Tópicos Abordados V
Eu tenho uma dificuldade muito grande de dizer em uma conversa como que alguém deveria viver a própria vida. Eu não sei dar conselhos. Não me sinto confortável.
Como vou conhecer alguém o suficiente para poder dizer por onde alguém deve caminhar? Qual é a melhor solução para ela?
As pessoas são muito diferentes. Mesmo quando parecidas, cada um tem seu tempo e forma de viver sua vida. Nem tudo que serviu para mim, servirá para outras pessoas.
O que serviu hoje, não serviria anos atrás. E comunicar de uma forma que a outra pessoa não receba como crítica é uma arte que eu não aprendi ainda.
Assim, tenho uma enorme dificuldade de sugerir algo que possa ser a solução para o problema específico de alguém.
Pelo menos é o que acredito hoje. Só que eu vejo ao me redor casos em que um conselho acaba transformando uma vida.
Será que eu não sei algo que poderia ajudar muito alguém e por medo acabo não compartilhando?
Foi aí que decidi contar abertamente sobre minhas experiências por aqui. Os textos são quase como se eu estivesse falando comigo mesmo. Quem tiver interesse, vai poder vir ao site, ler e julgar se serve ou não e seguir alguma coisa.
Entender este meu comportamento e as dificuldades que tive para chegar até aqui foi o que me inspirou a escrever este texto.
Estar preparado para mudar
Uma das coisas que mais acredito é que eu não tenho muita ideia do motivo de ter hábitos que me dão a oportunidade de ter uma qualidade de vida maior que a da média.
Eu sei que algo além da minha compreensão aconteceu em algum momento e isso tornou possível eu ser quem sou hoje.
Ao acreditar nisso, sou bastante grato pela minha situação atual, suportada pelas decisões que tomo quase todos os dias. Essas decisões têm melhorado cada vez mais como o passar do tempo, mas existem épocas que dou alguns passos para trás.
Quando mais eu as me entendo, mas eu vejo como posso moldar minha vida para um estado melhor que o anterior. Em outros momentos, parece que tenho que começar tudo do zero.
Só que eu não consigo identificar nas outras pessoas o momento certo para inserir uma mudança. Como eu vou saber se uma pessoa que vem tentando emagrecer desde toda sua existência realmente está disposta a tentar? Será que o problema é falta de informação ou algo mais profundo?
Nós falamos que queremos mudar a todo tempo, mas é muito difícil saber se isso é da boca para fora. Se o momento realmente chegou ou algo totalmente diferente precisa ser atacado antes da situação mais aparente.
Assim, ao publicar minhas experiências, aumento a chance de encontrar alguém que esteja no momento certo de mudar. Talvez a única coisa que a esteja impedindo de alcançar um objetivo seja informação.
Não estou impondo nada, não estou julgando o momento ninguém, estou apenas me dando a chance de poder estar na hora certa com a informação certa na vida de alguém.
Eu também já usei todas as desculpas que escuto as pessoas usarem
Como eu disse, não sei o que causou a possibilidade de eu aceitar que podia melhorar meus hábitos. Qualquer um deles. Até pouco tempo atrás eu era igual a todo mundo que conheço em muita coisa e estava sempre dizendo que não conseguia algo.
As vezes achava que não era a hora certa, que outros fatores além da minha vontade me impediam de conseguir algo.
Dá para culpar todo mundo: a família, a falta de tempo, a falta de dinheiro, a falta de saúde, a falta de capacidade. Tem gente que culpa o excesso de algumas dessas coisas também.
Qualquer desculpa é válida na hora da gente acreditar que não é a hora de mudar alguma coisa que sabemos que já deveríamos ter mudado tem tempo.
No entanto, percebi que toda desculpa que eu usava, ao invés de um problema, tinha sido um trampolim para outra pessoa que estava em uma situação muito mais complicada que a minha.
Vivemos a vida tentando nos livrar da responsabilidade de podermos mudar. Inventar desculpas é uma habilidade que todos possuem.
Parece que já vem programado na nossa mente. No entanto, algumas pessoas superam seus desafios todo dia.
Assim, ao construir este site, eu consigo compartilhar técnicas que ajudaram pessoas nas mais diferentes situações a alcançarem feitos extraordinários.
