logo

logo do seus hábitos
^

energia

01-07-2020

Bruno Barros

A melhor e mais fácil dieta de todas, não tem um nome famoso

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
mulher comendo sentada no chão e com sorriso no rosto

Existe um tipo de dieta que é infalível. Seja para quem está procurando emagrecer ou apenas melhorar a saúde. Além dos seus resultados serem excelentes, ela será a dieta mais fácil que você fez na vida.

O problema é que esta dieta não tem um nome. É extremamente difícil de ser encontrada, porque ninguém está pesquisando por ela.

Assim, vamos olhar suas características e benefícios e ao final do artigo ficará muito fácil identificaruma excelente forma de se alimentar.

Considera que alimentação ideal não é perfeita

A forma de se alimentar ideal não é perfeita, porque ela sempre pode mudar.

Você certamente não será menos saudável por tomar uma lata de refrigerante por mês. No entanto, poderia ter algum benefício ao substituir ela por uma outra bebida. Nem que fosse neste dia específico.

A busca pela perfeição faz com que procurar se alimentar melhor se torne muito difícil. Piorando a nossa relação com a comida.

Além disso, prejudica quem não está se alimentando bem também. Pois ao imaginar que existe uma dieta perfeita, podemos comer mal e nos sentir culpados o tempo inteiro.

Ela não rotula alimentos como saudáveis ou super alimentos

mulher comendo sentada no chão e com sorriso no rosto

Não existe alimento saudável. Este rótulo é muito fácil de se encontrar no mercado, mas é apenas uma jogada de marketing.

Podemos classificar alimentos como de alta densidade nutricional, porém isso não quer dizer que ele pertence ao grupo de saudáveis. O que faz um item ser saudável, é a situação do consumo.

Esta classificação passa a impressão de que itens deste grupo podem ser consumidos à vontade. O que não é um bom raciocínio.

Inclusive, pode causar armadilhas. Suco de frutas, como o de laranja, tem um rótulo de ser saudável. Outros acabam banindo da dieta totalmente.

Com índice glicêmico não tão baixo e muitos carboidratos, não é uma boa ideia exagerar na dose como se espalha por aí. Também não quer dizer que não seja uma excelente opção para alguns casos, principalmente se ajudar a substituir um refrigerante.

Trata alimentos por sua frequência e não por restrição

O que é proibido na sua dieta? A não ser que exista uma alergia que faça algo ser perigoso, a proibição completa não faz muito sentido. É aqui que o item anterior fica mais claro.

É a quantidade do que você come de cada alimento que vai definir o impacto em sua saúde.

Eliminar algo da dieta geralmente é uma solução por causa do risco associado. Considera-se que o baixo consumo não vai ser possível e aí se proíbe de vez.

Porém, ninguém se torna magro comendo uma folha de alface ou engorda com uma fatia de bolo.

E se considerarmos o risco do que é proibido se tornar ainda mais atraente? As variáveis são muitas. Assim, o segredo é saber que alguns alimentos devem ser ingeridos com maior frequência e outros em menor e se planejar para isso.

Será que refrigerante é a melhor coisa do mundo mesmo ou pode ser substituído ou eliminado? Se for essencial, planeje os momentos e a quantidade que irá se permitir beber um pouco e tire a culpa da equação.

Se banir forma a melhor solução para você, tudo. Porém, pode não ser este o caso para muitos outros.

Conhecendo melhor o que você gosta e te fazer bem, é possível entrar em paz com o que se deve comer menos.

Funciona no curto e longo prazo

Homem comemorando sucesso

Uma boa dieta vai funcionar no curto e longo prazo, se adequando para cada um destes momentos. Isso não quer dizer que ela vai oferecer o que você deseja.

Algumas pessoas querem ganhar na loteria ou perder 20kgs em uma semana. Para estes casos, não existe solução, exceto milagres.

Porém, quem deseja emagrecer e melhorar a saúde, pode encontrar uma forma saudável de fazê-lo. Tudo dependendo da quantidade de força de vontade que irá querer aplicar.

Exercícios, jejum e uma dieta de qualidade podem fazer milagres em um mês, sem prejudicar a saúde. Basta saber como fazer. Porém, para a maioria não será um esforço possível e uma boa dieta precisa ser possível.

Considera sua rotina

Não podemos achar que comer é apenas uma forma de garantir uma fonte de energia. Refeições escondem uma série de fatores culturais e hábitos.

Muitas pessoas acham que é falta de educação uma visita ir em sua casa e não aceitar comer nada, por exemplo.

Assim, entender sua rotina é essencial. Quais os horários que é mais fácil inserir diferentes tipos de alimentos. Quando será possível cozinhar e quando será necessário se optar por alimentos prontos?

Quantas vezes por semana você fica mais exposto a eventos em que corre o risco de comer? Em que horas do dia você está mais indisposto e propenso a fazer escolhas ruins? Tudo é considerado na dieta ideal.

É montada a partir do seu estado atual

A dieta ideal entende que todos estamos em pontos diferentes de nossa vida. Ela não analisa apenas aspectos médicos.

Qual seu estado físico e mental hoje? Está sobre muito estresse? Sua alimentação é mais rica em carboidratos, proteínas ou gorduras?

Como anda sua disciplina e capacidade de dizer não? Por que você se sente assim, quais são suas ferramentas para lidar com todas estas situações?

Até mesmo sua condição financeira é levada em conta. Dietas que afirmam ser necessário comer macadâmias todo os dias, não têm como serem viáveis para a maioria.

A alimentação, assim como vários outros aspectos de nossa vida, representa uma jornada de aprendizado. Para alterar este caminho, é necessário entender onde nos encontramos.

