logo

logo do seus hábitos
^

fundamentos

05-05-2019

Bruno Barros

Nenhum esforço garante resultado

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.

Temos a crença de que se estamos tentando algo, devemos conseguir o resultado que esperamos. Se achamos que estamos fazendo nossa parte, as coisas vão dar certo.

Tem outro grupo. Aqueles que dizem já ter tentando de tudo. Mesmo assim, não conseguem perder peso, serem promovidas, pararem de gastar com bobagem etc.

Acabam chegando à conclusão que devem desistir e parar de perder tempo, pois as coisas só dão certo para os outros.

Porém, a verdade é que nenhum esforço garante resultado. No entanto, desistir não é a melhor opção.

Homem fazendo careta e segurando muito peso

Como saber o esforço mínimo?

O parâmetro de esforço necessário para se atingir algo é muito pessoal. Primeiro temos o fato de sermos mestres em nos enganar sobre o que será necessário fazer.

Se estou achando difícil, é muito fácil achar que estou fazendo o necessário. Posso acreditar que se vou à academia todo dia, o óbvio é que vou emagrecer.

Não durmo quase nada, não como direito, não acompanho o progresso. Tem também aquela bebida ou alimentação exagerada depois de um exercício.

Afinal, eu mereço, não é? Depois de tanto esforço. É claro que sim. Neste cenário, acreditar que vai dar certo é só mentir para si mesmo.

Porém, coloco isso na cabeça e acredito que os resultados têm de aparecer em um mês.

Esquecemos que este tipo de esforço mínimo é diferente de eficiência máxima. Ficar duas horas em um mesmo exercício pode não ser a melhor opção para você.

E muitas vezes eu confundi uma coisa com a outra. Dez minutos de exercícios, quatro vezes por semana, podem ser exaustivos e com resultados muito bons, dependendo do objetivo.

O ponto de partida faz muita diferença

Ponto de partida

Precisamos de ter consciência de nosso ponto de partida. Um dos hábitos que trabalho em mim é ter altas expectativas quanto ao resultado de algo, mesmo ainda não tendo feito muita coisa.

As vezes isso me impede de começar alguma coisa, pois o começo não trará resultados. Ou então começo e paro um projeto constantemente.

Avalie seu ponto de partida. Correr um quilômetro pode parecer algo muito distante. No entanto, quem já corre 5km com facilidade, não terá muitas dificuldades em atingir os 10Km. Entender sua situação atual calibra futuras frustrações.

Isso é muito comum quando estamos falando de carreira. Abrimos um negócio ou entramos em uma empresa e rapidamente acreditamos que não estamos tendo o resultado que merecemos.

Também se esforce para não esquecer que as pessoas são diferentes. Um nível de esforço semelhante irá atingir resultados as vezes opostos para cada um.

Não é só que as pessoas respondem de forma distinta. O ambiente que cada uma delas estão inseridas e o ponto de partida também não serão iguais.

É muito importante saber se comparar consigo mesmo. Avaliar como você está evoluindo, antes de partir para qualquer competição.

O que é sucesso fica subestimado

Vamos usar um exemplo do emagrecimento, pois é uma situação que as pessoas procuram resolver com soluções rápidas e fáceis.

Digamos que você tenha tentado emagrecer e a balança ainda não deu resultado. A meta era emagrecer três quilos para entrar no verão com o pé direito. Depois de três semanas de exercício, a balança aponta aumento de um kg.

Este caso é comum e muitas vezes especialistas apontam que no começo de uma nova atividade física o ganho de massa é acentuado.

Apesar de não ser perceptível no visual, o aumento de peso é bom. Só que você desconfia que não é seu caso e ainda acha que o de ninguém é. Essa história de aumentar peso fazendo exercício do jeito que você está é papo furado.

Vamos exagerar e supor que que você não ganhou massa magra mesmo. Deu uma exagerada no final de semana, metendo o pé na jaca. Mas será que seu corpo é capaz de ingerir e armazenar um kg extra de gordura?

Capaz que esteja inchado de líquidos também, armazenados para processar todas as bobagens que comeu.

No entanto, acredita que seu plano de emagrecer está dando errado. Desse jeito, no começo do verão, não terá perdido os três quilos prometidos.

Essa é uma das avaliações mais pobres que poderiam ser feitas. Se analisarmos profundamente, pode existir um ganho de disposição, flexibilidade, força, melhora no sono e talvez mais.

Isso gerou uma melhora na relação com a família, amigos e trabalho. Talvez tenha conhecido gente e lugares novos.

Tudo isso pode ter melhorado, mas é difícil de perceber. Sua expectativa mira algo específico e o que é sutil fica difícil de se perceber.

Estas coisas nos chamam a atenção somente muito tempo depois de terem acontecido. É como quando você percebe que está apaixonado. Não sabe o dia que começou. Simplesmente acontece.

Assim é com um novo hábito. Um dia você vai olhar no espelho e sem perceber ele agora é automático. Às vezes vai se pegar esquecendo o tanto que era difícil no começo, inclusive.

O perigo de se apegar no que está dando errado

Barquinho de papel na água

Outro desafio de ficar amarrado a um único resultado é se apegar a um navio que já afundou. Temos uma grande dificuldade em largar algo que já investimentos nossos recursos. Seja dinheiro, tempo ou energia.

Isso fica muito complicado quando partimos para algum recurso maluco que alguém prometeu que daria certo. Quando compramos uma fórmula mágica e consideramos nossa última cartada.

Essa insistência limita o julgamento quanto a possíveis alterações no processo. Ajustes que podem ser realizados para melhorar o caminho não são considerados. Está dada a fórmula do fracasso, pois nenhum plano é infalível.

A clareza de entender o que está dando errado te permite perceber que metas podem ser abandonadas. No entanto, os processos não. Apenas melhorados.

Perde cinco quilos em uma semana é irreal e desistir da ideia é um bom caminho. Porém, refinar sua forma de manter um bom peso é sempre bem-vindo.

Para de julgar a vida apenas pelo resultado e confie no processo

Existe uma modalidade do poker, um jogo de cartas, que você recebe duas cartas que ninguém pode ver. Para montar seu jogo, você compartilha cinco outras cartas comunitárias.

A melhor combinação inicial é quando você recebe um par de ases (AA). A pior combinação é quando recebe um sete e um dois (72), de naipes diferentes.

Porém, uma a cada 10 vezes o melhor jogo vai perder para o pior. Uma a cada 100 vezes, o melhor jogo vai perder para o pior duas vezes seguidas. Entendeu o recado?

Um jogador de poker sabe que o resultado vem no longo prazo. Se ele mudar sua forma de jogar porque perdeu com um par de ases, ele acaba fazendo um compromisso com o fracasso.

A vida é muito mais complicada que um jogo de cartas. Nunca você jogará no melhor cenário possível.

Assim, precisamos parar de acreditar que o universo escolhe quem favorecer ou não. Considere estar preparado para a sorte te encontrar, e se preocupe apenas em evoluir constantemente.

Compareça e comemore os resultados positivos, sejam eles quais for. É sua disciplina, consistência e compromisso com mudar que vai te levar para frente.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0