logo

logo do seus hábitos
^

fundamentos

10-07-2020

Bruno Barros

Técnicas que irão te fazer aproveitar a opinião dos outros e não sofrer com elas

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
mulher reflentindo

Lidar com a opinião das outras pessoas não é uma tarefa fácil. Podem ser conselhos que nos farão ou críticas sem fundamentos. Podem ser expectativas sobre quem somos ou então de que caminhos devemos percorrer.

Mesmo vindo de pessoas desconhecidas ou de quem temos a mais alta estima, opiniões podem acabar com nosso dia.

E dizer que você precisa controlar suas emoções ou confiar mais em si é tão útil quanto dizer para um fumante que fumar faz mal à saúde.

A verdade é que não é apenas uma questão de personalidade sofrer com críticas ou não. Uma série de hábitos te tornam melhor para lidar com este tipo de situação.

Já adianto, avaliar imediatamente os defeitos de quem te critica é o pior caminho. E este texto vai te mostrar que pode ser mais fácil do que parece.

Entenda as críticas

Uma coisa é certa, faça algo ou não faça, você será criticado. Porém a diversidade de críticas tem origens muito diferentes. Entender este processo faz com que muitas críticas sejam ignoradas.

E mesmo que comece a fazer e acha que merece elogios, também vai receber uma boa dose de opiniões negativas. Às vezes, disfarçadas de conselho.

Este é o pior tipo. Críticas que surgem de onde menos esperamos nos impacta muito. Quando esperamos um elogio de nossa família, por exemplo.

A maioria dos motivos das críticas não tem a intenção de machucar. Você pode educar as pessoas cada vez mais em mudarem.

Porém, ainda é mais eficiente começar por você. Aqui vai uma lista de motivos das pessoas darem opiniões que você não vai encarar como bem-vindas:

  • Sofrem por terem o mesmo comportamento e inconscientemente criticam quando o veem em outra pessoa.
  • Sofrem por verem o defeito e reagem com uma crítica, nas esperança que isso vá mudar alguma coisa.
  • Criticam para reciclarem os próprios defeitos, parecendo mais sábios. Principalmente se enxergam alguma hierarquia no processo, como um irmão mais velho, pai, mãe etc.
  • Se sentem ameaçados por suas mudanças. Provavelmente sem perceber. Seu progresso é prova de eles poderiam mudar também.
  • Elas estão tristes, insatisfeitas ou em algum estado que são incapazes de verem qualquer coisa positiva em si ou nos outros.
  • Elas são realmente ruins mesmos e se sentem melhor em te ver se sentir mal.
  • Tem maior conhecimento sobre sua situação e conseguem ver facilmente as falhas do seu plano.
  • Estão competindo com você e precisa te tirar do jogo.
  • São pessoas que vivem em outra estrutura de valores e sua própria existência os ofende.

Esta lista pode ser infinita. Entender diversos motivos e que a maioria deles não tem nada a ver com você é uma prática que irá aumentar sua resistência às críticas.

Ter clareza sobre suas qualidades e defeitos

Como ser imune a opinião dos outros se você sabe quem é ou o que quer? E acredite, sempre teremos dúvidas sobre nossos valores e fraquezas.

Porém, isso não quer dizer que algumas características já não estejam sólidas.

Ao saber seus valores, críticas que vão contra eles podem ter dois resultados. O primeiro é que você está completamente errado sobre sua própria imagem.

É aquela pessoa que se embriaga e dirige, só anda em alta velocidade, não paga IPVA e acredita que é extremamente correta. Ao ser criticado neste âmbito, é do tipo que se enfurece e perde o controle.

O segundo é o que você vai se encaixar, já que está lendo este texto. Terá certeza que a outra pessoa está enganada. Provavelmente a opinião é embasada em um defeito de quem critica.

Assim, seu humor não será afetado.

Por outro lado, também precisa saber seus defeitos. Se alguém criticar algo que você também percebe como um problema, use a oportunidade.

