Tópicos Abordados V
O mundo moderno está organizado de uma forma em nos encontramos sentados a maior parte do tempo.
Ficamos sentados em nossos carros, ônibus, casas, escritórios, eventos sociais etc. Até mesmo pessoas que acreditam serem fisicamente ativas passam muito mais tempo sentadas do que nossos avós.
O resultado é que este comportamento tem um impacto negativo em sua saúde. Este artigo vai te ajudar a entender as diferenças formas que isso pode estar te prejudicando e possíveis soluções.
Nosso corpo não foi feito para ficar tanto tempo sentado
A verdade é que fomos feitos para nos movimentar. Por mais que descansar seja necessário, passávamos a maior parte do tempo de um lado para o outro, aumentando nossa chance de sobreviver.
Assim, mesmo que se sente da forma melhor possível, sua circulação vai ficar limitada em algumas regiões do corpo. Pressões extras serão aplicadas em algumas partes por muito tempo.
Você pode acabar encurtando os flexores das coxas, por exemplo. O que desencadeia dores e outros problemas.
A verdade é que nós não nos sentamos de forma correta e ainda usamos o tempo parado para outras atividades que podem ocasionar problemas.
Como está a posição do computador em relação aos seus olhos? Posição de braços, mãos, pernas, coluna etc. Não conheço ninguém que consiga manter a forma sentado por tanto tempo.
São horas olhando para uma tela, prejudicando os olhos. Mantemos posições e atividades que prejudicam as costas, lombar, pescoços, pulsos, coluna etc.
Quanto mais tempo sentados, menos movimento
Se você passa muito tempo sentado, quer dizer que passa pouco se movimentando. E a vida urbana acaba estimulando esta posição.
Um trabalhador rural tente a gastar mil calorias a mais do que alguém que trabalha em um escritório na cidade.
Vamos fazer uma estimativa grosseira. Isso pode corresponder a cerca de 120g de gordura ou 250g de glicogênio armazenados em seu corpo. E não é como se você tivesse comendo menos para compensar, é?
O resultado é que quanto mais ficarmos sentados, maior a chance de consumir menos energia. E quanto menos estiver queimando de combustível, mais difícil a gestão do seu peso. Não é novidade que o resultado é um risco negativo para sua saúde.
Mesmo pessoas que fazem exercícios e acreditam serem ativas fisicamente, passam a maior parte do seu tempo sentadas.
Claro que quem faz alguma atividade, acaba saindo na frente. Porém, este estudo mostrou que mesmo uma hora de exercício, todos os dias, não conseguiu compensar os malefícios de se ficar parado o restando do tempo.
Foi mais eficiente aumentar o tempo total de atividades leves.
Onde e o motivo fazem diferença
Alguns estudos apenas avaliam a quantidade de horas que uma pessoa fica sentada e a condição da sua saúde a longo prazo.
Porém, algumas análises começaram a separar onde as pessoas passam tanto tempo sentadas e o porquê.
Talvez você passe 6h em uma cadeira do escritório. Outra pessoa passa a mesma quantidade de tempo no sofá, mas apenas vendo TV, jogando ou mexendo no celular.
A probabilidade é que você tenha uma saúde melhor do que o segundo caso. No trabalho, existem muito mais fatores que irão provocar movimento. Desde atender um telefone, ao momento do cafezinho ou reuniões.
Uma pessoa que passa muitas horas sentadas em frente a TV acaba se movimentando ainda menos em seu tempo livre. E a verdade é que conseguimos ficar muito mais tempo se entretendo do que concentrados no trabalho.
Quais as consequências
Os problemas de saúde se separam em dois grupos.
O primeiro afeta uma quantidade menor de pessoas. Está relacionado a má postura enquanto se senta e outras atividades relacionadas correlatas. Problemas nos olhos causados por muito tempo olhando para telas, por exemplo.
O segundo grupo tem relação com o baixo consumo de energia e pouco movimento. O resultado é um maior risco de adquirir todas as doenças relacionadas ao aumento de peso.
Obesidade, diabetes, doenças no coração, pressão alta, câncer, atrofia muscular e outras patologias, estão diretamente relacionadas a má gestão do peso.
E a verdade é que alguns comportamentos andam juntos. Tabagismo, excesso de álcool, falta de exercício físico, má alimentação etc.
Saber como abandonar hábitos ruins exige esforço, mesmo quando queremos dar o primeiro passo. É necessária muita paciência e resiliência com as falhas.
O que fazer?
A solução é seguir algumas dicas que te coloquem em movimento. A vantagem é que mesmo pessoas sedentárias e que oferecem grande resistência em começar a se exercitar, podem sentir facilidade em praticar algumas delas.
Porém, a maior probabilidade é que quem está lendo este artigo é alguém mais preocupado com a saúde. Portanto, deve gostar de se exercitar.
Se for este o caso, talvez tenha de ajudar alguém que conhece a implementar as dicas. Se não for, aproveite você mesmo.
Portanto a primeira delas e preencher seu dia com mais atividades que te faça se mover. Até mesmo as sociais. Todo encontro com a família e amigos acaba sendo em um lugar que ficamos sentados, comendo e bebendo.
Use sua criatividade e convide as pessoas para fazer algo mais ativo. Mesmo que seja uma leve caminhada.
Ao caminhar conversando com um grupo de pessoas que gosta, o tempo vai passar voando. Não precisa explicar o motivo no convite e a maioria vai até gostar da ideia.
Você pode alterar sua rotina no escritório, procurando oportunidades de ficar em pé e caminhar. Fazer mais trabalhos manuais em casa ou até mesmo aprender a dançar.
Use sua criatividade e coloque movimento na sua rotina, pois pode fazer mais efeito em sua saúde que uma academia cinco vezes por semana.
Também saiba usar a tecnologia ao seu favor. Simples alarmes te lembrando de se movimentar podem resolver o problema ou mesmo relógios que contam passos com uma meta diária como objetivo.
Conclusão
Existem diversos riscos escondidos em uma vida confortável. Um deles é a possibilidade de ficarmos tanto tempo sentandos e evitarmos nos mover.
Está claro que mesmo as pessoas consideradas ativas podem sofrer riscos. Afinal, passam a maior parte do tempo sem se movimentar. São os atletas sedentários.
Fazer leves alterações em sua rotina pode ser difícil no início, até você entender como criar o novo hábito. Porém, é possível até para quem evita fazer exercícios físicos mais intensos.
Os benefícios a saúde serão enormes. Maiores até do que meia hora de exercícios físicos intensos alguns minutos, cinco vezes por semana.
Portanto, comece a se mover mais desde já. Não acredito que você estava lendo esta matéria no celular e deixou de ficar em pé o tempo inteiro!