Tópicos Abordados V
Você acha que basta escolher itens saudáveis para manter sua disposição? Infelizmente não é tão fácil quanto parece.
Você tem uma rotina que exige foco, disciplina e pique? É melhor começar a pensar nó só em no que come, mas como está enchendo este tanque tanque.
É preciso estar disposto e disciplinado por horas para conseguir uma alta produtividade. Trabalhar bem não é sinônimo de trabalhar muito. O que queremos é uma maior atenção no que se está fazendo.
Para a turma do home office, ou trabalho remoto, é ainda mais difícil conseguir manter o ritmo. Estar longe dos colegas de trabalho e próximo de tantas distrações de casa pode ser um desafio.
Assim, pensar no que você come é essencial. E não é apenas o que se come, mas também quando e como se come. A verdade é que sua alimentação pode até parecer saudável, mas mesmo assim estar jogando contra sua produtividade e desempenho no trabalho.
Entenda o índice glicêmico e equilibre suas refeições
Cada alimento rico em carboidrato tem um número chamado índice glicêmico associado a ele. Esse número diz a rapidez com que o alimento vai liberar energia para seu corpo.
Os carboidratos complexos têm um número baixo e te deixa muito tempo com o tanque cheio. De grau mais alto, o carboidrato simples vira energia bem rápido e desaparece na mesma velocidade.
Para contornar o problema, evite refeições onde as calorias venham mais de carboidratos se quer manter um equilíbrio da sua disposição. Principalmente os que serão queimados rapidamente e em refeições pequenas.
Um suco de laranja, um doce, uma banana, um bolo, sorvete etc. Todos estes itens vão fazer você rapidamente ficar com fome. Se proteja contra o marketing de produtos vendidos no mercado que tentam fazer de tudo para se mostrar uma opção em uma boa dieta e não são.
Quando se recorre a refeições assim, a dieta pode até não bater. No entanto, a variação brusca de energia pode deixar você menos disposto, irritado e sem concentração. Não vai saber nem o que causou o problema.
É por isso que uma refeição que parece saudável pode não ser uma boa opção. Imagine um suco de laranja, uma torrada e uma banana. Parece tudo certo para você, não é?
O problema é que falta nesta refeição proteínas e gorduras de qualidade. Sucos de fruta podem ser substituídos por iogurtes ou vitaminas. Uma colher de óleo de cocô na vitamina pode ser uma boa.
A torrada leva manteiga ou um fio de azeite virgem. O pão é substituído por uma omelete ou crepioca. Respeite suas restrições alimentares, converse com um especialista e use a criatividade.
A regra de ouro não é escolher itens que parecem saudáveis de forma isolada. É o conjunto que vai fazer a diferença. Questione quanto tempo vai ficar saciado com uma refeição, pois sua capacidade de concentração agradece.
Respeite seu relógio biológico
Cada um de nós tem um melhor horário para dormir, comer, se exercitar etc. Estes momentos são definidos pelo nosso relógio biológico e não podem ser desconsiderados se queremos tem uma boa produtividade.
É ele que explica porque uma refeição idêntica em um momento parece pesada demais e em outro não.
Observe seu corpo para saber como tirar proveito dessas características. Algumas pessoas só funcionam bem durante o dia com um bom café da manhã. Outras podem não se dar bem e só vão comer a partir do almoço.
Fique atento a qualidade do seu sono quando come a noite. Você precisa comer 3h, 2h ou apenas uma hora antes já é o suficiente? Muitos tem um sono de má qualidade quando o estômago está cheio. Sem um bom descanso, sua produtividade vai cair por terra.
Use estimulantes com sabedoria
O café é adorado em escritórios pelo mundo todo. Muita gente diz que só consegue começar a trabalhar depois de um bom café. Não é surpresa para ninguém que tem algo de errado nesta história toda.
E não é só o café. Refrigerantes, chá verde, extrato de guaraná e qualquer tipo de energético durante um dia se torna opção para aqueles que querem enfrentar o cansaço.
Lembrando que a nicotina é um estimulante também. Se você fuma e toma muito café, seu organismo deve estar viciado em estimulantes artificiais.
Use este tipo de recurso de forma esporádica e não para enfrentar o cansaço. Se está exausto, precisa dormir melhor ou colher o resultado de um ciclo desastroso. O estimulante é usado para se manter acordado, não se dorme direito e doses mais altas são cada vez mais necessárias.
Escolha o uso quando for subir para um patamar que é mais difícil normalmente. Ou até mesmo para momentos de prazer. Um bom café pode ser uma energia extra e um excelente momento de pausa.
Alimentos que fazem bem para o seu cérebro
David Asprey é um empresário e autor americano obcecado por produtividade em todas as áreas possíveis. Seus livros e site apresentam uma lista de alimentos com diversos benefícios diferentes para o cérebro.
O que ele defende é a escolha de itens que deixe seu cérebro forte e resistente. Com um cérebro saudável, adivinha o que acontece com sua produtividade?
E para quem trabalha de casa, no famoso home office, pode ser ainda mais fácil manter alimentos de qualidade por perto. O trabalho remoto tem algumas vantagens escondidas.
Aqui vão alguns itens que podem ajudar:
- Polifenóis para manter o cérebro jovem. A maioria dos vegetais são ricos neste item, café, chá verde, mirtilo e amora também entram na lista.
- Gorduras saturadas para manter a proteção do seu cérebro, que para sua surpresa demanda gordura e colesterol. Algumas opções são carnes, ovos, manteiga, chocolate escuro e banha de porco.
- Reduzir o consumo de ômega 6 com óleos vegetais e balancear com ômega 3 que você encontra nos peixes ou suplementos.
Considere praticar ficar sem comer
Até agora você leu como que pode comer para aumentar sua produtividade. E se você considerasse ficar sem comer? A verdade é que escrevo este texto cerca de 60h após minha última caloria ingerida. Tenho mais 12h pela frente.
Saber como se fazer um jejum não é simples e a prática não é para todos. No entanto, se seu médico der o sinal verde, pode dar um grande aumento na sua produtividade e quem sabe na aparência?
Uma coisa é certa, é mais fácil acertar não comendo do que escolhendo o que comer. Muitas pessoas que praticam o jejum mundo afora fazem para motivos que vão muito além da gestão de peso.
De forma bem feita, fome deixa de ser um problema, seu humor se desconecta totalmente da sua dieta, seu cérebro tem energia constante e estável disponível. Sem falar que terá mais tempo livre sem as refeições.
Assim, não é surpresa que um dos benefícios do jejum intermitente mais relatados é o aumento do foco.
Conclusão
A forma que você se alimenta pode ser uma excelente aliada no aumento da sua produtividade e disciplina. Com algumas pequenas alterações no seu dia, você pode parar de jogar contra seu corpo e mais a favor.
Se manter produtivo é benéfico para qualquer um. Uma pessoa produtiva é em geral saudável.
Seja para trabalhar melhor, estudar ou estar apenas mais presente no que se propõe a fazer, considere a mudar a forma que você se alimenta.