Tópicos Abordados V
Já reparou o tanto que a forma de se alimentar influencia nossa vida social? Muitas amizades e relacionamentos são feitas e desfeitas em uma mesa repleta de delícias e tentações.
Porém, mesmo ao conversar com um nutricionista, pode ser que deixemos de lado o enorme peso que nossas relações oferecem ao cardápio que escolhemos.
Eu já testei algumas formas diferentes de me alimentar. Dietas ricas em carboidratos, dietas ricas em proteínas, low carb etc. Fora os diferentes protocolos de jejum intermitente.
Na maioria das vezes, os maiores desafios não eram quando eu estava em casa sozinho. Os eventos sociais é que são cheios de armadilhas e dificuldades.
Continue lendo e fique por dentro de como estes problemas podem acontecer.
Não comer é falta de educação
A gastronomia brasileira é famosa por sua diversidade. Cidades e mais cidades espalhadas por todo o país contam com um orgulho muito grande das iguarias locais.
Por trás de tudo isso, existe um grande prazer e orgulho de quem cozinha cada refeição. Recusar experimentar algo ou comer menos que a pessoa que nos recebe espera, é falta de educação.
Em minha família, existem diversas histórias engraçadas em volta deste hábito. Meus amigos, quando vinham para a minha casa, tinham de comer de tudo.
Frequentemente meu pai colocava mais comida no prato das pessoas quando elas elogiavam o sabor. Todos riam, como se não fosse nada demais.
Isso é muito mais comum do que se parece. Deixar de comer algo ao visitar um amigo ou familiar é uma ofensa em vários cantos do Brasil.
Aqui vão algumas dicas para lidarmos com o problema.
1️⃣ Eduque sua família sobre seus hábitos alimentares. Caminho difícil para alguns, mas o melhor deles. No começo pode ser mais complicado, mas a longo prazo vale a pena.
2️⃣ Planejar comer menos durante o dia que sabemos que um evento como este é inevitável. Se não ainda tem dificuldade de lidar com a opinião dos outros, basta diminuir a média de calorias antes da visita.
3️⃣ Veja seus familiares em seu território e não no deles. Procure ao máximo convidar estas pessoas para sua casa ou as veja em um ambiente neutro. Seu controle sobre a comida será muito maior.
4️⃣ Reduzir ao máximo este tipo de evento enquanto não pegou o jeito da nova dieta. Mudar nossa forma de se alimentar pode ser difícil. Não amentar o estresse na largada é uma saída.
5️⃣ Combine ou leve algum tipo de comida que você pode comer, sem considerar a dieta. Este ponto já pode ser ofensivo para alguns. Parece que você não gosta do que a pessoa lhe oferece. Considere se não é o seu caso.
Nossos amigos só se reúnem para comer e beber
Nossos eventos sociais são regados a comida e bebida. Pode ser na rua, em um bar ou restaurante, ou então na casa de alguém. Temos o hábito de conversar comendo algo ou segurando uma bebida.
Uma das formas de evitar o problema é virar o mestre do autocontrole. Em alguns ambientes, é fácil recursamos comer.
Experimentei jejuns intermitentes muito longos e mesmo assim conseguia sair para almoçar com colegas de trabalho.
Comece a sugerir eventos. Além de ser uma excelente dica para te colocar em movimento, pode ser uma forma de controlar as refeições disponíveis.
Sugerir caminhadas, pedaladas ou qualquer atividade ao ar livre que possa permitir uma boa conversa antes, durante ou depois, vale a pena.
Não esqueça de definir o tempo disponível e fuja dali. Algumas pessoas vão usar a atividade extra como desculpa para engatarem em um banquete desnecessário.
Sua carreira pode depender disso
Não estou falando sobre carreiras que envolvem comida, como cozinheiro ou alguém responsável por realizar festas de casamento.
Existem muitas carreiras que envolvem encontros com clientes ou colegas de trabalho constantes. Não considerar este fator na hora de montar uma dieta é a fórmula do fracasso.
A vantagem é que as pessoas que trabalham com você não se ofendem tão fácil quanto um familiar. Você inclusive pode usar ao seu favor, mostrando uma disciplina acima da média.
Porém, pode ser que você esteja exposto o tempo inteiro a refeições que deveria evitar. Olhe para o plano como um todo.
Talvez a única forma que encontre agora será reduzir as calorias fora deste tipo de evento. Garanta que está consumindo os nutrientes necessários para uma dieta saudável, se for o caso.
Sua forma de se alimentar ofende
Este é a situação que mais me encontro. Ao olhar minha foto espalhada aqui no site, você deve perceber que não estou acima do peso.
Recusar comer alguma coisa é extremamente ofensivo para as pessoas. Elas consideram que não tenho motivo de estar fazendo uma dieta.
Em qualquer lugar que eu vá, seja um desconhecido ou um amigo, eles vão querer me empurrar alguma comida.
Primeiro tentam investigar se é algum fator médico. Quando eu digo que é apenas uma decisão, as pessoas se ofendem.
Quem sou eu para fazer dieta sem precisar? Se elas precisam e não fazem, automaticamente me torno uma ofensa ambulante.
Se sua dieta não é apenas de quantidade, mas restringe algo específico, pode ser pior. As pessoas sentirão que você está dizendo que o que elas fazem é errado.
Ao experimentar a dieta cetogênica, cheguei a receber o primeiro pedaço de bolo em um aniversário. Não acreditavam que eu negaria este presente.
Bom, existem formas de lidar com a situação. Hoje, acredito que a melhor opção é evitar dietas muito restritivas a longo prazo. As pessoas entendem melhor quando você apresenta um experimento temporário.
Inclusive, dietas mais flexíveis, tem maiores chance de manterem o resultado positivo.
O maior segredo de todos é seguir em frente com o que acredita, sem se preocupar muito com a forma que será julgado.
Afinal, mesmo que as pessoas não te julguem no começo, este momento vai chegar. Você vai ter de aprender a lidar com as críticas.
Uma relação baseada em comida
Aqui temos um problema grande. Uma amizade forjada no calor de um bar não vai ser transferida para outro campo de batalha tão fácil.
Se não for uma amizade, for um relacionamento, a situação vai ser ainda mais difícil. Casais e amigos formam hábitos e rituais que reforçam a amizade.
Mesmo por um fator médico, algumas pessoas ainda insistem. Só uma dose não fará diferença. Não é possível que apenas um torresmo vai te fazer mal.
Esta situação é mais complexa, porque cada um de nós passará por detalhes diferentes.
Precisaremos saber se não é hora do parceiro embarcar na ideia de se alimentar melhor. Se é possível migrar os parâmetros da relação. Ou então, infelizmente, para a saúde de todos, será melhor que esta relação se acabe.
Conclusão
Comer é muito mais do que uma forma de garantir que o corpo tenha combustível para queimar.
Nossas refeições representam muito mais do que calorias. Assim, eventos sociais são regados a banquetes em cada canto deste mundo.
Ao desejar se alimentar melhor e não considerar os impactos em sua vida social, certamente sua dieta não dará certo.
Se prepare para alguns problemas, evite outros e saiba dizer não para a maioria deles. A vantagem é que rapidamente todo mundo vai se acostumar com sua nova versão.