Tópicos Abordados V
É o que você faz todo dia que define a qualidade da sua vida. Também são as pequenas tarefas de uma rotina que vão significar um futuro melhor ou pior.
Saber onde investimos nosso tempo e tomar uma decisão de criar um novo hábito, faz toda a diferença.
Assim, a seguir você encontra uma lista de 23 bons hábitos que pode escolher para começar a praticar uma rotina melhor.
1. Ser mestre do seu tempo
Vivemos no automático e acabamos sendo consumidos pelas tarefas que aparecem durante o dia. Ficamos com a impressão de que o tempo é pouco e estamos vivendo uma loucura.
Faça com cada dia você consiga controlar um pouco da sua rotina. Comece com poucos minutos e no futuro você será o mestre do seu tempo inteiro.
2. Mover-se
Não se trata de exercícios físicos apenas. Aprenda a se mover. Caminhar, correr, levantar pesos, dançar, fazer uma aula de yoga, ficar em pé.
A criatividade vai definir a forma que você pode evitar ficar parado. Quando mais você se mover, mais vai manter seu corpo saudável.
3. Deixar os lugares melhores do que encontrou
O hábito de se preocupar em sair de um lugar e deixar ele melhor do que quando você chegou, pode transformar sua vida.
Seja algo prático, como pegar um lixo que viu no chão. Também pode ser algo mais subjetivo, porém com impacto muito maior, como contar uma piada ou fazer um elogio que faça com as pessoas se sintam bem.
4. Escrever
Podemos considerar que praticar a escrita vai melhorar a forma com que você se expressa. Este benefício já pode ser o suficiente para muitos de nós.
Se você escolher bem e começar a escrever o que passa pela sua cabeça, pode ser uma excelente forma de reflexão. Registre os fatos e coloque suas opiniões sobre eles.
Não precisa seguir uma estrutura formal. Guarde alguns momentos do seu dia para apenas se sentar e escrever, sem julgamentos. Você irá se surpreender.
5. Não querer ter razão
Muito mais fácil de sugerir do que fazer, desistir de estar certo é um hábito extremamente saudável. E faz muito sentido, porque a verdade é que a maior parte do tempo estamos completamente enganados.
Aborde uma conversa considerando que está errado. Tenha como objetivo ouvir a opinião da outra parte e desconstruir seus próprios argumentos. Todo um peso de suas costas irá desaparecer.
Investimos boa parte de nosso tempo tentando convencer as outras pessoas de que nossas teorias sobre o mundo estão corretas. Tempo vai começar a sobrar.
6. Fazer alongamentos
A rotina caótica que a maioria das pessoas vive é sobre contração. Vivemos sobre pressão e estresse e poucos momentos de relaxamento. Fora o fato de nos movermos pouco.
Tire alguns minutos para relaxar, contrair seus músculos e deixar seu corpo eliminar todas estas tensões automáticas que você absorve.
7. Meditar
Meditar não tem relação com práticas religiosas. É um excelente exercício de relacionamento com a própria mente e de consciência.
Existem milhares de formas de meditação e uma certamente vai te atrair o suficiente para que queira fazer todos os dias.
Precisamos aprender a parar e respirar. Do contrário, vivemos sendo levados para onde a maré deseja, nunca aproveitando os bons ventos que tinham toda a intenção de nos tirar do lugar.
8. Ouvir uma música
Uma boa música sempre melhora o ambiente. E boa música é aquela que te faz bem. Simples assim.
Uma canção pode te ajudar a se mover mais, exercitar um pensamento positivo ou apenas te fazer sentir bem.
Quer uma dica a mais? Saiba realmente parar e ouvir ao que está tocando. Muita gente não se concentra em sua música favorita. Que memórias e sentimentos esta música desperta em você?
9. Sorrir
Quem não conhece alguém que tem orgulho de não sorrir? Pessoas que caminham por aí sem nunca mostrar os dentes ou nem mesmo ensaiar um leve sorriso com os lábios.
