logo

logo do seus hábitos
^

mente

05-05-2020

Bruno Barros

5 aplicativos para se começar a meditar

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
garotinha sentada com as pernas cruzadas na posição de meditação tradicional

A meditação é uma poderosa ferramenta para nos ajudar a estar mais bem preparado para os desafios do cotidiano. Por meio dela, conhecemos melhor nosso corpo e mente. Aprendemos a nos perceber que não somos nossos pensamentos e que não precisamos reagir ou julgar tudo.

Existem técnicas inclusive que ajudam a lidar com dores, doenças e até estimulam alguma recuperação.

Os benefícios e a quantidade de práticas formam uma lista tão grande que as vezes podemos nos se sentir perdidos na hora de começar.

Pensando nisso e sabendo como que comecei, que resolvi escrever este texto. Apenas baixei um aplicativo que me guiaria e cumpri o compromisso de tornar a prática regular. Talvez seja o seu caso.

Por que meditar?

Somos indivíduos únicos e por isso nossas buscas e desafios também. Os motivos que buscamos sentar alguns minutos em silêncio podem variar desde um desejo de iluminação espiritual ao aumento da produtividade no trabalho.

Aprenda a parar uns minutos, usando técnicas de respiração, visualização ou simplesmente se desconectando do mundo. Esta prática vem se mostrando cada vez mais uma solução para muitos problemas.

Talvez você viva no automático, estando com a atenção voltada para alguma coisa externa 100% do tempo. E quando se sente obrigado a estar consigo mesmo se sente entediado ou até mesmo extremamente desconfortável.

A meditação vem para quebrar este padrão. Os benefícios podem ser melhora na saúde física e mental, relacionamentos, desempenho na carreira, esportes ou estudos. Também aumenta a sua sensação de bem-estar e felicidade. Basta você encontrar a técnica correta.

Inclusive, alguns dias antes de escrever este texto eu estava com dor de cabeça ao final do dia. Algo bastante raro de acontecer comigo. Julguei que era causada por ficar muito tempo escrevendo sem meus óculos.

Mais raro ainda foi o fato de que ao acordar no dia seguinte ainda sentia dor. Percebi ser algo mais complicado. Recorri a algumas meditações que aprendi e em pouco menos de uma hora a dor desapareceu completamente.

Assim, vamos a lista de alguns aplicativos que podem te ajudar a dar o primeiro passo, como no meu caso.

Medite.se

Logo do medite.se

Vou começar com uma opção brasileira, mas que só descobri bem depois de ter testado outros aplicativos O Medite.se foi idealizado pelo brasileiro Tadashi Kadomoto e pode ser baixado de forma simples pela loja de aplicativos do seu celular.

Como a concorrência no idioma é inglês é bem maior, os outros aplicativos tendem a ser mais robustos. No entanto, se está procurando algo em português, vale a pena testar este daqui. Um ponto positivo é que os áudios podem ser armazenados no celular, sendo possível utilizar no modo offline.

Milhares de pessoas já testaram tanto a versão Android quanto para o iOS. Eu resolvi baixar para escrever este texto e achei interessante. Parece ter um design inspirado na próxima sugestão. Também achei simples de navegar.

Headspace

Logo do Headspace

Foi com este aplicativo que eu comecei a meditar, mas simplesmente por acaso. Ele permite você experimentar algumas aulas guiadas e depois cobra para você seguir em frente. As aulas grátis são um bom primeiro passo e ajudam aqueles que precisam pegar no tranco.

Uma coisa que eu gostava era do sistema de medalhas que apesar de bobo me estimulavam a não faltar nenhum dia de meditação. A quantidade de temas também é variada. Existem meditações para aliviar o estresse, aumentar a compaixão, contra ansiedade etc.

A versão paga custa 69,99 dólares por ano ou 12,99 dólares mensais. O preço pode ser julgado como salgado, mas a quantidade diferente de opções pode ser atrativa para muitos.

Eu usei por um ano até seguir para outras opções, pois senti que não precisava tanto mais das meditações guiadas por aplicativo.

Insight Timer

Logo do Insight Timer

Este foi o app que migrei após minha experiência anterior e que tenho no meu celular até hoje. Ele se destaca pelo fato de você poder interagir com outros usuários que usam o mesmo recurso. Você pode adicionar na sua lista de amizades, conversar e motivar seus colegas.

Uma coisa que eu acho ser legal é que ao final da meditação ele mostra quem meditou no mesmo horário que você. Nessa situação você pode mandar um agradecimento. É uma boa sensação de comunidade.

Existe uma infinidade de meditações guiadas para você escolher, sendo que os usuários avaliam estas gravações. Eu gosto da opção não guiada, onde a configuração também é variada.

Podemos escolher o som que vai nos acompanhar, a duração de algum som que contabilize intervalos, duração total etc. Para mim, que mudo o estilo de meditação conforme a situação, este som que sinaliza intervalos é uma excelente opção.

Tudo isso, sem precisar pagar nada. Uso apenas seus recursos de graça e é meu favorito.

Sattva

Logo do Sattva

Este eu nunca utilizei para meditar, mas já vi algumas recomendações pela internet. Sua interface parece atrativa. Suas opções parecem ter a mesma intenção do Headspace, iniciar as pessoas no mundo da meditação.

Ele se distingue das outras opções por registrar seu humor e os batimentos cardíacos. O app garante que sem medir seu progresso, ele não irá acontecer.

O lado negativo é que as opções em português não existem mais e quase tudo está sendo cobrado. O que mais se encontra hoje são reclamações sobre o idioma português, que já esteve disponível.

Se isso não é um problema para você e medir seu progresso é seu estilo, talvez seja uma boa dar uma olhada.

Lojong

Logo do Lojong

Bastante utilizado e com várias avaliações positivas, este aplicativo é uma bonita e simples versão para quem está começando. Acredito que sua capacidade de estimular as pessoas a continuar meditando é um diferencial.

Você pode personalizar suas sessões, com ou sem som, e usar sugestões graduais que o aplicativo vai te sugerir. Ele também traz algumas citações para tentar manter a gente motivado. As opções pagas variam de 4 reais até R$99.

Vale lembrar que tudo está em português.

Para concluir

A maior dificuldade ao começar a meditar e ter uma técnica para seguir e a disciplina para fazer da prática uma rotina. A tecnologia dos aplicativos tenta vencer estas duas barreiras.

As pessoas subestimam o benefício da meditação e por muitas vezes utilizarem uma prática que não estão vendo resultados imediatos, acabam abandonando.

No entanto, a verdade é que você não vê muito resultado ao escovar os dentes uma vez, certo? Só que a sensação após a escovação faz com que você sinta que aquilo funciona.

Procure técnicas que te ofereça pequenas sensações de curto prazo e então você não vai desistir. Todos os aplicativos oferecem tantas opções, que você vai encontrar alguma que dê este resultado.

Por último, meditar com alguém guiando presencialmente e com um grupo é uma experiência muito mais intensa. Provavelmente será o próximo passo, depois de se habituar com um aplicativo.

Boa meditação.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0