É capaz que se você disser que concorda e falar o que está fazendo para mudar, a outra pessoa irá entender o erro que está cometendo.

Primeira técnica para ter na manga

Tenha registrado ao menos 10 características positivas que você sabe que tem. Este retrato que você tem de si precisa estar sempre acessível.

Depois escreva outras três características que precisa melhorar. Se a opinião de alguém que te ofende se encaixa aqui, você só encontrou alguém que concorda com você.

Não confie na sua memória e economize a energia de ter de ficar pensando nisso várias vezes. Escreva em um papel ou salve no celular.

lista de itens

Embaixo da lista, coloque o nome de duas ou três pessoas que você admira, gosta e que provavelmente concordariam com sua lista.

Agora você já registrou como se enxerga e tem testemunhas. Não é qualquer opinião de quem não te conhece que deve ferir isso.

Segundo exercício

Reserve uns 15 minutos por dia e sozinho siga as etapas seguintes:

1️⃣ Levante todas as opiniões que te incomodam. Assuma que o que foi falado é tudo verdade e registre que pode aprender com isso.

Por exemplo, mesmo que digam que você é preguiçoso e você não seja. Avalie como pode fazer mais com seu tempo. Se sinta grato pelas características que provam o contrário.

Se disserem que seus planos são furada, avalie a possibilidade de torná-los mais sólidos.

2️⃣ Agora é avaliar a situação: entendeu realmente a opinião ou está preenchendo lacunas com a sua própria? A pessoa falou por ignorância ou maldade? Se era uma crítica, esta pessoa não estava me usando para criticar a si mesmo?

Você precisa construir a credibilidade da opinião para poder fazer a melhor pergunta: essa opinião me incomoda por que eu concordo com ela?

3️⃣ As duas etapas já são o suficiente para você agradecer e perdoar as opiniões que te ofereceram este momento de reflexão.

Compreenda que quem dá opiniões vive tantas dificuldades quanto você. Muitas vezes uma crítica faz mais mal a quem critica.

Feche os olhos, imagine todos que te criticaram e repita em voz alta ou em sua mente: que sejam felizes e livres de todo sofrimento.

Pegue tudo o que parece útil para usar na sua vida e agradeça em sua cabeça a oportunidade que teve de encontrar isso.

Não adianta fazer apenas uma vez

homem escrevendo

Ao final do exercício, você estará melhor, mas não é pílula mágica. Quanto mais dias fizer, mais eficiente será. Considere inserir em sua rotina matinal.

E lembra da suas caraterísticas que você definiu? Leia novamente. Se ainda estiver restando algum incomodo, acione as testemunhas e conte o que está acontecendo.

Certamente elas lhe oferecerão diversos motivos para que você deixe as opiniões de quem te conhece menos de lado.

Continue com seu dia. Ao repetir o exercício anterior por algumas semanas, ele vai ficar cada vez menos estruturado.

Assim que ouvir uma opinião, esta lista vai passar automaticamente por sua cabeça e você não precisará repetir tantas etapas.

Conclusão

As críticas que recebemos muitas vezes não tem relação conosco. São apenas uma forma das pessoas lidarem com os próprios defeitos.

Outras vezes, são apenas nossas próprias inseguranças interpretando algo que sequer foi dito.

Porém, aprender a lidar com a opinião dos outros é um hábito que podemos aprender como qualquer outro.

Algumas técnicas investidas com poucos minutos diários não só irão fazer opiniões deixarem de serem um peso, mas irão se tornar uma fonte de crescimento.

A grande vantagem neste aprendizado é que também passamos a perceber que fazemos a mesma coisa.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

    Livros mencionados²

      **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

      **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

      O

      Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

      Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

      Ou prefere nos acompanhar?

      Salvando
      ✔ Sucesso✘ Erro!

      Ler depois? Arraste e solte aqui!

      homem pensando e ilustração de cérebro.
      Siga ↠
      Siga ↠
      0