logo

logo do seus hábitos
^

energia

30-04-2020

Bruno Barros

Indicações de que a dieta do guerreiro não é para você

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
homem sentado e escrevendo

A dieta do guerreiro é uma forma de se alimentar onde se usa diferentes estratégias em um curto período. É promovida como uma forma eficiente de se perder peso, melhorar a disposição e manter a mente afiada.

Ela se baseia no comportamento de guerreiros de milhares de anos atrás e seus fundamentos foram aperfeiçoados por um membro do exército israelense.

Assim, a dieta retrata estilos de vida que podem ser longe dos seus. Este artigo explora este e outros diversos fatores que podem indicar esta não se a melhor opção na hora de escolher como se alimentar.

Vai ser difícil encontrar profissionais que vão te ajudar

A dieta tem como referência a experiência pessoal de Ori Hofmekler. Através de suas práticas e observações, começou a perceber um jeito mais eficiente de se alimentar, o que acabou virando um livro.

Assim, não existem estudos ou pesquisas científicas que defendam este tipo de dieta. Este fato faz com que ela acabe sendo encaixada no grupo de jejum intermitente.

Porém, os hábitos necessários para se executar a dieta são muito diferentes do que é praticado nos estudos do jejum. Este é um ponto de alerta de que a dieta não representa um bom caminho.

Por consequência, não será simples encontrar um profissional especializado e que esteja disposto a te acompanhar durante o processo.

E quando você for buscar ajuda de um bom especialista, certamente ele terá diversas outras opções melhores para seu caso.

Os detalhes da dieta estão em um livro em inglês

livro de inglês

O inglês é uma barreira para a maioria dos brasileiros. Mesmo aqueles que conseguem se comunicar no idioma, podem não ter a facilidade de absorver o conteúdo de um livro de mais de 400 páginas.

Quando o livro não é uma opção, você fica sujeito ao conteúdo espalhado pela internet. A decisão de começar a escrever sobre a dieta tem origem por causa deste fator.

As informações dos sites em nosso idioma são muito superficiais e misturadas com o que só deveria ser aplicado ao jejum intermitente. E parece ser escrita por quem nunca praticou a dieta ou o jejum. Chega a ser curioso, afinal a dieta que tem origem prática.

Por último, vai ser difícil encontrar outras pessoas que estão seguindo o mesmo protocolo. O que é sempre bom para entender como você pode inserir em sua rotina.

Conflita com a maioria dos estilos de vida

Vários fatores definem a melhor alimentação para cada um de nós. Nosso estilo de vida, considerando trabalho, vida social e lazer, tem um peso muito grande.

Assim, não esqueça que a dieta é defendida por um membro aposentado do exército israelense. Grupo conhecido por seu alto desempenho e rigidez.

Segundo, ela se baseia no comportamento de guerreiros de milhares de anos atrás. A rotina da maioria das pessoas dos dias de hoje dificulta muito manter a linha comendo apenas a noite.

Minha experiência com a dieta do guerreiro mostrou esta ser a minha maior dificuldade. Detalhe é que minha disciplina estava bastante afiada na época do teste.

Dois fatores dificultam muito. O primeiro é a vida social noturna de quem trabalha durante o dia. Esta vida social envolve comidas e bebidas, o que dificulta uma alimentação saudável regular para muitos.

Outro ponto é que ao final do dia é mais comum se estar cansado. E com a pouca disposição, fica mais fácil tomar decisões ruins e acabar optando pela pizza.

A entrega de comida pronta acontece mais no horário do jantar e não é por acaso.

Por fim, passar os finais de semana sem comer durante o dia também é um desafio enorme para a maioria.

Momento da sua vida

muda de planta em uma mão

O momento da sua vida pode demonstrar um sinal vermelho evidente ou então a incerteza é tão grande, que não vale a pena correr

Menores de 21 anos e atletas talvez não tenham nenhum problema com a dieta. Porém, qual o risco de mexer em time que está ganhando?

Várias dietas exploradas oferecem saúde com segurança para este grupo de pessoas. Se arriscar com uma alimentação que não existe muito conhecimento a respeito dos seus benefícios, é um tiro no escuro que não vale a pena.

Assim, nenhum profissional vai dizer que este grupo pode fazer uma dieta assim. O risco é muito grande. Uma mãe amamentando, estaria disposta a colocar o filho e a própria saúde em risco?

Fora o grupo da incerteza, existem condições de saúde que não permitem um dia inteiro apenas com pequenos lanches. É o caso da diabetes.

Considere outros fatores para desconsiderar a dieta. Se sua vida está muito estressante e a dieta resultar em muita fome durante o dia, é uma boa fórmula para um desastre.

Risco para seu comportamento alimentar

Passar o dia sem comer é um exercício de autocontrole. Muitas vezes com consequências posteriores que podemos não perceber.

Sempre tive uma boa relação com a quantidade de comida que eu me permitia ingerir. Porém, ao testar passar o dia sem comer, foi a primeira vez que senti na pele um distúrbio alimentar.

Passava o dia pensando em comida. Eu não fazia a dieta, mas o jejum intermitente 20h/4h. Assim, eu tinha o benefício de não sentir fome ou nenhum mal estar durante o dia.

Mesmo assim, ficava imaginando como seria minha primeira refeição as 18h. E quando chegava a hora de comer, não era raro eu me descontrolar e comer além do planejado.

Não me surpreende este tipo de protocolo não ser indicado para quem não tem muita disciplina e/ou boa relação com a alimentação.

Este é um ponto extremamente delicado para quem quer apostar na dieta ou mesmo no jejum intermitente.

O objetivo de uma educação alimentar é um bom relacionamento com a forma que lidamos com os alimentos. Qualquer dieta que nos tire deste caminho, não é uma boa opção.

Conclusão e meu relato pessoal

Deve ter ficado claro durante o texto que não sou fã da dieta do guerreiro. Existem muitos motivos para isso.

Este artigo faz parte de uma série de outros sobre a dieta do guerreiro que você encontra aqui no site.

A verdade é que se você está precisando mudar a forma que se alimenta, existem inúmeras formas melhores que a dieta do guerreiro.

Todas elas embasadas em muita informação e recomendadas por profissionais. A dieta do guerreiro tem um bonito nome, mas além disso, não vale a apena.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

    Livros mencionados²

      **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

      **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

      O

      Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

      Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

      Ou prefere nos acompanhar?

      Salvando
      ✔ Sucesso✘ Erro!

      Ler depois? Arraste e solte aqui!

      homem pensando e ilustração de cérebro.
      Siga ↠
      Siga ↠
      0