Tópicos Abordados V
A palavra meditação abrange um conjunto extenso de técnicas. Existem práticas utilizadas por todo o mundo a milhares de anos.
Elas podem oferecer relaxamento, aumento do foco, alívio de sintomas de doenças ou até mesmo energia para enfrentar o dia. Alguns buscam para reduzir o peso de um mundo movido pelo estresse e outros para aumentar a produtividade no trabalho.
Assim, com um pouco de experiência já se pode perceber que existem inúmeras formas de se categorizar a prática. Por sentimento explorado, técnica de respiração, técnica de visualização, posição e movimento do corpo, cultura que criou, tempo de duração, velocidade, efeitos no organismo, tipos de estímulo externo etc.
É muito comum um grupo conter vários subgrupos que são frequentemente usados simultaneamente, onde cada pessoa que tenta ensinar para outra acaba colocando mais práticas pessoais. Isso é uma boa notícia, pois sempre existirá uma forma que você irá se conectar muito.
E é a organização em grupos que fazem como que seja mais fácil navegar neste grande mundo e ajuda muito para aqueles que estão começando.
Assim, vamos explorar diferentes técnicas que podem te ajudar com seus objetivos.
Meditação de consciência da respiração
Além da falta de foco, muitos de nós não sabemos mais respirar ou usar a respiração a nosso favor. As duas coisas estão conectadas e esta técnica encoraja uma respiração consciente.
Ao ficar em silêncio, o praticante deve apenas observar o fluxo de ar que entra e sai dos seus pulmões. Ao perder o foco, basta retornar calmamente, sem desespero. Vai acontecer com todo mundo. Com a experiência, será cada vez mais fácil, mas nunca perfeito.
Alguns instrutores estimulam uma respiração mais calma, com exercícios que podem ajudar. No entanto, a simples observação do seu ritmo respiratório gera uma diminuição na velocidade que se respira.
Existem várias formas que ajudam a se manter o foco na respiração. Contar a quantidade de respirações, expirar três vezes mais devagar do que inspirar, segurar no fim da exalação ou inalação, etc.
Uma que gosto e acho que ajuda iniciantes a se desconectar dos problemas externos, pode ser usada no começo de qualquer meditação. Inspire, segure, expire e segure novamente, com cada etapa demorando quatro segundos. Com tempo, vá aumentando a quantidade de segundos.
Esta é a técnica que uso antes de uma respiração do método Wim Hof, que não deixa de ser uma forma de meditação de consciência respiratória. Ou então, respiro três vezes o mais lento que puder.
Meditação Mindfulness
Adorada no ocidente e já comercializada de diferentes formas, este tipo de meditação acabou ficando conhecida com o termo em inglês mindfulness. Acaba sendo muito criticada por quem tem mais conhecimento em diferentes formas. Talvez por causa da quantidade de negócios em volta do termo.
No entanto, representa um exercício de atenção, que é uma tradução mais literal de Mindfulness. Se praticado de forma regular e com qualidade, não deixa de oferecer benefícios. Só evite as promessas milagrosas em curto prazo, pois isso faz parte do lucro em volta do termo.
Se ao começar a praticar, você precisar desembolsar um trocado, já parece um caminho duvidoso.
A técnica exige que o praticante permaneça atento e consciente ao momento presente. Sem julgamentos. Deve-se evitar julgar o passado e sofrer de ansiedade em relação ao futuro. Você se senta em silêncio por alguns minutos e vira um mero observador dos pensamentos como eles são.
É por isso que pode ser utilizada em qualquer lugar. Parar de forma consciente para observar uma situação de incomodo ou até mesmo reservar um tempo durante o dia para focar na sua própria respiração e pensamentos durante o silêncio.
Os benefícios apontados envolvem:
- Redução da ansiedade e ajuda em quadros de depressão
- Melhora no poder de concentração
- Reduz a impulsividade
- Aumenta a sensação de relaxamento e bem-estar
- Melhora a memória
- Alguns benefícios para a saúde, como redução da pressão alta.
