logo

logo do seus hábitos
^

mente

20-05-2020

Bruno Barros

Você está habituado ao silêncio? Conheça o retiro de meditação Vipassana

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
grupo de pessoas meditando

A meditação Vipassana é uma técnica ensinada pelo próprio Buda há mais de 2 mil anos e que deu origem a várias formas de se meditar atualmente.

Os ensinamentos são difundidos pelo mundo inteiro por meio de um curso de dez dias para iniciantes. Não é necessária nenhuma experiência para participar e o custo é zero.

Durante o período, a meditação é explorada em tempo integral. Além da meditação, para se acelerar o aprendizado e intensificar resultados, os participantes devem praticar o nobre silêncio.

Uma coisa que adianto é que o silêncio é apenas um dos obstáculos que se enfrenta durante todo o retiro

Entendendo o nobre silêncio

Quando se fala em silêncio, automaticamente imaginamos que apenas não poderemos utilizar a fala para ser comunicar. Outras pessoas acreditam que se deve ficar em silêncio no momento da meditação.

No entanto, o nobre silêncio significa abdicar de fala e toda comunicação corporal por todo o período de dez dias. Sejam gestos, sinais, escrita. Tudo está proibido. Nada de celular, computadores ou leitura.

Por isso que é importante avisar a família que se ficará 10 dias sem contato. Você vai fornecer um contato de emergência. Tanto para sua família entrar em contato com você como os organizadores do retiro com eles.

Para ajudar a silenciar a mente, até mesmo apreciar a paisagens dos locais de meditação deve ser evitado.

Não se deve procurar os olhos das outras pessoas com os seus, agradecer alguém que segurou uma porta ou até mesmo pedir um sal na mesa do almoço com a mão. Tudo é organizado para que a comunicação seja reduzida a zero.

Tudo é muito bem preparado. Até o lugar que você se senta para as refeições é sempre o mesmo. Assim, não é necessário tomar nenhuma decisão durante todo o período.

Isso tudo cria uma sensação de que estarmos sendo bem cuidados e acolhidos pela comunidade. O sentimento é bastante positivo e ajuda a aliviar o peso das atividades do curso.

A única comunicação permitida, somente quando realmente necessário, é com o professor que aplica os ensinamentos. Afinal, dúvidas serão comuns.

Além dele, existe uma figura que se assemelha a um gerente que pode ajudar com detalhes, como comida e alojamento.

O silêncio é apenas uma das regras

mulher fazendo sinal de silêncio

O período de 10 dias exige muita disciplina dos alunos. Eles devem permanecer todo o tempo, não existindo a opção de se participar apenas de um pedaço.

Desta forma, a decisão de optar por esta forma de aprendizado deve partir de cada um. Se informar e se comprometer com o que está sendo decidido é muito importante.

Afinal, um conjunto de regras extenso deve ser seguido. Primeiro, temos alguns princípios do código de conduta durante a participação para iniciantes:

  • Abster-se de matar qualquer ser.
  • Abster-se de roubar.
  • Abster-se de qualquer atividade sexual.
  • Abster-se de contar mentiras.
  • Abster-se de qualquer intoxicante.

Pode parecer fácil, mas cada um deles pode oferecer um desafio. Em um dos relatos que encontrei em minha pesquisa, a participante teve dificuldades por não poder matar aranhas em seu quarto.

O código de conduta existe por um motivo. Resolver ir ao retiro e tentar burlar os princípios iniciais só prejudica você mesmo. Assim, se é fumante ou não tem dificuldade em ficar 10 dias sem comer carne, entenda os desafios que virão.

O conjunto com todas as regras deve ser avaliado com cuidado antes da participação.

Pontos que podem ser sensíveis:

  • Suspensão de rituais ou cerimônias religiosas. Até mesmo outras práticas de meditação.
  • Suspensão de atividades físicas, mesmo o Yoga.
  • Proibido qualquer contato físico.

Lembrando que não existe discriminação com nenhuma prática. Elas só são suspensas durante o curso para não interferir no aprendizado.

Eu não fiz o treinamento que estou falando aqui, mas um semelhante. Fiquei surpreso com o Indiano que liderava o processo com o tanto que ele era a favor de todas as religiões, inclusive as do ocidente.

Assim, não existe nenhuma exigência para você abandonar alguma crença ou hábito após o curso. O único objetivo é ensinar a técnica de meditação Vipassana.

A meditação durante o retiro

São várias sessões durante o dia. Acordamos antes mesmo do sol nascer e a última meditação acaba as nove da noite. Não se faz praticamente outra coisa durante o dia inteiro.

Você terá de conviver com dores, cansaço e vários dos sentimentos e sensações que irão surgir durante o dia. Os desafios são aleatórios e individuas de cada aluno.

A técnica utiliza bastante a observação da respiração e vai evoluindo gradualmente com o passar dos dias. Creio que quanto menos se souber a respeito, melhor a experiência para alguém que vai fazer a primeira vez.

Durante todo o tempo o aprendizado é intenso e revelador. Dez dias podem parecer muito para um iniciante. Talvez pouco para quem tem experiência de anos. No entanto, fiz o retiro com zero conhecimento e após participar creio que foi o tempo ideal.

Conclusão

Para quem procura aprender uma técnica de meditação milenar, o retiro é uma ótima opção, mesmo para iniciantes. Só é necessário entender que não será fácil.

Durante minha experiência com o retiro Vipassana, sem nenhuma experiência, meu maior desafio foi meu próprio ego. Deixar de avaliar o comportamento dos outros participantes, por exemplo.

Cada um terá uma experiência e um caminho diferente durante um curso como este. Expectativas só irão atrasar o processo.

Talvez você vai acabar sofrendo muito em ignorar as dores de cada sessão. Quem sabe?

Vale lembrar que a técnica não é um remédio para a cura de todos os males de forma imediata. Muitas pessoas com distúrbios mentais têm procurado o retiro como uma opção de cura.

As próprias orientações para se inscrever no curso levantam esta situação. Os organizadores não têm estrutura para lidar com problemas de saúde deste porte e o retiro pode ser insuportável para quem estiver neste caso.

Enfim, a decisão de participar de um curso destes não deveria ser tomada apenas por impulso. Nem mesmo para agradar outra pessoa que te convidou.

Por outro lado, ao embarcar nesta jornada com consciência, é certo que você dirá sim para uma grande e transformadora experiência.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0