Tópicos Abordados V
A popularidade da meditação no Brasil tem aumentado. À medida que as pessoas conhecem seus benefícios e tomam conhecimento maior da prática, mais pessoas se sentem com vontade de começar.
Assim como escovar os dentes, tomar banho e comer, meditar é um hábito que vai ajudar a melhorar nossa saúde.
E lembre-se que não é só porque você tem um problema que deve procurar meditar. Imagine se resolvesse escovar os dentes apenas quando a primeira dor de dente aparecesse?
Meditar pode influenciar seu humor ou mesmo a forma como você lida com a dor. Este artigo vai explorar benefícios físicos e mentais que vão te convencer a começar a prática o quanto antes.
Redução do estresse
Primeiro temos de entender que o estresse é uma reação biológica normal de qualquer pessoa saudável. Ele é uma resposta a uma situação de perigo que exija uma maior capacidade física e mental do seu corpo.
Como seu organismo é uma excelente máquina de economia de energia, não vale a pena estar pronto para lutar o tempo inteiro.
Assim, quando seu cérebro identifica uma situação de risco, entra em ação. Aciona rotinas que liberam alguns hormônios que fazem seu coração disparar e sua pupila dilatar.
Porém, seu corpo também tem mecanismos para se acalmar após uma situação estressante. E será como você enxerga cada situação que te ajuda a sair de um estado para outro.
Vários estudos comprovaram a eficiência da meditação em melhorar este processo. Suas reações à situações cotidianas ficam mais brandas e o retorno ao estado mais calmo é mais eficiente.
Redução de casos de ansiedade
As diferenças entre um ataque de ansiedade é uma situação de extrema excitação são quase impossíveis de descrever. Exceto a sua interpretação do evento.
Para quem gosta de uma montanha russa adora a excitação antes de uma volta. Porém, a mesma sensação antes de uma entrevista de emprego não é algo que gostamos.
A primeira coisa que a meditação ajuda é darmos diferentes significados à forma que nosso organismo reage em situações cotidianas.
Assim, uma crise de ansiedade vai parecer algo que incomoda menos e por isso vai realmente incomodar menos.
Outro ponto, tem a mesma relação com o estresse. Ao ter um maior controle e relacionamento com seu sistema autônomo simpático, nos tornamos uma pessoa menos ansiosa.
Aumento da produtividade
Você quer aguentar horas e horas de estudo ou trabalho, mantendo seu desempenho? Você pode usar sua alimentação para aumentar a produtividade, mas a meditação também é uma excelente parceira.
A verdade é que existem duas dificuldades quando falamos de trabalho e estudo. Existe uma resistência em começar e outra em manter a atividade.
Como meditar é um exercício que envolve melhorar sua disciplina, vai atuar dos dois lados. Lembrando que os outros benefícios impactam muito este daqui.
Porém, com uma maior capacidade de utilizar sua atenção de forma consciente, qualquer atividade mental ganha maior qualidade.
Sua capacidade de absorver conteúdo e raciocinar sobre ele por mais tempo certamente irá chamar a atenção em pouco tempo.
E existem diversos tipos de meditação. Algumas técnicas mais voltadas as este campo pode potencializar seu resultado.
Melhora seu sono
Dormir bem tem relação com sua capacidade de começar a dormir e de extrair o máximo de cada ciclo de sono. Este estudo acompanhou participantes que usaram a meditação contra a insônia.
O grupo que utilizou a técnica foi beneficiado tanto por conseguir dormir mais rápido como ficar mais horas dormindo.
Existem diversos motivos para uma pessoa não conseguir dormir direito. Porém, quanto mais avançado na meditação, mais sua mente se permanecerá calma em situações adversas.
Também se aprende a parar de evitar um raciocínio ou sentimento indesejado. E a maior causa da insônia é a preocupação em não se conseguir dormir.
Por último, meditar faz com que seu corpo relaxe e te mantenha em um estado de calma.
Uma sessão antes de ir para cama te deixa muita mais preparado para cair no sono. Além dar uma chance de você se desconectar do mundo, antes de ir para a cama.
Quem nasceu primeiro?
A quantidade de benefícios relacionados ao ato de meditar são diversos. Vale a pena citar mais um conjunto deles:
- Aumento da saúde emocional em geral.
- Melhora o autoconhecimento.
- Aumenta o foco e capacidade de atenção.
- Reduz a perda de memória em idades avançadas.
- Ajuda no tratamento de vícios.
- Controle mais regulado da dor.
- Diminui a pressão sanguínea.
Além destes benefícios verificados em estudos, podemos ver relatos onde ajuda na digestão ou até mesmo no levantamento de peso.
A verdade é que muitos benefícios são potencializados pelo poderoso efeito placebo. Acreditar em algo, faz com que isso aconteça.
E por outro lado, a meditação é um forte exercício de autocontrole e disciplina. Assim, quem faz como hábito, acaba vendo reflexo em diversos campos da vida.
Você não vai encontrar alguém que medita todo dia e toda uma vida toda desregulada. O que vai fazer você perguntar, será que a meditação é causa ou consequência?
A verdade é que não interessa. Se você começar a meditar, vai fazer parte do grupo. Assim, não ter porque continuar postergando.
Conclusão
Meditar é algo que qualquer um de nós poderíamos usar para melhorar nossa saúde e bem-estar. Não existe nenhum custo e pode ser feito em quase todo lugar.
Existem diversos estilos, técnicas e pessoas dispostas a ensinar. Certamente uma combinação vai te atrair bastante. E depois de entender tantos benefícios, não existe motivo para não começar.
Assim, como está sua respiração agora? Boa meditação.