logo

logo do seus hábitos
^

mente

07-08-2020

Bruno Barros

Qual a função da meditação?

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
cérebro no meio do universo

Muitas se perguntam qual a utilidade em começar a meditar. Alguns não sabem nem se existe motivo e vinculam a algum tipo de costume religioso ou exotérico do oriente.

Praticada a milênios e motivo de preconceito, hoje a meditação é comprovada cientificamente como um hábito responsável por uma série de efeitos positivos em praticantes regulares.

E os objetivos e formas em que ela pode ser executada dependem de cada um que busca à técnica. Assim, até o final deste artigo é você que estará preparado para dar a resposta do título.

Benefícios mais comuns

A medicina aponta uma série de efeitos positivos na saúde. Entenda que aumentar sem-bem estar tem feito generalizado em sua saúde.

É por isso que pode parecer muito para ser verdade. Porém, é isso mesmo. Os feitos são:

  • Redução do stress.
  • Melhoria na concentração.
  • Melhora do sono
  • Alívio de dores
  • Melhoria do sistema cardiovascular
  • Reforço do sistema imunológico
  • Os benefícios giram em torno de uma maior habilidade em lidar com as surpresas da vida. Você aprende mais a lidar com cada situação e reage menos no automático.
  • Aumento da produtividade em estudo e trabalho.

Seu sistema autônomo simpático e o parassimpático explicam este resultado.

Um é responsável por seu coração acelerar em uma situação de perigo, suas pupilas dilatarem e pressão aumentar. Você fica pronto para lutar/correr.

O segundo é o que acalma a bagunça após a agitação do estado anterior. Conhecido como o sistema da digestão, é responsável por ficarmos calmos.

Ao meditar, você coloca mais consciência nestes estados. Supostamente autônomos, mas nem tanto.

Você já sabe que se respirar acelerado seu coração dispara e ao fazer o contrário ele acalma, certo?

Agora só é a hora de aprender a utilizar este fato de forma mais eficiente, frequente e consciente.

Outro fator que resultado em muitos benefícios, é que aprendemos a respirar com maior qualidade. Com o passar do tempo, cada vez mais respiramos mal. Este comportamento afeta nossa saúde de forma silenciosa.

Para praticantes mais avançados, algumas técnicas de visualização, relaxamento, respiração etc., vão potencializar reações fisiológicas e benéficas.

Por último, aprendemos a enganar nossa mente e utilizar o efeito placebo a nosso favor e reduzir os impactos do efeito nocebo.

O primeiro é quando você acredita que algo vai dar certo e por isso funciona. O segundo é quando você acredita que vai dar errado e por isso dá errado.

Os dois efeitos são estudados pela medicina. Todo teste de algum remédio precisa ter desempenho superior ao efeito placebo. E todo médico precisa ter cuidado ao não tratar uma doença que só existe em nossa cabeça.

consulta médica com três pessoas

Tudo que você precisa saber se não tem experiência

Escrevo sobre hábitos não é por acaso. Estudo o assunto já tem um bom tempo. Se você não tem nenhuma experiência meditando, os próximos deste artigo podem te atrapalhar.

Assim, sendo o seu caso, confie em mim. Ao invés de usar os próximos minutos lendo, segue o que você vai fazer agora:

  • Procurar um lugar onde não vão te interromper por cinco minutos e que você possa se manter em uma posição fixa.
  • Iniciar o timer e passar o tempo focando na sua respiração. Toda vez que perceber que seu foco mudou, volte a focar na respiração.
  • Não se preocupe em alterar nada. Apenas observe.

Comece agora e depois volte a este artigo. Se sentiu que é capaz de fazer isso uma ou mais vezes por dia?

Agora leia o artigo 7 simples passos para você começar a meditar sozinho e aprenda mais sobre começar.

Sem se preocupar com mais nada, apenas com encontrar local, horário e quantidade de tempo que vai conseguir meditar. Atingir 20min já é mais do que suficiente.

Se acha que a tecnologia pode ajudar, aqui estão 5 aplicativos para se começar a meditar.

E por que estou fazendo isso e pedindo para você parar de ler sobre meditação? Quanto mais informação tempos sobre um assunto, mais difícil saber pode onde começar.

Se eu te der duas opções de investimento, é fácil fazer você escolher uma. Se eu te der dez, nunca mais conversaremos a respeito do assunto, pois você vai sumir.

Assim, se não tem experiência, é hora de começar e não estudar demais. Espere pelas dúvidas da prática e aí volte a se aprofundar.

Se você tem dúvida se deve começar pode ser falta de informação

Existem alguns fatores comportamentais em nossa sociedade que impede as pessoas de começarem ou de continuarem com a meditação.

Um católico pode achar que a prática é vinculada a alguma religião pagã. Porém, algumas práticas de oração cristã são muito parecidas com uma meditação tradicional.

O terço, onde se repete uma mesma oração diversa vezes e a penitência após a confissão são dois exemplos.

Meditar também não é conseguir ficar sem pensar em nada durante vários minutos. Este engano faz muitas pessoas se sentirem frustradas. Por estarem achando que estão fazendo errado, acabam abandonando.

Tem o grupo de impacientes. Por não estarem percebendo conseguir tudo que foi prometido logo na primeira semana de prática, resolvem desistir.

Por último, você não precisa querer virar um monge ou pessoa iluminada para praticar a meditação. Basta ser alguém que quer viver um pouco melhor.