Compartilhar histórias inspiradoras e formas de superar os mais diversos problemas pode ajudar outras pessoas a se inspirar também.
Compartilhar meu bem-estar
Quando olho para as pessoas ao meu redor, sinto que a maioria das pessoas não deram a mesma sorte que eu.
Problemas das mais variadas naturezas acabam refletindo diretamente na saúde de cada um. No fundo, sinto que poderia ajudar, mas será que poderia mesmo?
É muito difícil ver quem a gente gosta sofrendo com um problema que a gente não tem, ou acha que não tem.
Só que é muito fácil achar que se estivéssemos na pele da pessoa, nos resolveríamos facilmente a situação. Essa é a hora que nos sentimos confortáveis de dar um conselho.
Contudo, mais que desejasse que as pessoas pudessem estar compartilhando do bem-estar que tenho hoje, as vezes que tentei interferir de forma direta, não tive sucesso.
Fora o fato de não conseguir me desligar da possível arrogância de achar que estava dando alguma solução, mas que na verdade não funcionaria.
Assim, gostaria muito que todo mundo conseguisse se alimentar melhor, fazer exercícios, dormir bem, encarar a vida de forma mais positiva, se relacionar melhor com sua vida financeira, se relacionar melhor com as outras pessoas, com etc.
Porém, não sei a hora certa de mudar e que ponto cada um deveria trabalhar primeiro. Sem falar o tanto de dificuldades que eu mesmo tenho.
Desta forma, só me resta compartilhar cada coisa um pouco. Em muitos temas que eu mesmo ainda estou longe de chegar em um ponto satisfatório. Talvez posso encontrar pessoas na mesma jornada e melhorar a minha própria.
Existe muita informação boa em inglês
Ao pesquisar sobre cada hábito que gostaria de melhorar, a quantidade de conteúdo é enorme. Muitas vezes os conteúdos são conflituosos. Existem estudos de tudo quando é tipo, provando todo argumento possível, de lados contrários e ao mesmo tempo.
Exige muito esforço de quem estuda a leitura aprofundada. Por outro lado, a quantidade de conteúdo recente e mais debatido, em geral não está em português.
Um cenário que encontro em português é que por vezes estudos são citados nos textos, mas dificilmente são colocados para consulta. Geralmente, quando existe fonte, é um profissional da área escolhido de forma aleatória.
Nem temos como saber se é um especialista no tema específico. Como se um médico ou nutricionista estivesse apto a falar de tudo e como se todo profissional entendesse do que fala.
No entanto, em inglês eu acabo vendo uma diversidade de informação maior. A maior parte de estudos conduzidos com grupos controlados, abordando vantagens e desvantagens da dieta está neste idioma.
É prova de maior qualidade do conteúdo? Talvez não, mas aparenta ser bem mais sério e profundo que muito conteúdo em português por aí.
Enfim, uma das razões que me motivaram a começar a escrever por aqui, foi para trazer estas abordagens do conteúdo em inglês para pessoas que apenas tem a chance de pesquisar em português.
Você pode sentir falta de referencias em português, por isso. Se for o caso de conhecer um conteúdo bacana em português, não deixe de me dar um alô.
Motivação para continuar explorando minhas fragilidades
Não é porque estou escrevendo por aqui que toco uma vida cheia de hábitos perfeitos. Inclusive algumas coisas que estão indo muito bem por um tempo, podem acabar indo ladeira abaixo em outros períodos da vida.
No entanto, uma coisa é certa. O conjunto de coisas que faço está na média me movendo para frente. Tenho certeza de que os dias futuros sempre guardam algo melhor que os dias de hoje.
Escrever sobre o assunto me ajuda a manter na linha para não deixar a peteca cair. Não é só o fato de saber que alguém pode estar lendo e eu querer manter uma imagem.
É quase que escrevendo para mim mesmo, me convencendo todos os dias de que é possível. Uma rotina em que exploro e converso com minhas dificuldades.
Escrever sobre o assunto também me ajuda a me manter atualizado com possíveis novidades. Situações que eu ainda não tinha considerado ou que do jeito que eu estou fazendo não parece ser mais a melhor opção.
A verdade é que este site pode me ajudar em seguir em frente tanto quanto pode ajudar as outras pessoas. Eu sou o primeiro usuário dele e sempre serei um. Este é meu desejo.