logo

logo do seus hábitos
^

mente

16-04-2020

Bruno Barros

Método Wim Hof: Como praticar o banho gelado

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.

O Wim Hof é um holandês conhecido como homem de gelo. Ele talvez tenha ficado famoso por causas da sua incrível resistência ao frio.

Ele prova suas habilidades ao escalar montanhas como o Everest e Kilimanjaro usando apenas tênis e shorts ou ao bater o recorde mundial nadando submerso no gelo.

Mesmo para quem sabe a história do Wim, muitos desconhecem todos os benefícios que a exposição ao frio, ou mesmo um simples banho gelado, pode trazer para nosso corpo e mente.

Vamos explorar cada um destes benefícios e mostrar como podemos fazer isso mesmo no clima quente da maior parte do Brasil. Já quer uma boa notícia? Você nunca mais vai ter medo de tomar banho quando faltar energia.

chuveiro desligado

Não é tão difícil quanto pode parecer

Não é preciso subir uma montanha congelada nem ter este objetivo para explorar o frio e colher seus benefícios.

Em países de temperaturas mais baixas, basta desligar o chuveiro elétrico e aproveitar de dois a três minutos de água fria. Seu corpo vai entrar no modo lutar o correr o suficiente.

O Wim aponta que temperaturas abaixo de 15°C já bastam para se obter resultado. No entanto, o sentimento de resistir uma imersão no gelo é indescritível.

Imagine fazer algo que muitos dizem serem incapazes com um sorriso no rosto e se sentindo bem durante e depois.

E a maior vantagem do método é que se pode fazer tudo de casa. Começar um hábito simples com excelentes resultados pode ser o pontapé inicial para estimular outros bons hábitos.

Benefícios

Pontos positivos representam uma longa lista que podem te trazer uma sensação de bem-estar. Eles podem aliviar desconfortos e sintomas de doenças, te ajudar no tratamento ou até mesmo te deixar mais resistente a adoecer. São alguns deles:

  • Sistema imune mais forte
  • Melhora da saúde mental
  • Alívio do estresse
  • Aumento da disposição
  • Melhoria de desempenho na prática de esportes
  • Aumento da força de vontade
  • Melhora em quadros depressivos
  • Pressão alta
  • Melhoria do desempenho do sistema circulatório
  • Aumento no sistema de defesa contra doenças simples
  • Melhorar seu humor
  • Alívio de dores
  • Redução do estresse

Os benefícios para a mente e o corpo do método Wim Hof apontados em estudos e relatados é ainda maior. O artigo específico sobre as vantagens do método explora mais detalhes e evidências. Aqui, vamos focar em como explorar o frio.

Se quiser começar mais devagar

mãos encostando em um grande pedaço de gelo

É um desafio para muitos testar o banho com o chuveiro desligado desde o primeiro minuto. Já enfrentar a água fria assim que a ela começar a cair. Sabe-se que mesmo em regiões quentes algumas pessoas utilizam o chuveiro elétrico ligado.

Assim, se a ideia de já começar o banho gelado te parece um passo muito grande, podemos começar devagar.

Se seu chuveiro fornece a segurança de alterar para o modo desligado durante o banho, basta desligar a energia nos últimos minutos. Depois ligue a energia novamente e se esquente no chuveiro.

Com o passar do tempo, termine o banho gelado mesmo e se esquente naturalmente. O próximo passo é começar o banho gelado e depois de alguns minutos se esquentar esquentando a água. Por último, todo o banho ser com o chuveiro desligado.

Esse treinamento mais leve pode durar de dois dias, se você se sentir confiante de pular algumas etapas, ou até uma semana. No entanto, não enrole mais do que isso, do contrário você está apenas se enganando.

Convenhamos que são muitos passos para enfrentar um simples banho frio, não é? Vamos lá, na primeira tentativa desliga a chave mesmo e enfrenta a água fria.

Existe outro recurso para começar a brincar com o frio mais intenso mesmo sem a imersão total em uma banheira com gelo.

Em uma bacia ou balde com água e caixinhas, bolsas térmicas ou gelo, insira sua mão ou pé e veja a sensação do frio. Repare sua vontade de tirar e veja quanto tempo aguenta. Tente não retirar assim que sentir vontade.

Conheço pessoas que desconheciam a sensação de dor que baixas temperaturas podem proporcionar, assim vai te ajudar a se familiarizar. Elas acreditavam que seria apenas muito frio, mas não no ponto de doer.

As práticas mais avançadas

Quando for enfrentar o frio mais intenso, principalmente a imersão de corpo inteiro, o segredo é não resistir a situação, se preparando para a guerra.

Você deve mais se entregar e confiar no seu corpo. Entenda que não vai ser fácil, mas ele vai saber lidar com a situação.

Antes de expor seu corpo inteiro, respire fundo, comece a soltar ar e entre no gelo enquanto estiver expirando lentamente. Imagino que para maioria não é fácil encontrar baixas temperaturas de forma natural.

Assim, se você estiver em algo raso, em que vai colocar primeiro os pés e parte das pernas, se prepare para o susto. Pois antes de se sentar, somente a parte inferior em contato com o corpo já vai ser uma sensação intensa.

Muita gente fica com receio de imergir até o pescoço por causa deste choque do começo. Por isso pode ser importante a prática de brincar com o gelo do item anterior. Vai te preparar para o susto.

E a regra de ouro é respirar o mais devagar possível e sinalizar para o corpo que está tudo bem. A respiração rápida pode te colocar em pânico.

Este é um erro comum. Muitas pessoas inexperientes acreditam que devem realizar a respiração do método no momento do banho frio. Não faça isso.