Aqui está o tipo de prática que quanto mais fizer, mais vai receber. E não precisa ter motivo. Seu corpo e mente estão em sintonia um com o outro, mas não sabem conversar muito bem.
Ao sorrir, mesmo que de forma mecânica, sua mente acha que algo de bom aconteceu e responde a isso.
Também procure formas de sorrir naturalmente. Como inserir pequenas atividades que te fazem gargalhar? Nem que seja um velho vídeo que você tenha salvado no celular.
10. Corrigir sua postura
Como está sua postura neste exato momento? Quando andamos, ficamos parados em pé ou nos sentamos, o modo que posicionamos nosso corpo é bastante importante.
Não apenas no aspecto físico. Você deve saber o tanto que pode prejudicar sua coluna ou membros dependendo da forma que fica parado a maior parte do tempo.
Porém, a forma que você posiciona seu corpo também sinaliza para sua mente como você se sente.
Andar curvado, cruzar pernas e braços o tempo inteiro, ocupar pouco espaço e fazer movimentos tímidos sinaliza que você não muito orgulho da massa que carrega por aí.
Lembrar de ocupar seu espaço com segurança, mesmo que você não a sinta agora, pode mudar bastante a forma que você se sente.
11. Aprender
O compromisso com achar que se sabe de tudo está muito maior do que o de aprender. Nos apegamos ao que já sabemos e temos aversão ao aprendizado.
Procurar novos conhecimentos demanda muita energia e tudo que nosso corpo deseja é economizar combustível.
Porém, mais importante correr atrás do que deseja é correr atrás do aprendizado. É muito mais difícil perder o que se sabe do que o que se tem.
12. Dominar sua manhã
Ao dormir direito, depois de sair da cama será o momento que você terá mais energia. Garantir que as primeiras horas do dia serão boas pode dar o ritmo do resto do dia.
Mesmo que coisas fora do controle aconteçam e a tarde ou noite não sejam muito boas.
Existem hábitos antes de dormir que ajudam a garantir uma boa rotina matinal. Assim, saber que a manhã já foi aproveitada da melhor maneira faz a gente colocar a cabeça no travesseiro com uma satisfação maior.
13. Enfrentar seus medos
O medo é natural em todos nós. Não deve ser visto de forma negativa e tratado como se fosse algo a ser eliminado.
Na verdade, ele te dá boas pistas das direções que você seguir ou não. Na maioria das vezes o segredo é enfrentar o sentimento.
Ao olhar para um período passado e saber que você enfrentou seus medos, seu orgulho e sensação de ter aproveitado a vida irão ser cada vez maiores.
14. Agradecer o que tem
Somos guiados pela falta. Não importa o que você tenha, a maioria de nós é guiado pelo sentimento de falta. Temos um senso de escassez muito forte.
É preciso parar racionalmente e identificar o que temos de bom em nossa vida. Todos nós temos algo que vemos como positivo. Já imaginou se não tivéssemos?
Assim, pare e agradeça o que tem. Faça disso uma prática e colha os resultados no seu bem-estar.
15. Praticar a disciplina
Se você só funciona a base da motivação, virou uma vítima das circunstâncias. Mesmo que você tenha centenas de dias bons pela frente, vai se deparar com um difícil.
É no momento do desafio que sua motivação vai embora é só que vai segurar o tranco é sua disciplina.
Saiba colocar várias atividades em sua rotina para treinar sua mente e disciplina. Embora muitas delas pareçam não terem valor em si, você fica cada vez mais preparado para uma hora difícil.
16. Não deixar para depois
Saber fazer o que não gosta e fazer antes de qualquer outra coisa é um excelente hábito. Você se identificar como alguém que não deixa para depois.
Quando vamos adiando as coisas a vida vira uma grande bola de neve. Coisas pequenas vão se acumulando e quando vemos estamos adiando tudo. Esperando que agentes externos nos salvem de uma situação que parece sem solução.
