Tópicos Abordados V
Lewis Howes é um atleta aposentado, autor de livros e responsável por um excelente podcast. Seu perfil do Instagram acabou de postar a seguinte mensagem, em tradução livre:
“As pessoas a sua volta deveriam querer ver você vencer. Eles deveriam bater palmas alto quando você tiver boas notícias. Se não for o caso, troque essas pessoas.”
Constantemente somos bombardeados por mensagens deste mesmo tipo. Acreditamos que as pessoas que gostamos deveriam torcer por nós. Ficamos bastante incomodados quando essa expectativa é quebrada.
Porém, essa visão simplifica as relações pessoais ao extremo. Concordamos quando lemos porque lembramos do sentimento de decepção toda vez que alguém nos critica.
Se você acessa este site regularmente, provavelmente deseja ter bons hábitos para melhorar cada vez mais. E na maioria dos aspectos da sua vida que puder.
Assim, sendo este o caso, te convido a refletir sobre diferentes perspectivas desta situação.
Quantas vezes você já esteve do outro lado?
O primeiro ponto que precisamos avaliar é quantas vezes fomos críticos com alguém de forma injusta e desnecessária. Muitas vezes com pessoas que gostamos muito.
Tenho um fato que vivi há cerca de três anos que exemplifica bem. Estava pedalando e iria fazer 25km, como estava habituado a fazer aos domingos.
Acabo encontrando um primo que gosto muito, também pedalando. Eu estava quase terminando, no quilometro vinte e quatro.
Estávamos em ritmos diferentes, mas conversamos por alguns segundos. Descobri que ele já tinha feito o dobro da minha distância e sua meta era chegar aos 100km. Seria a primeira vez que ele faria isso.
Minha única reação foi perguntar se aquilo não era muito e porque ele estava fazendo aquilo. Não lembro da resposta e nos separamos. Logo em seguida, me arrependi bastante.
Tudo que meu primo precisava era de apoio ou ao menos silêncio. E veja, não é todo mundo que consegue pedalar 100km. Ele estava fazendo algo admirável.
Minha pergunta soou como uma crítica, mas na verdade representava uma frustação pessoal. Sem parar para pensar, meus 25km pareciam estar sendo humilhados pela meta que ele bateria em pouco tempo.
A primeira coisa que fiz quando o vi, foi pedir desculpas. Ele disse que não tinha problema e que não interpretou nada de errado com minha pergunta, mas na verdade nunca vou saber como ele se sentiu naquele momento.
O fato é que este tipo de situação é comum toda vez que nos colocamos em destaque.
Quando conseguimos fazer algo que as pessoas não conseguem, até mesmo quem gosta da gente não vai reagir muito bem. Não é racional e nem significa que as pessoas não torcem pela gente.
Assim, peço que tente lembrar a quantidade de vezes que você estimulou alguém a desistir. Que fez um comentário ruim onde a pessoa que você gosta só esperava apoio.
Você virou uma crítica ambulante apenas por mudar
Viver não é fácil. A maioria de nós está insatisfeita e lutando com uma série de detalhes pessoais. No entanto, todo mundo está querendo melhorar.
No meio deste caos, muitas vezes conseguimos superar algumas de nossas adversidades e sair do outro lado. Só que as pessoas ao nosso redor podem continuar do mesmo jeito.
O fato de você mudar pode mostrar que é possível sair da situação que muitos dos seus amigos ou familiares também se encontram. É aí que você será criticado.
E muitas vezes, abandonar um hábito representa renunciar à conexão entre você e a outra pessoa. Ela perdeu uma companhia para algumas situações. Comum no caso do fumo, bebidas e alimentação.
Ao adquirir uma nova rotina, você também vai deixar de estar presente em alguns momentos. A corrida vai ser na mesma hora do churrasco ou happy hour.
E claro, tem o caso de você ter se tornado um chato e passou a criticar todo mundo que tinha o comportamento que era seu há pouco tempo. Fala constantemente de si mesmo e oferece muitos conselhos.
Esses casos e outros vão fazer com que as pessoas de início te critiquem, façam piada ou simplesmente sejam indiferentes. Quando você esperava apoio ou elogios, pois sabe que não está sendo fácil.
Também não se esqueça de considerar o caso de você estar completamente equivocado. Mentores e pessoas que respeitamos nos ajudam a pôr o pé no chão.
Quem é cego para críticas e acha que está sempre com a razão, dificilmente conseguirá atingir uma vida plena. Talvez as críticas sejam mais ricas do que os elogios.
Enfim, você já deve ter estado dos dois lados de todos os exemplos citados. Como se sentiria se seu amigo que está melhorando, e as vezes até te ajuda a melhorar também, simplesmente te virasse as costas quando você pisasse na bola?
No entanto, cuidado com as pessoas tóxicas
Uma coisa é entender que a vida é complicada para todo mundo. E que este fato pode fazer com que suas conquistas façam as pessoas reagir mal, de uma forma que não podem controlar.
Por outro lado, existem pessoas tóxicas. Aqueles que não querem o seu bem ou os que estão em uma situação complicada demais.
Existe casos que alguém já cavou um buraco fundo demais para viverem. Qualquer outra pessoa sem o
Às vezes é preciso reconhecer que algumas pessoas, que até gostamos e gostam de nós, precisam sair de nossas vidas. Para que os dois lados tenham a oportunidade de melhorar.
Nossa energia pode ser desgastada por companhias difíceis. A habilidade de saber não se deixar afetar ou se afastar quando for o caso é essencial para que você mantenha o seu bem-estar.
Quando não for uma opção se afastar, faça o máximo para não deixar o tempo de convivência passar do que você é capaz de suportar.
No fim, se torne inspiração
Duas coisas que são comuns quando se está em um caminho acelerado de mudança. Primeiro, a surpresa com as críticas, que já abordamos. Segundo, é o sentimento de que as pessoas devem seguir seus passos.
Ficamos frustrados com o fato de que quem gostamos não conseguem enxergar que é possível sair daquela situação. É comum respondermos com conselho quando alguém desabafa ou reclama da própria vida.
No entanto, cada um tem objetivos e momentos de vida diferente. É difícil entender os fatores que te fizeram superar uma adversidade. Queremos acreditar que sabemos a fórmula que funcionou para nós, mas é muito mais complicado que isso.
Você mesmo vai tropeçar em situações que acha que já estão resolvidas. Assim, o caminho mais eficiente de ajudar é virar inspiração.
Estimule as pessoas ao seu redor a perceber que é possível. Se mantenha firme por tempo suficiente para perceberem que algo mudou e que eles podem mudar também.
Mantenha-se admirável de verdade e as pessoas irão notar.
Ao ser perguntado, responda. No entanto, não existe a necessidade de jogar milhares de conselhos em alguém que só quer desabafar.
Imagine se durante uma conversa com alguém passando uma dificuldade eu só soubesse falar sobre este site que escrevo. Seria um diálogo insuportável.
Conclusão
Esperamos por apoio e torcida das pessoas que são importantes para nós. Porém, quando isso não acontece, existem diversos motivos além de má intenção.
Temos de compreender que a outra pessoa pode estar em uma dificuldade, com razão ou apenas é alguém que está na hora de nos afastarmos.
Simplificar e crer que todo mundo que nos critica não quer nosso bem e devemos nos afastar, não é uma decisão madura. As relações interpessoais serão sempre complexas e não permitem uma única solução perfeita para todo caso.
Entender que pouco das reações que você causa nas pessoas tem a ver com você, pode ser libertador. Seja motivo de inspiração e não conflito. Sua paz de espírito será um resultado inevitável.