidos que você deseja. O custo benefício é muito alto.

Alguns passos que você pode seguir e que irão garantir que você diminua peso rápido na primeira semana e se sinta bem, mantendo a redução de peso nas semanas seguintes:

  • Levante o máximo de informações sobre o jejum e sobre sua saúde para avaliar sua situação atual. Algumas situações de saúde podem impossibilitar a prática do jejum.
  • Monte seus objetivos de curto e longo prazo para escolher os tipos de jejum intermitente mais adequados.
  • Faça um preparo de ao menos uma semana eliminando todos os carboidratos de baixo índice nutritivo que conseguir. Se puder, elimine o açúcar de vez.
  • Comece com o jejum de 16h e veja como se sente no primeiro dia. Se o objetivo for apenas emagrecer, talvez este protocolo seja o suficiente. Mulheres talvez não se sintam bem com protocolos mais longos.
  • Anote todos os desconfortos e veja como se preparar.

Conclusão

Sei que é difícil ouvir isso, mas a pergunta do título e que te fez chegar aqui, não faz nenhum sentido. Porém, é uma dúvida muito comum.

O Jejum oferece uma velocidade maior inicial de perda de peso e depois, ao ser feito da forma correta, acaba desacelerando na maioria dos casos.

Porém, vários fatores influenciam esta velocidade. Não é surpresa que seu consumo e ingestão de calorias médio vai estar diretamente ligado à variação do seu peso.

E por quanto tempo você manterá esta média? Não é tão simples.

Este artigo faz parte de uma série de outros que te ajudam em como fazer um jejum intermitente de forma correta e não cometer erros comuns.

Se nunca praticou e ainda está na dúvida se é para você, comece lendo o guia completo.

Não cometa o erro de muita gente e faça o jejum sem informação e ajuda especializada. Seria uma pena colocar em risco de não dar certo uma prática que pode ser tão benéfica e ajuda tanta gente.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0