logo

logo do seus hábitos
^

mente

06-08-2020

Bruno Barros

7 simples passos para você começar a meditar sozinho

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
mulher meditando sentada e de costas para a foto

Muita gente que começar a meditar e fica perdida com o tanto de informação disponível. Outras acreditam que a prática tem relação com não pensar em nada e se frustram por não conseguir sentar e limpar a mente de pensamentos.

A verdade é que para começarmos a meditar e aproveitarmos o benefício da prática não se exige muito.

Assim, aqui vão sete simples passos para você começar ainda hoje. Ao final do artigo, você já vai estar pronto para começar. Sem mais demora, vamos ao que interessa.

O que não é meditar

A primeira coisa a se fazer é entender o que não é meditar.

Muita gente que não tem nenhum conhecimento do assunto e acaba reforçando conceitos que não são verdade.

Uma boa meditação não significa sentar e esvaziar a mente por todo o tempo. O resultado não será não pensar em nada e perder a atenção não é uma falha.

E segundo lugar, a meditação não é uma prática religiosa que precisa estar vinculada com alguma crença específica.

Você não precisa acreditar que existe vida após a morte para se beneficiar da meditação.

Escolher melhores horários

Você sabe os melhores horários para escovar os dentes, tomar banho, se alimentar e vários outros hábitos, certo?

A meditação é uma prática diária que também vai precisar se encaixar em nossa rotina da melhor forma. Só assim para que seja feita com regularidade.

Procure ver se consegue fazer uma ou duas vezes. É comum ser feito logo após acordar e logo antes de ser deitar-se, por exemplo. Eu já encaixei após o almoço, uma aula de yoga ou qualquer outro exercício físico.

Começar tentando fazer por muito tempo pode não dar certo para a maioria. A prática mais comum é fazer por cinco minutos a primeira vez e ir aumentando devagar.

Escolher o melhor local

O horário é muito importante, mas o local também. Estamos acostumados a ver imagens dos monges no topo de uma montanha meditando e não é por acaso.

Escolha um local onde outras pessoas não vão interromper a prática.

Também é bom ter o próprio espaço onde você pode associar o ambiente com a atividade, que tenha pouco barulho e se fizer parte da sua meditação, que você possa colocar alguma boa fragrância.

Por último, a posição vai influenciar aqui. Pois o local envolve o equipamento. Se for fazer sentado no chão, provavelmente vai precisar de um tapetinho, bloco ou almofada.

Compreender as posturas

Lembrando dos monges novamente, a postura mais famosa é aquela sentada com as pernas cruzadas, conforme abaixo:

mulher sentada na posição de lótus

Chamada de postura de lótus, você ficará sentado, com as pernas cruzadas e com os pés sobre as coxas, um pouco acima dos joelhos e com a coluna ereta.

Porém a posição não é obrigatória. Inclusive, existem meditações que são feitas caminhando e outras obrigatoriamente deitadas.

Manter a coluna ereta é essencial para manter toda a circulação do seu corpo livre. Qualquer que seja a posição, fique atento a este ponto.

Para quem está começando, o ideal é encontrar a forma mais confortável, inclusive em uma cadeira ou banco se for o caso. Lembre-se de manter os ombros relaxados e pescoço alinhado.

E até mesmo para quem já faz sentado no chão, a posição das pernas pode variar até se conseguir a forma de lótus. Aqui vai um vídeo ensinando como podemos chegar neste ponto.

Permitir que o Youtube carregue o vídeo?
Sim
*Em smartphones, só incorporamos vídeos após sua autorização.

Por último, procure descansar as mãos de uma forma que não precisa ficar mudando a posição.

Focar na respiração

Um benefício imediato da meditação é nos ensinar a respirar corretamente. Assim, a forma mais simples é sentar e focar nossa atenção neste processo.

Respire com a ajuda do diafragma concentrando o ar na região da barriga. De início, não se preocupe em controlar a respiração. Apenas observe.

Só o fato de levar a atenção para o ato de respirar já vai corrigir muitos hábitos ruins.

Com o tempo é bom aprender formas de aumentar sua capacidade respiratória apenas meditando. Porém, se você está procurando passos simples para começar, vamos facilitar, não é?

Exercitar uma atenção consciente

Não interessa o tanto que você tenha força de vontade ou esteja interessado na meditação. Uma hora ou outra sua mente vai passear de forma descontrolada.

Os assuntos mais aleatórios e variados vão passar por sua mente. É aqui que você vai exercitar seu poder de focar no que te interessa.

Meditar é um exercício de disciplina muito bom. Ela simula situações que encontramos todos os dias. Quantas vezes você teve um plano, deixou de segui-lo e precisou se esforçar para voltar aos trilhos?

Não precisa julgar seus pensamentos. Entenda que eles não te representam e muitas vezes são processos aleatórios da sua mente.

imagem de homem com o universo representando seu cérebro

Com o tempo, é bom aprender técnicas que te ajudem e evitar cada vez mais estes pensamentos. Mantras, imagens, contar o tempo de respiração e por aí vai.

Porém, para cinco minutos de meditação e para quem está começando, focar apenas na respiração já é mais do que suficiente.

Encontrar própria maneira

Estes passos são simples formas de começar. E resumindo, no começo é se sentar em silêncio por cinco minutos e focar na respiração. Do jeito que você conseguir.

Com o gosto pela prática, comece a ler sobre o assunto e vai perceber que existem diversos tipos de meditação. Tantos que cada indivíduo pode encontrar sua forma pessoal de fazer.

As formas podem variar por sentimento explorado, técnica de respiração, técnica de visualização, posição e movimento do corpo, cultura que criou, tempo de duração, velocidade, efeitos no organismo, tipos de estímulo externo etc.

As técnicas ofertam benefícios diversos e podemos nos divertir muito aprendendo diferentes formas de se meditar. Tédio não será uma opção.

Benefícios da meditação

mulher de braços abertos contemplando o céu

Sentar-se em silêncio e se concentrar na sua respiração é uma excelente forma de praticar uma forma de influenciar seu sistema autônomo.

Assim, mesmo que você não passe para técnicas mais avançadas, que oferecem mais benefícios, você já vai garantir:

  • Redução do estresse.
  • Redução da ansiedade.
  • Aumento do poder de concentração em outras atividades.
  • Melhora da memória.
  • Redução de comportamento impulsivo.
  • Melhora no sono.
  • Ajuda no controle da pressão arterial.
  • Aumento do bem-estar em geral.

Conclusão

A meditação é uma prática milenar que pode ser feita de diversas formas e em quase todo lugar onde se possa ter paz.

Seus benefícios são diversos e a simplicidade com que pode ser feita se torna um hábito que todos nós deveríamos ter.

Devemos parar de achar que é normal não conseguirmos ficar alguns minutos consigo mesmo. Se a dificuldade de escolher uma forma de começar, acabamos de resolver, certo?

Boa meditação.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0