Está de acordo com seus objetivos

Você só deseja se sentir bem no final do dia ou precisa emagrecer? Quer se sentir disposto por horas a fio no trabalho ou é um atleta de alto desempenho? Talvez esteja lidando com algum problema de saúde.

A dieta ideal se adequa aos seus objetivos e dá suporte para que cheguemos onde sonhamos. Ela não é um fator a mais a ser considerado, como uma pedra no caminho. Na verdade, um parceiro da jornada.

É necessário entender o motivo de alguém querer emagrecer tão rápido, mesmo custando sua própria saúde. Não basta julgar o comportamento. A dieta ideal quere entender o que você quer.

Considera gostos e sentimentos pessoais

Você é uma pessoa mais de doce ou salgado? Acredite, para qualquer paladar que exista por aí, é possível ter uma dieta saudável.

A dieta ideal entende seus gostos atuais, mas também te ajuda a explorar um universo novo de sabores. Nada é escrito em pedra.

Você é do tipo que se sente à vontade levando uma marmita para o trabalho ou até um evento social? Ou é do tipo que sente vergonha ou mesmo não sente prazer em comida requentada?

Entender seus gatilhos e vontades em relação à suas refeições, além dos itens escolhidos, torna a dieta ideal um diferencial.

Estimula que sua alimentação vire fonte de aprendizado

mulher lendo livro e tomando café

Muitas pessoas crescem sem explorar o que uma refeição pode oferecer. Limitadas ao doce e salgado, encaram as refeições como se já soubessem tudo que poderiam saber.

O que faz você ser atraído por algum alimento e evitar outros? Temperatura, aparência, odores, textura, som ao mastigar, diferentes sabores, tudo pode fazer a diferença.

O mundo oferece uma quantidade infinita de possibilidades. A dieta ideal nos faz compreender gostos atuais e mesmo assim ser uma fonte de crescimento e aprendizado.

Considera suas fraquezas

Quais são os itens que não te fazem bem, mas você está condicionado a comer constantemente? A dieta ideal te entende e faz você se perdoar.

Te ajuda a se afastar destes alimentos. Sabendo que em alguns momentos será necessário fugir da tentação, mas que em outros ele pode ser inserido sem culpa.

Não somos perfeitos e inclusive existe espaço para tropeços. Erros não vão definir quem você é ou sua saúde, mas o que você faz recorrentemente a maior parte do tempo. A dieta ideal não te abandona depois de um simples erro.

Não impacta uma vida social saudável

Você não precisa ficar carregando comida o tempo inteiro por aí ou evitando todo evento social.

A dieta ideal nos ensina a dizer não, a controlar a quantidade do que é indevido e optar por melhores opções em quase todos lugares que estamos.

Os eventos sociais não precisam ser todo regados a comida e bebida. Também paramos de usar estes momentos como fonte de desculpa.

Ela muda e se adapta igual a todo mundo

A maioria das situações que te fazem escolher uma dieta são momentâneos. Assim como você. Para que uma dieta funcione a longo prazo, ela precisa ser flexível.

Se seus objetivos mudaram, sem muito esforço, a sua alimentação também muda. Existe a necessidade de ficar mais em casa e pegar leve nos exercícios? Comer menos será algo natural.

Ao experimentar uma boa relação com suas refeições, ela deixa de ser uma regra rígida.

Sua relação com a alimentação se torna cada vez mais amigável

Quantas pessoas comeram alguma coisa hoje se sentindo culpadas? A dieta ideal encontra uma relação de paz entre o que estamos comendo ou deixando de comer.

Ela sabe que não é da noite para o dia que as coisas vão mudar. Porém, com uma relação saudável e positiva, cada refeição pode representar um passo a diante em uma vida mais saudável.

Muitas pessoas vivem comendo com culpa. E quando resolve abandonar este sentimento, comem o máximo que puder. É uma relação confusa, mas que pode ser resolvida.

Conclusão

A dieta ideal não tem nome, pois cada um de nós precisa encontrar uma forma pessoal de se alimentar.

Talvez ela possa levar seu próprio nome, então. Assim, minha dieta ideal é a dieta “Bruno Barros”. Só que ela não serve para você.

Cada indivíduo tem um organismo diferente, inseridos em ambientes, rotinas e momentos de vida diversos.

Existem linhas gerais que a maioria de nós já sabe que deve seguir. O que nos falta é conhecimento para que todo dia possamos dar estes passos em rumo à uma vida mais saudável e com maior bem-estar.

Ela também é a mais fácil, porque considera o que precisamos aprender e somos capazes de realizar. Cada situação é levada em conta para que se alcance uma saúde melhor.

Rótulos, julgamentos, dietas da moda, pressa e diversos fatores complicam esta equação. Fica muito difícil, mesmo para uma pessoa educada entrar em paz com sua alimentação.

Acredite, antes de começar uma refeição uma simples pergunta pode ajudar:

“Como posso fazer que esta refeição seja mais prazerosa, saborosa e nutritiva possível?”

Não interessa o seu conhecimento atual, certamente vai acabar escolhendo itens diferentes. Inclusive vai começar a ver que sua alimentação pode estar escondendo outros problemas.

O seu defeito é que ela pode demorar a dar certo. O caminho será longo, de muito erro, mas muito aprendizado.

Porém, se você realmente estiver engajado em melhorar e com a ajuda adequada, a jornada vai ser extremamente gratificante.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

    Livros mencionados²

      **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

      **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

      O

      Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

      Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

      Ou prefere nos acompanhar?

      Salvando
      ✔ Sucesso✘ Erro!

      Ler depois? Arraste e solte aqui!

      homem pensando e ilustração de cérebro.
      Siga ↠
      Siga ↠
      0