logo

logo do seus hábitos
^

energia

29-06-2020

Bruno Barros

Dieta do guerreiro: o que é, como fazer e relato

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
mulher em posição de luta

A dieta do guerreiro é uma forma de se alimentar onde se usa diferentes estratégias, dependendo do horário. É promovida como uma forma eficiente de se perder peso, melhorar a disposição e manter a mente afiada.

Como o período da noite é o horário permitido para a alimentação regular, acaba sendo classificada como um tipo de jejum intermitente. Porém, isso complica bastante as coisas.

O artigo vai explorar o que você precisa saber sobre a Dieta do Guerreiro, caso a esteja considerando como opção.

O que é a Dieta do Guerreiro

O protocolo da dieta exige que durante uma janela 20h você coma muito pouco. Se restringindo a pequenas porções de vegetais, frutas, ovos cozidos, laticínios e outras bebidas que não contenham calorias.

Assim, será durante a noite que você realmente vai ser alimentar. Em um período de quatro horas é permitido comer a quantidade que achar necessária.

A Dieta foi criada em 2001 por um ex-membro do exército israelense, Ori Hofmekler. Por sua experiência militar, o livro que popularizou que esta forma de se alimentar acaba representando um estilo de vida.

As orientações também abordam exercícios e como a experiência do Ori pode ser aplicada em nossa rotina. Também cita o uso de suplementos, como multivitamínicos e probióticos.

Contudo, a referência aos guerreiros não tem relação com apenas a carreira militar do autor.

Ele defende que o estilo de vida dos antigos guerreiros exigia este comportamento alimentar. Envolvido com suas atividades durante o dia, só se alimentavam pela noite e em grandes banquetes.

Ela é considerada um jejum intermitente e isso complica um pouco as coisas. Existem diversos tipos de jejum intermitente, e é possível perceber a grande semelhança entre o 20h/4h. Um motivo da confusão.

A verdade é que a grande maioria dos estudos e protocolos que envolvem jejum intermitente, exigem que a janela de jejum não tenha ingestão de calorias.

Inclusive, todos os textos deste site que tratam de jejum consideram esta premissa. A restrição total de alimentação no período fora da janela de alimentação define o que é considerado jejum.

O perigo é que o próprio Ori afirma que sua dieta é baseada em experiência pessoal e não tem pesquisas defendendo esta forma de se alimentar.

Por outro lado, o jejum intermitente conta com uma grande quantidade de especialistas explorando seus benefícios.

Confundir uma coisa com a outra pode ser perigoso. Fica aí um grande sinal de alerta.

A dieta do guerreiro é uma dieta em que se passa 20h comendo pouco. Sendo os alimentos restritos a uma pequena lista. Durante 4h e no período da noite é ingerida a maior parte das calorias diárias.

Quais os benefícios

Esta parte do artigo vai ser um pouco diferente do que se encontra em outros lugares. É muito comum encontrar a lista de benefícios do jejum intermitente sendo atrelada a dieta.

Isso não será feito aqui. Não existe nenhuma pesquisa que conecte os benefícios do jejum intermitente com a restrição calórica da dieta durante o dia.

Isso não quer dizer que a dieta não vá oferecer resultados positivos. Como toda forma de se alimentar, vai depender muito do seu ponto de partida.

O protocolo defende uma alimentação livre de produtos processados e rica em verduras, legumes e frutas orgânicas.

Doces, biscoitos, bolos, fast food em geral, carnes processadas, frituras, carboidratos refinados, refrigerantes etc., não fazem parte da lista de itens recomendados.

Adicione a lista de alimentos proibidos ao estilo de vida do guerreiro e a necessidade de se exercitar regularmente, defendida na dieta.

Assim, para quem está se alimentando mal e não está se exercitando, ao conseguir fazer a dieta, provavelmente irá melhorar a saúde, reduzindo peso e risco de doenças.

Quais os riscos da dieta

sinal de atenção

Ao escolher uma dieta, vários fatores devem ser considerados. Somos todos diferentes e não existe solução nenhuma que vá atender a grande maioria das pessoas.

Assim, devemos considerar não só alimentos que te fazem bem ou mal. A hora que você vai ingerir, sua vida social, sua rotina, tudo influência a dieta que irá te beneficiar mais.

O primeiro risco é a dificuldade de seguir o cronograma de refeições a longo prazo.

Muitos brasileiros têm uma vida social noturna. Como passar todas as calorias para o período da noite e manter a alimentação saudável?

Além disso, no período da noite a energia da maioria de nós já está baixa. Tomar decisões ruins é mais comum.

Não é surpresa para ninguém que a maior parte do delivery de comida é feito no período da janta. Se você não está habituado a optar por alimentos saudáveis, será difícil começar com esta dieta.

É proibitivo para várias pessoas: mulheres grávidas ou amamentando, crianças e adolescentes, atletas, pessoas de baixo peso, pessoas com propensão ou histórico com desordem alimentares.

Também não será uma opção para quem sofre de vários quadros clínicos, como diabetes ou doenças no coração.

Os pequenos lanches durante o dia podem fazer a fome ser companhia constante.

E como as informações não são muito claras, pode ocasionar diversos erros. Por exemplo, a dieta não diz o tanto que podemos comer durante o dia e nem quantas vezes, apenas usa a palavra pouco.

Por último, pode desencadear problemas na sua relação com a comida. Em minha experiência com a dieta do guerreiro (na verdade fiz o jejum) percebi que passava o dia pensando em comida.

E comia mais do que achava que devia e de forma descontrolada. O detalhe é que antes desta experiência e depois, nunca mais tive problemas desta natureza.

