logo

logo do seus hábitos
^

mente

15-04-2020

Bruno Barros

Método Wim Hof: Os benefícios para sua mente e corpo

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.

O método Wim Hof é um método que através de três pilares, exposição ao frio, respiração e compromisso, traz uma série de benefícios para sua saúde física e mental. Com a facilidade de poder ser praticado em casa.

A técnica leva o nome do seu criador, um holandês também conhecido como homem de gelo.

Por muitos anos, Wim Hof vem provando que seu método funciona, é fácil de ser aprendido e surpreendente em relação aos resultados.

Wim já conquistou uma série de recordes mundiais, de resistência física e mental. Já realizou maratonas no deserto sem beber água e no topo do Kilimanjaro. Tudo para provar que o que ensina não é maluquice.

Contundo, você não precisa se tornar um super-herói como ele. Aqui vamos explorar um pouco do que você irá conseguir aplicando o método na sua rotina.

Mulher de braços abertos com um sorriso no rosto e olhos fechados

Sistema imune

Um estudo com mais de 3mil pessoas mostrou que pessoas que tomavam banhos gelados eram menos propensas a faltar o trabalho com a justificativa de estarem doentes.

E quando adoeciam, os sintomas eram mais leves do que o grupo de controle. A boa notícia é que apenas 30 segundos de banho frio já mostraram algum resultado.

Assim, o frio vai aprimorar seu sistema de defesa e te deixar mais resistente e preparado para lidar contra doenças. Tanto na prevenção, tratamento e intensidade de sintomas.

Neste outro estudo você vai perceber as vantagens de ficar sem respirar por muito tempo e como isso pode melhorar a resposta do seu sistema imune.

Ele mostra como Wim e algumas pessoas treinadas por ele puderam lidar com a inserção na corrente sanguínea de um patógeno. A injeção deveria causar a sensação de uma forte gripe.

Ao contrário do grupo de controle, o grupo treinado teve um baixo nível de reação e desconforto.

Saúde Mental

A técnica é simples de fazer, mas não quer dizer que é fácil. Ela vai te tirar da zona de conforto e não apenas na exposição ao frio. O exercício de respiração pode ser tão intenso quanto uma imersão no gelo.

Ao se tornar uma rotina, você verá seu foco, autocontrole, força de vontade, concentração e resiliência aumentarem significativamente. Some o fato de os exercícios estimularem a liberação de epinefrina (adrenalina) e logo após endorfina, produzindo uma grande sensação de relaxamento.

Esses processos vão aumentar sua sensação de bem-estar, grande responsável pela manutenção da sua saúde mental.

Assim, não é surpresa os adeptos do método apontarem um aumento na qualidade de vida após o início da prática. Adicione à fórmula um aumento na disciplina, além do sentimento de se fazer parte de uma comunidade mundo a fora.

Mesmo desconsiderando os benefícios físicos, estes já são bons hábitos. E pequenas mudanças na sua rotina já irão fazer qualquer um se sentir melhor.

Aumento da disposição e energia

Homem pulando com paisagem muito bonita de água e montanhas ao fundo

Ao contrário do que você pode imaginar, após um banho gelado seu corpo irá se sentir aquecido. O choque inicial também irá gerar um estado de alerta muito intenso.

A respiração, apesar de gerar uma grande sensação de relaxamento, tem vários momentos de intensa atividade e choques de adrenalina. Também considere que oxigênio é energia e você estará com o tanque cheio após o exercício.

Todos estes fatores, somados ao seu novo nível de autocontrole e foco, vão fazer com que sua disposição chegue à um novo patamar.

O método também impacta uma série de outros aspectos da sua vida, como a qualidade do seu sono. A soma desses benefícios vai turbinar sua disposição. O Wim Hof não tem dezenas de recordes mundiais por acaso.

Ajuda no tratamento da depressão

Um estudo realizado na Virginia Commonwealth University School of Medicine considerou a hipótese de dois fatores contribuírem para um quadro de depressão.

O primeiro são fatores genéticos que aumentam a disposição do indivíduo. A segunda inferência é a falta de contato com estressores fisiológicos no estilo de vida moderno.

Situações que fizeram parte da vida de qualquer primata por milhões de anos não são mais recorrentes.

Para testar a segunda hipótese, o estudo resolveu aplicar nos participantes banhos frios de apenas 20°C de 2 a 3min. Uma ou duas vezes ao dia, por semanas ou até mesmo meses.

A exposição ao frio ativava o sistema nervoso simpático, aumentando o fluxo sanguíneo, liberando beta endorfina e noradrenalina na corrente sanguínea.

Além disso, a pele responde muito rápido à sensação de frio, fazendo com que uma carga extra de sinais elétricos do nervo periférico corra direto para o cérebro.

O resultado foi um alívio nos sintomas de quadros depressivos, bem como um benefício extra no tratamento de dores generalizadas, pelo fator analgésico, sem efeitos colaterais como a dependência.

Como hipótese, aqui está um indício do porquê o método acaba sendo apontado como benéfico também em casos de fibromialgia. Você pode acessar o estudo aqui.