Vou repetir. Respire o mais devagar possível! O volume também não precisa de exagero. Se necessário, peça ajuda de alguém para te guiar no processo. Lembrando das dicas, principalmente de respirar lentamente.

Comece experimentando de um minuto a dois minutos. Minha primeira experiência foram dois minutos e foi muito tranquila. Não existe necessidade de esticar por vários minutos para ter resultado.

Seja prudente. Muitas pessoas começam a competir o tanto que conseguem ficar no frio, se colocando em risco. Isso é muito perigoso se feito sem acompanhamento especializado.

Se você está procurando se testar, para colher mais benefícios mentais. Vá aumentando devagar e procure estar junto de pessoas preparadas para te ajudar. Mais do que 10 minutos é exagero. Saiba muito bem seu objetivo ao procurar extremos.

Já está bem experiente e quer um desafio mental? Tente fazer revezamentos de cinco minutos no gelo e cinco minutos fora e depois cinco minutos de novo.

Três rounds, totalizando 15 minutos de imersão. Minha experiência aponta que este desafio é muito pior do que 10 minutos seguidos. Exige muita força de vontade entrar pela segunda vez. A terceira será seu esperado desafio mental.

Se é um desafio, exige segurança. Esta palavra nunca é usada o bastante. Fiz isso com o Wim e mais uma dúzia de instrutores ao meu redor.

Depois da imersão no gelo

cachorro se esquentando com cobertor

Depois de uma imersão no gelo, não procure um método rápido para se esquentar, como um banho quente ou sauna. Ficar na postura do cavalo (horse stance) já ajuda, por exemplo.

Fazendo os movimentos que o homem de gelo ensina, você vai recuperar a temperatura corporal mais rapidamente. Segue um vídeo que meu amigo Tim ensina a técnica. Vai te ajudar:

Permitir que o Youtube carregue o vídeo?
Sim
*Em smartphones, só incorporamos vídeos após sua autorização.

O segredo é ficar na posição e movimentar os braços como é feito no vídeo. Geralmente as pessoas fazem barulhos com a boca (Rú Rá Rú Rá), como certos gritos que você pode observar ao assistir.

Pessoalmente, posso afirmar que o barulho é útil, pois a pose feita corretamente exige muito das pernas de quem não está acostumado.

Como contornar o calor brasileiro

Quem não mora em países tão gelados precisa recorrer a banheiras, piscinas infláveis, um freezer vertical ou qualquer espécie de recipiente que caiba uma pessoa, gelo e água.

Um amigo já utilizou algo que para mim parecia uma grande lixeira. Era o recipiente mais barato que ele conseguiu comprar.

Um dos mais curiosos, foi um conhecido que colocou uma grande peneira logo após a saída de água do chuveiro. Ali ele conseguia colocar gelo suficiente para tomar banho gelado por minutos.

Eu recorro ao gelo em recipientes no freezer de casa. De quatro a cinco litros de água. Depois coloco tudo em um balde grande e faço a imersão das minhas mãos e pés, cada um por 10min.

Após esse período eu começo um banho com a água do balde jogando no pescoço para baixo, tentando fazer ela durar dois minutos. A água do chuveiro que era para estar fria, parece quente.

Já ouvi muitos relatos de quem pratica o método da imersão facial. Ou seja, colocam água e gelo em um recipiente e colocam o rosto

Dizem que além da exposição ao frio, ajuda a circulação da área do rosto, contribuindo para manter a aparência jovem. Não tenho este hábito.

Se pretende investir um pouco mais, não quer ficar fazendo gelo e tem espaço de sobra no freezer, compre caixinhas ou bolsas térmicas suficientes para gelar um balde ou até mesmo uma banheira inteira.

Informações de segurança

placa de atenção

Nunca é exagero falar de segurança. Principalmente para aqueles que vão ganhando experiência e começam a se sentir confortáveis demais.

Sempre se preocupe com os riscos durante a prática, independente do tanto que já tenha treinado. Existem relatos de pessoas que faleceram em acidentes simples por achar que já não teriam nenhum problema.

O próprio Wim passou por apuros tentando quebrar um recorde nadando por debaixo do gelo. Durante o percurso, seus olhos congelaram e ele ficou cego por alguns minutos.

Como ele já se arriscou muito em relação ao frio, não recomenda fazer algumas coisas que tentou, pois entende as consequências. Comece se expondo aos poucos, apenas com um banho frio, e repare como seu corpo reage.

A própria imersão de 10 min que fiz com o Wim foi acompanhada por uma dezena de pessoas experientes. E se você ficou muito tempo sem contato com o frio, comece a se expor devagar novamente.

Fique atento aos casos de gravidez ou algum problema de saúde existente como asma, epilepsia, crises epilépticas. Deve-se procurar ajuda médica antes de iniciar a prática do método.

Conclusão

Mesmo que você hoje tenha muito medo do frio, ele pode se tornar um dos seus melhores amigos com facilidade. Saber que consegue entrar em uma banheira cheia de gelo, não só vai te trazer benefícios imediatos como vai te ensinar a superar limites. Vai passar a se achar duro na queda, certeza.

Basta que se comece com segurança, devagar e entenda que pode confiar no seu corpo, que os resultados vão aparecer. Com o tempo, pode ser que tomar um banho gelado em uma piscina seja um programa que irá juntar seus amigos.

Se interessou e quer começar a praticar? Talvez queira ler mais sobre como o método Wim Hof pode te fazer superar limites ou então a história de como conheci o homem de gelo.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0