logo

logo do seus hábitos
^

fundamentos

15-05-2019

Bruno Barros

O hábito de lidar com as críticas: elas irão surgir de onde você menos espera

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
Mulher apontando com aparência crítica ao leitor

Você começou a mudar de hábitos. Chega a um ponto que jamais imaginou e fica muito feliz. Está emagrecendo? Ganhando músculos? Gastando apenas com o que te faz bem? Abriu o negócio dos seus sonhos e ele está decolando? Parou de fumar?

Seja o que for, é provável que comece a contar para todo mundo como está se sentindo bem. E o que mais queria é que todos à sua volta comemorassem contigo, certo?

Bom, talvez seja necessário regular suas expectativas. Provavelmente muita coisa vai acontecer de um jeito fora do esperado.

Primeiro a parte boa

Vamos começar com a parte boa. Para sua surpresa, pessoas que menos esperamos irão comemorar com a gente quando perceberem que algo está mudando e dando certo.

Elas vão sentir as mudanças e se aproximar para tentar entender como fizemos e quem sabe mudar também.

É capaz que você consiga contagiar uma delas. Alguém que pode acabar seguindo o mesmo caminho, motivadas por sua história.

O sentimento será ótimo, quando vierem te agradecer por terem conseguido os mesmos ou melhores resultados.

Com a mudança de hábitos, seus gostos também vão mudar. Assim, você vai encontrar afinidades com pessoas que sempre estiveram por perto, mas você não tinha muito contado.

E novos hábitos geram outros diferentes hábitos. Essa outra rotina acaba te apresentando pessoas que certamente te levarão a lugares que você nunca esteve antes.

Em qualquer fase da vida, isso é energizante!

E o lado ruim?

O lado ruim é que serão poucas as pessoas que te conhecem hoje que irão embarcar em sua felicidade.

A maioria vai te criticar ou simplesmente nem reagir. Afinal, elas têm uma imagem formada de sua pessoa e não é fácil ver o mundo mudar enquanto continuamos os mesmos.

Independente dos fatos que suportam seu novo comportamento. Isso vai doer mais ainda quando vier de pessoas próximas.

É aqui que o lado bom pode prejudicar. Afinal, você começa a perceber que quem pouco te conhece irá te apoiar e querer ouvir o que está acontecendo.

Porém, as pessoas que você gosta estão se afastando ou apenas criticando. Parece que torcem para seu fracasso.

Não caia no erro de achar que estas pessoas não gostam de você e comece a criar um ressentimento em relação a quem você gosta.

É fácil dizer que basta se afastar de quem não te ver vencer. Somos muitos mais complexos do que essa simplificação das nossas relações.

Sem ninguém perceber, você virou uma crítica ao comportamento de muita gente ao seu redor. Apenas por existir, virou uma prova de que é possível mudar.

A armadilha está no fato de não percebermos que não tem a ver com a gente. Digamos que tenho um amigo que sempre converso sobre o fato de o dinheiro nunca durar até o final do mês. Estar no vermelho é nossa piada. É algo que nos aproxima.

Se ele agora vive no azul, quer dizer que eu deveria mudar também? Inconscientemente me sinto atacado.

O problema deixou de ser normal e agora tem solução. Passou a ser responsabilidade minha continuar como está.

A base da relação pode ser o mau hábito

Pessoas bebendo cerveja

As críticas serão mais pesadas e provavelmente será mais difícil de lidar neste caso.

Quando a base da relação é pautada pelo mau hábito que você está tentando abandonar. Como no exemplo dos dois amigos endividados.

Temos casos mais complicados. Imagine que você queira parar de fumar e todos os seus amigos fumam.

A chance de alguém embarcar na sua jornada é pequena. Inclusive, todas estas pessoas podem começar a evitar sua companhia e não te explicarão o motivo.

A maioria das mudanças que interessam, geram um impacto muito grande em como nos relacionamos.

Pense o tanto que sua forma de se alimentar, sua forma de gastar dinheiro, o tempo que você prioriza para sua rotina pessoal, influenciam a forma como você interage com as pessoas.

Será pior quando você estiver precisando de apoio

Uma situação que agrava muito o impacto destas críticas é que elas provavelmente acontecem quando você mais precisa de apoio.

