Tópicos Abordados V
Já pensou que o dia de hoje será bom ou ruim em razão de como foi a noite de ontem? Praticar bons hábitos antes de se deitar podem ser essencial para colocar sua rotina em ordem.
Temos hábitos que são praticados apenas no automático, outros tem a ver com algumas tradições ou simplesmente o medo de dizer não.
O fato é que se você quer começar com manhãs mais dispostas, vai ter de começar a planejar suas noites.
O objetivo do seu quarto e cama deve ser te dar um bom sono
Arrume o seu quarto para que você descanse ao máximo. Não caia no erro de achar que um quarto bagunçado não afeta o seu humor. Ele é apenas uma representação de como se sente. A vantagem? Você pode melhorar seu humor limpando um simples quarto.
Diminua a quantidade de luz que você é exposto durantes as noites. Antes e enquanto dorme. É um cuidado que você tem consigo mesmo bastante simples de fazer, na maioria dos casos.
Reduza a luz externa que entra por janelas e tire aparelhos eletrônicos que emitem alguma luz da tomada. O ideal é que não tenha TV no quarto. Assistir qualquer coisa enquanto está na cama prejudica seu sono.
Nada de crianças ou animais de estimação dividindo a cama com você. Algumas pessoas acham que não é problema, mas acordam várias vezes durante a noite sem perceber por causa do choque de um corpo com outro.
E sua companhia não para de roncar? Que trate este problema em outro lugar. Tabu para a sociedade, mas faz parte de um casal maduro entender que roncar não é saudável e arrastar o outro junto com o problema é puro egoísmo.
A maioria não terá um espaço extra, mas o problema não pode ser ignorado mesmo assim. O casal precisa buscar uma solução.
Diminua o ritmo cerca de duas horas antes dormir
Desligue as distrações cerca de duas horas antes de dormir. Comece a apagar as luzes e mostrar para o seu corpo que é hora de se deitar.
Estímulos negativos devem ser evitados. Ler ou assistir notícias ruins, entrar em conversas em redes sociais desgastantes, tudo isso pode ser deixado para o dia seguinte.
Faz parte da dica anterior reduzir a iluminação e desligar estímulos visuais, como computador, TV e smartphone. Cortar estes itens já vai ajudar te deixar distante de eventos negativos.
Evite se alimentar muito perto de dormir. Se não tiver jeito, opte por refeições mais leves. A digestão pode ser um processo pesado e mesmo que você caía no sono, ele pode não ser tão restaurador como poderia.
Os exercícios físicos antes de dormir também não são uma boa ideia. No entanto, se só pode fazer a noite, não deixe de fazer. Depois tome um banho quente e termine gelado. A queda de temperatura é um bom sinalizador para o seu corpo que é hora de dormir.
A casa toda precisa tratar dormir bem como prioridade e essa ideia funcionar. Se você não tem esta opção de embarcar todo mundo, vai ter de fazer o mínimo que conseguir. Qualquer ajuste já vai ajudar.
A melhor dica para ajudar a diminuir o ritmo? Aprenda a meditar
Pratique a meditação
E já tem muito tempo que a meditação não é mais associada com tradições religiosas. Um sinal de que funciona é que muitos tentam ganhar dinheiro com a prática. Não deixe esse fator acionar seu preconceito.
Basta encontrar uma forma que te agrade e não desista enquanto não achar. Certamente terá um tipo que você se identificará bastante.
Existem diversos tipos de meditação diferentes. Procurando com calma te testando, certamente uma forma vai te conquistar.
E a meditação não fará bem apenas para melhorar seu sono. Existem milhares de estudos científicos que comprovam inúmero benefícios da prática para todos nós.
Pode te ajudar com o estresse, produtividade nos estudos e trabalho, alívio de dores e outros incômodos físicos. Existem pessoas que usam até para ajudar na digestão.
Planeje o dia seguinte
Seu cérebro adora economizar energia e pegar o caminho mais curto e fácil. Assim, sentar-se a noite anterior e planejar o que você fará no dia seguinte é um excelente hábito.
Poucos param para pensar com calma o que esperam de um dia bom e se deixam ser engolidos pela rotina.
Ao parar para pensar com a mente calma, você pode escolher atividades que estão mais alinhadas ao que espera da vida.
Completar as atividades no dia seguinte ativa seu sistema de recompensa. Assim, mesmo uma atividade mais difícil vai ser sinalizada para sua mente que você deve repetir cada vez mais.
A ideia mesmo é fazer uma lista com alguns itens que se pode fazer antes mesmo da metade do dia.
Leia
A leitura tem grande potencial de te colocar em um estado calmo e cortar estímulos externos, assim como a meditação. Meia hora de cada seria uma boa forma de desligar antes de ir para a cama.
Ler é um hábito desejado por muitos e praticados por poucos. Além de te ajudar a dormir, pode ser uma boa finalmente começar a ler.
Um cuidado que deve ser tomado é procurar algo que não tenha iluminação artificial e que se possa fazer com luz indireta.
O livro tradicional se encaixa como uma luva, mas vários e-readers também. No entanto, não é só com a iluminação que você deve se preocupar.
A ideia não é colocar sua mente em um estado de inquietação. Se a leitura for muito estimulante, você vai ficar remoendo o livro ao colocar a cabeça no travesseiro. O autor e empresário Tim Ferriss prefere optar por ficções e essa é sua sugestão.
No entanto, conheço pessoas que ficam morrendo de curiosidade com o que vai acontecer no próximo capítulo de um livro. Assim, esta não é uma boa sugestão para este tipo de perfil.
A verdade é que você saberá, mais do que ninguém, qual leitura te ajudará a se acalmar. A ideia não é pegar um livro chato que funcione melhor que um calmante. Use o tempo para estimular sua criatividade ou aprender algo novo.
Por último, ainda lembra da primeira dica? Seu quarto deve ser feito para dormir. Seu cérebro deve querer desligar ao se aproximar da sua cama. Assim, evite ler deitado em seu quarto.
Resumo
Dormir bem e ter uma noite de qualidade pode curar um dia difícil e preparar o terreno para um próximo muito melhor.
Você pode não conseguir seguir todas as dicas. Comece testando algumas e torne suas horas antes de ir para a cama um pouco melhores.
Também não deixe as dicas limitarem sua criatividade. Elas estão longe de definirem todos os bons hábitos de dormir. Tem gente que gosta de escrever, ter uma boa conversa com quem gosta, aproveitar para explorar a intimidade com o parceiro, investir em alguns hobbies etc.
Passe a tratar o bem-estar em suas noites como prioridade e aprenda a refinar o que funciona. Bom sono!