Definindo o destino

estrada deserta

Foram apresentados uma série de benefícios no começo deste artigo. Nada mais justo do que antes de começar a prática, você defina seus objetivos.

Porém, conforme o item anterior aborda, muito cuidado. A pressa e altas expectativas para atingir um objetivo específico pode colocar tudo a perder.

Esta parte é mais recomendada para quem é experiente, mais interessado no assunto ou tem algum guia para te ajudar. Aí vale a pena definir objetivos sem risco.

Afinal, isso vai definir a melhor técnica. Se seu objetivo é estudar, é bom ter mais de uma sessão por dia, focar em aumentar autocontrole, melhor memória, por exemplo.

Digamos que seja uma atleta de alto desempenho e precisa se acalmar para as provas. Ótimo, mas não custa nada colocar uma técnica de visualização também.

Definindo o caminho

Este momento exige autoconhecimento.

O mais comum é recomendar que as pessoas encontrem uma posição confortável e de boa postura. Depois apenas se concentrem na respiração. Isso vai servir para a maioria das pessoas.

Porém, digamos que você esteja procurando lidar com o estresse, mas conheça um pouco mais do seu próprio comportamento.

Se é do tipo de pessoa que vai abandonar a prática por achar que não está dando resultado, é melhor se comprometer com a técnica mais simples. Fixar um prazo de pelo menos três semanas e se comprometer.

Nada de expectativas sobre resultados específicos. Você vai apenas se preocupar em encontrar o melhor horário, local e tempo que consegue meditar para que o hábito seja incorporado.

A técnica precisa ser menos for voltada para o estresse possível.

Porque se você colocar expectativa demais, vai ficar querendo medir se o estresse está melhorando. Isso só vai prejudicar a situação é a meditação será mais uma fonte de problemas.

As chances de abandonar a técnica aumenta muito.

Por outro lado, mesmo em estresse, pode ser uma pessoa mais paciente. Entende que precisa se comprometer por um tempo e não vai ficar procurando medir o efeito no estresse a cada sessão.

Neste caso, existem várias opções. Procurar uma fragrância que te acalme durante a meditação. Fazer metade focando na respiração e outra metade visualizando um futuro onde você lida com as situações de estresse bem.

Pode fazer sessões de gratidão e conexão com quem gosta. Até mesmo algumas sessões em movimento e por aí vai.

Facilitando para quem quer começar

Começar a meditar exige apenas vontade. Ler muito sobre o assunto pode aumentar suas expectativas. Pode complicar demais o que deveria ser simples.

Assim, para quem quer começar um hábito, a dica é esta: comece.

  • Defina um horário com maior chance de repetir todo dia.
  • Procure por um lugar onde não te interrompam.
  • Escolha a melhor posição que mantenha sua coluna ereta: deitado, sentado no chão ou em cadeira.
  • Durante a meditação, foque na sua respiração. Ela deve ser concentrada na região abdominal e não peito.
  • Você pode começar com cinco minutos. Porém, tente fazer a primeira vez apenas com um cronômetro. Quando tiver com vontade de parar, olhe quanto tempo passou e calibre por quanto tempo vai começar.

Se quiser se aprofundar um pouco mais, aqui vão 7 simples passos para você começar a meditar sozinho.

Porém, não complique demais sua vida. Se estiver lendo sobre meditação mais de meia hora, mas nunca parou para praticar, algo está errado. Passou da hora de começar.

A vantagem e desvantagem de acreditar

mulher com as mãos unidas como se estivesse rezando

Mudar seus hábitos exige mudar sua forma de pensar, certo? O que sua mente acredita flete bastante no seu corpo.

E meditar é um exercício que vai te colocar em um estado onde o a influência dos seus pensamentos será ainda maior.

A maioria das técnicas vão fazer você pensar menos. Contudo, sua mente vai lutar contra isso, pois é desconfortável. E o desconforto exige disciplina e força de vontade.

Quanto sua mente gastar energia, você fica apto a tomar decisões ruins. E pensamentos dos mais aleatórios irão surgir na sua mente neste momento.

Assim, muito cuidado com o significado que você dará a eles no cansaço de uma meditação. Seus pensamentos não representam quem você é.

Se eles forem positivos, inclusive fizerem parte dos exercícios, ótimo. Se eles forem de que você está fazendo errado, que não vai dar em nada, que está te prejudicando, redobre a atenção.

Jamais use o momento de meditação para alimentar as críticas que tem de si mesmo, remoer memórias e dar mais significado a isso.

Se estes forem os pensamentos, lembre-se que você é um observador e apenas isso. Acreditar no que é negativo só faz com que se torne mais real.

Durante uma meditação pode vir uma caixa de papelão a minha mente, a ideia de que eu deveria estar trabalhando, ou uma memória de que magoei alguém ou de que fui magoado.

O importante é observar todas as situações com a mesma importância. Por que eu daria menos significado à caixa e mais para alguém que me magoou?

Conclusão

Se você chegou ao final do artigo, deve ter percebido a quantidade de benefícios, de formas e de objetivos diferentes que uma meditação pode te ajudar conseguir.

Assim, a função da meditação é fazer com que você consiga viver mais e melhor. Extraindo o que a vida tem para de oferecer no momento presente.

Parece muito, não é? Difícil de acreditar? Contudo, ao ter mais influência da sua poderosa mente, não é nada menos disso que a meditação irá te oferecer.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0