Meditação espiritual/transcendental
Bastante popular em crenças do oriente, como budismo e hinduísmo, a meditação espiritual em busca de iluminação é praticada há milhares de anos. Outras religiões, até mesmo o cristianismo, também recorrem à meditação, apesar de ser menos popular entre seus seguidores.
Pode ser praticada em casa ou nos templos religiosos. Os momentos de silêncio e oração individual fazem parte de muitos cultos religiosos. A prática não difere de técnicas de meditação, onde se estimula a observação e uma compreensão maior do eu.
Este tipo de meditação é praticada em silêncio, com respiração lenta. Pode-se focar em um mantra, oração, uma ou mais palavras específicas etc.
O objetivo é se conectar ou ascender com um estado maior da realidade do que a simples existência do corpo. Essa busca por uma maior maturidade espiritual pode trazer benefícios como vários outros estilos de meditação.
Meditação de varredura corporal
Tive a chance de conhecer esta técnica durante um retiro de silêncio de 10 dias. Eu fazia deitado e era guiado durante horas.
Ao mesmo tempo que o guia recitava alguns mantras, nós éramos estimulados a focar em partes específicas do corpo. As vezes com intenção ou apenas observando.
Ao ver a prática em outros locais, sempre comecei do topo da cabeça até as pontas dos pés. Algumas vezes procurando partes que estão tencionadas, em busca de relaxamento, ou simplesmente uma varredura sem julgamentos.
Independente da forma, uma sensação de bem-estar profundo é obtida durante a meditação. Alguns praticantes aplicam contração muscular em cada parte do corpo observada e depois total relaxamento, procurando aumentar o alívio de uma possível tensão.
Além do que já foi citado e a consequente calma gerada pelo processo, o que desencadeia algumas vantagens, a prática é benéfica no alívio de dores. Esta publicação afirma que até mesmo as crônicas, como no caso da fibromialgia.
Meditação em movimento
Quando se fala em meditação, a maioria de nós imagina alguém sentado, em silêncio e na posição de lótus, popularizada pela ioga hindu. É justamente a posição utilizada na imagem inicial do texto.
No entanto, a meditação em movimento é uma prática comum. Ela pode ser realizada com o simples ato de caminhar, geralmente por um lugar que traga relaxamento, ou em atividades como o Tai Chi Chuan. Aplicando algumas técnicas, até mesmo a pintura, costura ou alguma atividade manual entra neste grupo.
A realidade é que esportes intensos e individuais exigem alto nível de concentração. A corrida, remo, ciclismo, natação etc. Usar as técnicas de meditação ajudam bastante o desempenho e vice-versa.
Eu nunca tinha pensando sobre o assunto, até que fui surpreendido pela primeira vez que tive contado.
A sugestão que recebi foi fazer uma caminhada por um parque, focando em minha respiração. Além da atenção ao respirar, deveria fazer de forma lenta e com a expiração três vezes mais longa que a inspiração.
A sensação de relaxamento foi semelhante à uma técnica em que fico deitado ou sentado, no entanto ganhei um adicional do movimento, que é sempre um bom hábito.
Conclusão
Ao ler o texto, já se pode ver a semelhança entre grupos e como eles podem ser usados em conjunto, aumentando as possibilidades.
É comum encontrar aqueles que usam seu tempo para discutir se uma técnica faz parte de um grupo ou de outro. É quase hipocrisia procurar a meditação e investir tempo neste tipo de conflito. Não caia nesta armadilha.
O ato de meditar é uma técnica que traz consciência, objetivo, tranquilidade e relaxamento para nossas ações rotineiras. Viver uma vida com propósito nos pequenos atos e não ser apenas guiado pela inércia de um mundo cada vez mais caótico e intenso.
Qualquer um que conseguir tornar este nível de atenção um hábito, seja qual for a forma ou nome da prática, certamente terá uma vida mais equilibrada e saudável. Os benefícios são imensuráveis.
A meditação apresenta um mundo de possibilidades e todos nós podemos encontrar algumas que iremos nos identificar e se sentir bem em praticar.
Espero que esse seja o primeiro passo para você achar a sua melhor maneira de se conectar com seu interior.