17. Saber gastar seu dinheiro
Adiar prazeres momentâneos para colher algo melhor no futuro é uma das características mais essenciais quando falamos de bem-estar.
Se você não consegue deixar de gastar o dinheiro que não tem com algo que não precisa, é hora de assumir que algo está bem errado.
Existe diversas formas de começar a guardar um dinheiro para o futuro. Talvez seja hora de começar.
18. Pensar positivo
Planeja esperando o pior, é essencial. Porém, acreditar que o melhor possível é o que aconteceu também.
Fica acreditando que sempre o pior vai aconteceu ou já aconteceu, faz com que você leve uma vida pesada. Como irá agradecer e se sentir bem com a vida se em todo lugar enxerga apenas o negativo?
19. Ler
Ler é um exercício que torna quase impossível mensurar os benefícios. Te ajuda a aprender ou se emocionar. Estimula sua criatividade ou apenas te faz questionar a vida.
Quando temos acesso a uma boa leitura, sabemos que as palavras em nossa frente não foram escritas ao acaso.
Falamos muitas vezes sem pensar, mas o que é escrito foi pensado com muito mais carinho. Ter a oportunidade de absorver este cuidado não é nada mais que um excelente presente. Seja qual for a leitura que você escolher.
20. Priorizar seu sono
Talvez dormir bem só seja menos prioritário para sua saúde do que beber água ou respirar. Você consegue ficar mais tempo e se sentir bem sem comer do que consegue ficar sem dormir.
No entanto, muita gente acha que uma das primeiras coisas que pode abdicar se precisa de mais tempo é aquele que gasta na cama.
Acredite, um alarme para ir dormir pode ser ainda mais importante do que o alarme para acordar.
Comece a praticar bons hábitos antes de dormir. Planeje suas noites e comece a ganhar seus dias.
21. Ser presente na vida das pessoas
Te proponho um exercício. Visite um amigo ou familiar que não vê tem muito tempo. De preferência alguém que nunca te procura ou foi na sua casa, mas que tem a sensação de que se dão muito bem.
A chance é muita alta desta pessoa afirmar que você está sumido. Que não a visita mais e nem a procura. Pede que ao menos uma vez na vida ligue para ela.
Pescou? Avalie se você não tem o mesmo comportamento. Ao ver alguém que gosta, afirma que a pessoa está sumida. Cobra porque ela desapareceu da sua vida. Se for o caso, está na hora de mudar esta forma de agir.
Exigimos constantemente que os outros se façam presentes na nossa vida. Se queremos a companhia de alguém que gostamos, devemos assumir a responsabilidade de estar por perto.
Que se sentir melhor? Seja presente e não espere o contrário.
22. Promover encontros com grupos que gosta
A maioria das pessoas gosta muito de entrar entre quem gosta. No entanto, a minoria passa pelo aborrecimento de promover eventos que ofereçam esta oportunidade.
Não é fácil, mas se você deseja ter uma vida melhor, saiba promover momentos onde as pessoas que você gosta estarão juntas.
Se prepare para as reclamações, exigências, horários desencontrados e lembre que vai valer a pena.
23. Doar seu tempo
Parar um tempo para fazer algo por outras pessoas é um excelente hábito. Mesmo que no fim todo mundo queira apenas estar se sentido melhor com o que faz.
A ideia não é se fazer de vítima e viver em funções dos outros. É saber virar a chave e deligar suas necessidades, focando na necessidade de outras pessoas.
Resumo
Esta lista poderia ter mil e um itens. Cada um de nós se identifica com diferentes atividades para ter uma percepção de que o dia valeu a pena.
No entanto, para ter uma rotina melhor, é necessário que estejamos constantemente preocupados em fazer o que nos faz bem.
Se deixarmos, somos engolidos pela agenda dos outros, da sociedade ou dos nossos desejos. Assim, escolha algumas dicas que se identificou e comece a praticar o quanto antes.