Tópicos Abordados V
Dizem quem um bom observador consegue tirar aprendizado dos mais simples eventos. Não sou este tipo de observador, aparentemente.
Estava navegando pela internet e me deparei com o fato de a grande maioria de espécies de árvores crescerem por toda a vida.
A informação era uma imagem que dava a entender características das árvores que poderiam servir de inspiração para todo mundo. Acabei indo além e analisando cada uma das características, além de outras que a imagem não tratava.
A verdade é que a natureza esconde um aprendizado em cada detalhe. Hoje eu quero compartilhar o que se pode aprender com as árvores.
Nunca pare de crescer
Trabalhei 7 anos no mesmo lugar e fazendo quase sempre a mesma coisa. Algo parecia fora do lugar, mas nada que me incomodasse.
Porém, motivado por um sacode externo, comecei a me questionar: o que tinha aprendido neste tempo todo?
Várias coisas, é verdade. Porém, além de bem devagar, a maioria delas não me interessavam. E o que me interessava aprender, não aprenderia onde estava.
Crescimento para nós é sinônimo de aprendizado. Quando paramos de aprender, paramos de crescer. É aí que a vida começa a perder seu brilho.
Resolvi mudar esta história. Porém, senti que precisava ter maior poder de decisão sobre meu tempo para manter este aprendizado.
Assim, era hora de pedir demissão. Só que ao ter liberdade em relação ao tempo, não quer dizer que vamos tomar boas decisões.
Minha dúvida era o que aconteceria se não tivesse ninguém me cobrando, além de mim mesmo. E o que me ajudou a lidar com o medo de pular fora? Praticar minha disciplina.
Tive de começar a estudar e explorar sobre alimentação, horário de dormir, exercícios e aí fui absorvendo cada vez mais técnicas. O que compartilho neste site é minha jornada.
Até chegar ao ponto que estou hoje, foi muita tentativa e erro. E ainda hoje, tenho muitas dificuldades que lido diariamente.
Porém, aprendi minha lição que a natureza sempre tentou me mostrar ser o caminho. Como as árvores, espero crescer até meu último suspiro.
A importância das suas raízes
Já parou para imaginar o tamanho e força da raiz de uma árvore para sustentar tanto peso?
E por fora uma árvore pode até parecer saudável. Se debaixo da terra as coisas não estiverem indo muito bem, tudo por cair por terra em pouco tempo.
E como poderíamos cuidar melhor e fortalecer nossas raízes? Podemos abordar esta questão por diferentes pontos.
O primeiro, seriam nossos fundamentos. Precisamos avaliar nossa saúde e como oferecemos cuidados básicos ao nosso corpo.
Sem uma boa alimentação, exercícios, descanso, equilíbrio mental, podemos até ser uma árvore bonita por fora. Porém, em pouco tempo não vamos conseguir nos manter em pé.
Por outro lado, podemos utilizar a palavra raiz como sinônimo de origem ou laços.
Nossos laços familiares e de amizade são reforçados? As pessoas a nossa volta podem contar conosco ou somos nós que precisamos da ajuda delas o tempo inteiro.
Prioridades, se livrar do que não importa e se planejamento
Você já parou e observou o comportamento das árvores no outono? É impressionante o processo de secagem a morte das folhas da maioria delas. Com a redução da luz solar e diminuição da temperatura, muitas espécies de vegetais sabem que é a hora de se preparar para o frio do inverno.
Temos muito orgulho de sermos a espécie mais inteligente do planeta. Cada geração vive acreditando que é muito mais bem preparada do que a anterior.
Porém, a verdade é que as árvores colocam a gente no bolso com o simples fato de secar e se livrar das suas folhas antes do inverno.
Primeiro, sabem se planejar para o futuro. O inverno já está chegando e acontece todo ano. As folhas precisam ser abandonadas para garantir que a árvore resistirá por toda a difícil estação.
Segundo, demostram a necessidade de saber priorizar o que é importante. Sacrificar uma parte para conservar o todo, se adaptando para o novo cenário é um aprendizado enorme.
Por último, esta característica é um show de planejamento. As folhas não caem quando o inverno chega. Elas caem muito antes. Do contrário, seria tarde demais.
Não tenho como não pensar sobre eventos que acontecem todo dia, semana, mês etc., que eu poderia evitar com um pouco de priorização e planejamento.
E pense o tanto de memórias, mágoas, hábitos e crenças que carregamos por aí e não nos servem mais. Quem não queria ser um pouco mais como as árvores?
O tempo te faz mais forte
Vemos o envelhecimento como algo prejudicial. Inclusive estamos acreditando que a palavra “velho” tem uma conotação negativa. A publicidade tem até evitado o termo e procurado outros para se referir a pessoas.
A palavra significa simplesmente algo que tem muito tempo de existência. Como que deixamos que isso fosse algo negativo?
Não consigo enxergar as árvores perdendo prestígio entre seus pares por números do calendário.
Com os tempos elas fincam mais suas raízes, se aproximam mais do céu e engrossam e endurecem seu caule. O tempo as torna mais preparadas para lidar com a vida e não tem nada de negativo nisso.
Doar sem esperar nada em retorno
Estou escrevendo este texto, após o almoço. E se você está lendo este, é capaz que já tenha lido minha experiência com o jejum intermitente ou o meu relato com a dieta cetogênica.
O fato é que eu já não era fã de doces. Depois de mudar minha alimentação, ele ficou cada vez mais raro em minhas refeições.
Assim, quando recorro a uma sobremesa, geralmente é uma fruta. Tinha acabado de comer uma banana quando voltei a escrever este texto.
Foi aí que comecei a pensar o tanto que a existência da fruta não gera benefício nenhum para a árvore que a gerou. Esta é uma forma totalmente desapegada de expectativa de garantir a perpetuação da espécie.
Nós somos totalmente diferentes. Até quando fazemos algo que parece ter total desapego, no fundo não dificilmente faríamos se nos sentíssemos muito mal.
Esta é uma questão filosófica antiga. Mesmo quando fazemos algo a alguém sem esperar nada em retorno da pessoa beneficiada, fazemos porque sabemos que vamos nos sentir bem.
Mais um ponto no comportamento das árvores que podemos aprender demais.
Em resumo
Procurar motivos no comportamento das árvores para nos inspirarmos pode parecer bobagem. Porém, a natureza resiste aos mais diferentes desafios por motivos muito claros.
Negar que alguns comportamentos podem ajudar muito nosso dia-a-dia e é abdicar da responsabilidade de que podemos mudar nossa realidade.
Se pararmos para observar um pouco, veremos que a nossa volta está tudo que precisamos saber.