Digamos que você esteja 20kgs acima do peso. Ao bater sua meta, as pessoas à sua volta te usariam como uma boa referência de quem perdeu peso.

Por exemplo, se eu pesasse 100kgs, meus amigos iriam achar que eu estou acima do peso. Com 80kgs eles vão querer ser iguais a mim e eu me tornaria um bom exemplo. O desafio é o caminho dos 100 para os 80.

Se feito de uma forma correta, quando os primeiros 5kgs forem vencidos, sua rotina já deve ser capaz de fazer você chegar nos 80kgs. Será só manter e ajustar.

No entanto, ninguém te vê como um exemplo ainda. Não faltarão oportunidades para criticarem a forma que você está se exercitando, se alimentando, evitando lugares que te davam prazer etc.

Na cabeça dos outros, o mais comum é acharem que não vai dar em nada. Você provavelmente precisa mais de apoio nos primeiros dias que parou de fumar. Só que todo mundo te vê como um fumante que não vai conseguir parar.

E de uma forma ou de outra, sua nova rotina impacta as pessoas a sua volta. Seja uma crítica indireta ao comportamento delas ou porque perderam o amigo da cervejinha na quarta à noite, que foi correr no parque.

Faça mais e fale menos

A situação já não é das mais favoráveis, então é importante que você se dedique a não piorar ainda mais. Coisa que muita gente faz e ainda fica surpresa com o resultado.

Investimentos tempo em convencer as outras pessoas que nossa solução é também o que elas precisam.

Se não é seu caso, certamente conhece alguém assim. Aquela pessoa que começou a fazer algo de diferente e já está na orelha de todo mundo dizendo que elas têm de seguir o mesmo caminho. Antes mesmo de qualquer resultado.

Se você já iria ser criticado, agora é que vai ficar pior. Se preocupe em lidar com seu caso primeiro, pois ele já deve ser complicado o suficiente.

E mesmo que os resultados comecem a aparecer, não quer dizer que está na hora de sair convencendo todo mundo. Entender que você mudou e não os outros, faz parte do processo de mudança.

Pode parecer simples, mas não é. No meu caso, é por isso que crio o conteúdo do seus hábitos. Para lidar melhor com este comportamento.

Você certamente já esteve do outro lado

Macaquinho se olhando no espelho

Que apesar de ter três filhos, ter um emprego e um negócio próprio, leva a vida como se tivesse tempo de sobra.

Seja compreensível. É fácil viver em um mundo que todos querem parar de fumar, mas só reclamam e não conseguem ir muito além disso.

Contudo, é muito difícil viver em um que aquele seu amigo que você jamais imaginaria parar, simplesmente parou. E mais, agora ele é um triatleta.

Todos nós já sofremos em conviver com estas pessoas. Às vezes, nos juntamos à outras pessoas apenas para criticar.

A vida é um negócio complicado. Assim, quando encontramos alguém que parece estar dando um jeito nesse negócio melhor que a gente, vai nos incomodar.

Pense se você já não agiu da mesma forma quando um amigo estava mudando. Sabe quando alguém diz que está parando de beber e a gente enche a paciência que um copinho não vai dar em nada?

Siga firme e sua versão antiga será esquecida

O que defendo é que você não leve a mal as críticas. As pessoas apenas não estão acostumadas com esta sua nova versão.

Elas também sofrem com promessas que nunca viraram nada em suas próprias vidas. Do mesmo jeito que você ainda faz em alguns aspectos, já fez e talvez fará novamente.

Saiba que as pessoas que valem a pena entenderão que esta é sua nova identidade e se acostumarão. Começarão a perceber os resultados e ficarão felizes mais cedo ou mais tarde.

No fim, você só precisa ter paciência e esperar. As críticas vão até te ajudar a ter clareza do seu comportamento antigo que você não quer mais ter.

Aprender a utilizar os comentários como combustível. Será fundamental. Pois sim, você será criticado e será de onde você menos espera.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

    Livros mencionados²

      **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

      **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

      O

      Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

      Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

      Ou prefere nos acompanhar?

      Salvando
      ✔ Sucesso✘ Erro!

      Ler depois? Arraste e solte aqui!

      homem pensando e ilustração de cérebro.
      Siga ↠
      Siga ↠
      0