Redução dos efeitos do estresse

Mulher mordendo lápis e olhando para tela de seu próprio computador

O estresse hoje é um dos principais males do mundo moderno, resultando em uma série de malefícios para a saúde. O problema é que ele é extremamente complexo e necessário para seu corpo.

Somos estimulados pelo ambiente de diversas formas diferentes. E a verdade é que o que se enxerga como estresse faz toda diferença em como o organismo irá reagir em cada situação.

A forma que você enxerga perigo em situações estressantes é fator primordial para definir se você irá ter sua saúde prejudicada ou não. Este TED Talk abaixo, com legenda em português, fala um pouco do assunto.

Permitir que o Youtube carregue o vídeo?
Sim
*Em smartphones, só incorporamos vídeos após sua autorização.

Assim, o método Wim Hof, vai trabalhar diversas frentes diferentes nessa batalha. Primeiro você vai mudar sua percepção sobre o que é perigo ou não.

Após estar acostumado com o frio e aprender a respirar com mais qualidades, pequenos eventos do dia-a-dia que te colocavam em modo de lutar ou correr não farão mais efeito nenhum. Parecerão menores.

Adicionalmente, quando situações estressantes realmente ocorrerem, você vai estar mais bem preparado para lidar com elas.

Vai entender que você tem muitos recursos para lidar com aquilo. Ou talvez ler seu corpo melhor, percebendo que seu coração está acelerando para aumentar seu foco e energia e que isso não é ruim. Até sua visão melhora quando seu estado de lutar ou correr é acionado.

Em resumo, você vai estar mais bem preparado para lidar com situações de perigo, irá suportar uma quantidade maior de estressores e ainda vai considerar menos situações como perigosas. O ganho é multiplicado.

Outros

Além de evidências suportadas por estudos científicos, temos os relatos de diversos praticante que ainda estão sendo estudados. Alguns mais que podem ser citados são:

  • Redução da pressão alta.
  • Redução do colesterol ruim.
  • Aumento de desempenho em esportes.
  • Aumento da qualidade do sono.
  • Ajuda na recuperação pós exercício físico.
  • Melhora do autocontrole e força de vontade.
  • Aprimora sua capacidade de se concentrar.
  • Redução de processos inflamatórios.
  • Alívio nos sintomas e ajuda no tratamento de uma série de doenças, como asma, artrite, enxaqueca, fibromialgia, esclerose múltipla e outras.
  • Ajuda na gestão do peso corporal.

Também defendo que um excelente benefício do método é que tudo pode ser feito dentro de casa. Não existe muita desculpa além da falta de coragem ao tentar tomar um banho frio debaixo do chuveiro e todos podem tirar uns 15 a 20 minutos para respirarem melhor.

Quando os resultados começarem a ser percebidos, as duas práticas podem desencadear uma série de outros hábitos saudáveis. A sensação de bem estar é muito grande, o que pode gerar este anseio por melhorar outros campos de nossa vida.

Que seja a prática de exercícios, alimentação saudável, sono regular, meditação etc. E a diminuição de hábitos ruins, como o tabagismo e alto consumo de álcool, acaba sendo consequência.

Por outro lado

Sinal de atenção e cuidado

Existem diversas críticas referentes ao fato de algumas pessoas, inclusive instrutores e as vezes o próprio Wim, afirmarem precocemente que o método oferece cura para algumas doenças.

Alguns defensores mais exagerados dizem que ao praticar o método você nunca mais ficará doente. Tais afirmações são arriscadas e inconsequente e podem prejudicar a credibilidade de um método tão eficiente.

Pessoas se sentem tão transformadas pela prática que acabam dizendo ser a cura de todos os males. Acaba arranhando a reputação de uma técnica tão benéfica.

No entanto, apesar das críticas, não deixe de experimentar. Praticado de forma segura, mesmo sabendo que o método é não a cura para alguns dos problemas apontados, sua qualidade de vida vai melhorar de forma significativa.

Você pode não acreditar em nada do que foi dito aqui, mas qual o risco de definir que vai fazer por alguns dias e sentir os resultados? O custo é de poucos minutos diários que provavelmente você está desperdiçando e a possibilidade de benefícios é enorme.

Conto minha experiência com o método Wim Hof em outro texto e sinto feliz em dizer que hoje é um hábito diário fazer a respiração há quase dois anos.

Conclusão

Explorar cada um dos pilares do método Wim Hof é explorar um mundo de sensações e capacidades. Sendo que a maioria você talvez não imaginasse que seu corpo pudesse produzir naturalmente.

Ao começar a prática, muitas pessoas já se sentem totalmente conquistadas desde a primeira respiração. Sua saúde vai sentir e sua qualidade de vida também.

E a verdade é que você já chegou até aqui não é mesmo? Recomendo que leia como pode fazer para executar a respiração do método Wim Hof com segurança.

Reserve de vinte a trinta minutos e faça o teste. Vai te custar apenas um curto período que pode te surpreender. Quem sabe mudar sua vida como mudou a minha.

Mudou tanto que fiz questão de conhecer o Wim pessoalmente e o agradecer.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0