Enfim, existem várias indicações de que a dieta do guerreiro não pode não ser para você.

Como fazer

A dieta não é do tipo desliga e liga. A orientação utiliza um protocolo de três semanas, onde cada uma exige um comportamento diferente.

Assim, oferece um período que além de oferecer aprendizado, garante uma mudança mais gradual. Claro que a dificuldade vai depender dos seus hábitos antes da dieta.

Em qualquer uma das semanas, sinta-se livre em tomar bebidas que não contém calorias, como água, café e chás.

Durante o dia, o protocolo também não se altera. Quando for fazer um lanche, opte por pequenas porções de vegetais crus, ovos cozidos, iogurte ou frutas.

Na janela de alimentação, é hora de comer uma salada acompanhada de azeite e vinagre de entrada (essa salada vale para todas as semanas). Em seguida, uma porção grande de vegetais ricos em proteínas, pequenas porções de queijo e outros vegetais variados.

Durante a semana seguinte, é hora de pegar mais pesado nas calorias. Durante a noite, introduza uma carne magra após a salada. Além da carne, é recomendada a inserção de castanhas variadas.

A terceira semana é mais variada. São um ou dois dias alternados de muito carboidrato, com dias de muita proteína. Fica de acordo com cada um a escolha de dias.

Você pode alternar todo dia, fazer sempre de dois em dois ou como quiser, respeitando o máximo de dois dias em uma modalidade só.

Nos dias high carb, deve-se optar por uma pouca quantidade de carne magra, mas compensar nas batatas, arroz, massas, aveia etc.

Nos dias low carb, basta optar por garantir que a maioria das calorias venham das carnes. O pouco de carboidrato virá de vegetais low carb, como brócolis, couve-flor, folhas verdes em geral. Um pouco de fruta de sobremesa também é permitido.

Após a terceira semana, o autor da dieta recomenda que se alterne entre a forma da segunda e terceira semana, constantemente.

A dica final, muito mais se o objetivo é emagrecer, de Ori Hofmekler é manter exercícios de força e resistência cardiorrespiratórios. Fora a ingestão adequada de água, para se manter hidratado.

O que pode e o que não pode comer

muitos alimentos diferentes em cima de uma mesa

Em teoria, se pode comer tudo de tudo durante esta dieta. Por isso alguns apontam o risco de na pratica as pessoas acabarem exagerando na pizza.

Porém, o livro recomenda o consumo de alimentos de alta densidade nutricional e orgânicos. Desencoraja o consumo de comidas processadas, com conservantes, açúcar e adoçantes.

Por ter duas janelas de alimentação diferentes, aqui vai algumas dicas para cada uma delas.

Durante a janela de pequenas refeições:

  • Frutas de sua preferência.
  • Sucos de beterraba, cenoura ou semelhantes. Evitar o de frutas pura, pelo alto índice glicêmico.
  • Caldos de carne, galinha ou vegetais.
  • Todos vegetais verdes, cebola, couve-flor ou qualquer outro com pouco carboidrato.
  • Acompanhamentos da salada pode ser azeite, óleo de abacate, vinagre de maçã etc.
  • Laticínios como iogurtes, leite e queijos magros são incentivados.
  • Ovos cozidos.
  • Por último, água, café, chás ou outras bebidas sem calorias e adoçantes.

Durante as refeições da noite, os itens anteriores estão liberados e mais:

  • Qualquer vegetal cozidos a vontade.
  • A proteína pode ser da carne vermelha, frango, peixe, carne de porco, ovos etc.
  • Carboidrato pode ser do arroz, aveia, milho, feijão, batatas, massa, pães etc.
  • Qualquer tipo de castanhas variadas.

Lembre-se de manter uma quantidade de calorias adequadas para suas necessidades individuais.

Conclusão e meu relato pessoal

Deve ter ficado claro durante o texto que não sou fã da dieta do guerreiro. Existem muitos motivos para isso.

A primeira barreira é que os detalhes que explicam a fundo a dieta são oferecidos em um livro em inglês. Problema para a maioria dos que estão lendo este texto.

Além disso, artigos espalhados pela internet que abordam o assunto, misturam informações da dieta e do jejum intermitente e podem prejudicar mais do que ajudar. Quem os escreve provavelmente nunca experimentou nenhum dos dois.

Inclusive, em minha experiência com a dieta do guerreiro, deixo claro que não comi nada durante o dia. Ou seja, fiz um jejum intermitente. A referência à dieta foi de propósito.

Tudo para evitar que as pessoas confundam com o jejum. E mesmo com ele, não tive uma experiência positiva comendo apenas a noite.

Ponto mais importante ainda é que não existe embasamento científico. Por se fonte de uma experiência pessoal, não vai ser fácil encontrar profissionais que acreditem ser uma boa ideia e que te acompanhem e orientem no processo.

Se você deseja optar pelo jejum, existem várias formas de se fazer. E os benefícios são embasados por pesquisas, o que não acontece aqui.

Inclusive, é recomendado começar por versões mais leves, com uma janela de alimentação de oito a dez horas.

Se o jejum der certo e a janela for diminuir, por que retroceder com a dieta do guerreiro e começar a comer no outro período? Enfim, se for o caso de considerar o jejum, comece lendo o guia completo sobre o jejum intermitente.

Se você deseja uma forma melhor de se alimentar existem milhares de opções. Muitas delas, não envolvem passar o dia comendo pouco, arriscando ficar com fome. Eu comecei experimentando a dieta cetogênica.

Por fim, a dieta do guerreiro ganhou popularidade por diversos motivos. Porém, desde 2001 que temos muitas informações sobre opções melhores, independente do seu perfil.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0