logo

logo do seus hábitos
^

fundamentos

04-08-2020

Bruno Barros

Aprendemos mais com exemplos do que conselhos

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
homem correndo

Uma das primeiras coisas que escrevo pela manhã é o post do perfil do Instagram que fala sobre disciplina.

Antes de começar a escrever hoje, estava lendo os comentários que haviam enviado ontem, pois sempre respondo tudo. Comecei do mais recente e a primeira frase que li foi:

Aprendemos mais com exemplo do que com palavras!

O que me fez pensar um bocado.

Hoje está tão fácil passar uma mensagem e ensinar algo na internet. Acaba que quem consegue nos alcançar é quem entende como ela funciona e não necessariamente do que está falando.

Isso dificulta o acesso à informação de qualidade. Muitos que tem autoridade se recusam a fazer parte do jogo e os que tentam, correm o risco de se misturar com a massa e até parecem estar errados.

A quantidade de informação disponível é imensa

Qualquer rede social ou ferramenta de busca que você acessa, utiliza algum algoritmo para te entregar informação.

É necessário confiar que estas ferramentas são boas o suficiente para te entregar a melhor resposta. Afinal, o tanto de conteúdo produzido todos os dias é imensurável para nossa mente.

Porém, tentar entregar o melhor conteúdo é uma guerra sem fim.

Rapidamente, quem produz conteúdo aprende como explorar estas ferramentas. E assumimos que o melhor conteúdo é o que mais prende sua atenção e te faz compartilhar. Não tem relação com o impacto dele em sua vida.

Muita gente fica por aí dizendo que o importante é a qualidade do conteúdo. Como explicar que sites de fofoca continuam campeões de acesso e cliques?

Por isso que quem ensina este tipo de técnica, ganha tanto dinheiro. E não faltam expressões que mostram a realidade do que se ensina. Os conteúdos devem ser sexy, sedutores e viciantes. Eles precisam te convencer que são úteis e não necessariamente serem.

A má notícia é que dá certo

homem dando palestra

Não podemos condenar quem utiliza este tipo de técnica e negar que dá certo. A verdade é que as pessoas gostam deste tipo de coisa e gastam muito dinheiro com elas.

O termo mais buscado sobre dieta na internet não é sobre a melhor ou mais saudável. As pessoas pagam pelo que é mais rápido e fácil, mesmo sabendo que não funciona. Pagam pela esperança.

Tem uma fórmula básica. Começam com uma boa história, tem sempre um relato de alguém que nunca existiu dizendo que deu certo, você tem poucas horas para comprar o produto, que o produto nunca teve tão barato, o desconto é temporário, as vagas estão acabando etc.

Por trás disso tudo, tem sempre alguém de sucesso dando garantia ao conteúdo. Aquela velha história de que se precisa parecer bem sucedido para conseguir ser. Muitos mostram o faturamento do dia para aumentar a credibilidade.

Essa é a verdade. Para fazer sucesso na internet, é preciso chamar e prender sua atenção, além de construir uma credibilidade. Porém, nada disso precisa realmente oferecer algo útil ou mesmo real.

O outro lado da moeda e meu próprio

O outro curioso lado é que as pessoas com experiência, por compreender suas limitações, acabam evitando falar sobre o assunto que entendem.

Muitos neste último grupo tem preconceito em utilizar as técnicas de disseminação que dão certo.

Sou um bom exemplo do segundo grupo. Passei meses acordando quatro e meia da manhã e indo para a academia. Quando chegava a hora de ir trabalhar as 9h eu já tinha feito diversas coisas.

Larguei o emprego e mantive uma rotina cheia de atividades, mesmo passando a maior parte do tempo em casa.

Alguns amigos me perguntavam como eu fazia para manter a disciplina e eu ficava surpreso. Acreditava não fazer nada demais.

Demorei mais de um ano até resolver criar um site que fala sobre hábitos e compartilhar um pouco da minha rotina. A verdade é que até hoje me pego achando que não mereço falar sobre o assunto.

Basta que acorde um pouco mais tarde, não consiga escrever um texto ou qualquer outra coisa vista como falha. Mesmo tendo total certeza que todo mundo erra e faz parte do processo. Não é fácil.

Você odeia conselhos dos amigos e famílias, mas adora oferecer

mulher incomodada com conversa

Dois livros que gosto muito (Skin in the Game e O Homem Mais Rico da Babilônia) passam um pouco desta mensagem de certa maneira.

A importância de confiar mais em quem arrisca a própria pele no que defende e em quem também pratica o próprio discurso com disciplina e consistência.

Fica evidente o tanto que gostamos de bons exemplos quando nos percebemos incomodados quando alguém vem dar um conselho para gente.

Rejeitamos opiniões de como devemos tocar nossa vida. Principalmente de pessoas que nós não admiramos.

Mesmo sabendo disso, gostamos demais de dar conselhos. Reciclar nossos defeitos e sair por aí dizendo como os outros podem resolver seus problemas.

Hoje está tão fácil passar uma mensagem e ensinar algo na internet. Porém, muita gente não pratica o que tenta orientar. Nosso sinal de alerta acaba sendo acionado, mesmo que as vezes possa ser tarde demais

Por outro lado, estamos mais dispostos a seguir alguém que constatemente pratica o que diz. Pessoas que oferecem mais credibilidade que quem apenas fala sobre o assunto.

Assim, quando nos deparamos com uma prática que se alinha ao discurso, nos conectamos muito.

Quando vemos um bom exemplo

Gosto demais da história do David Goggins. Seu Instagram é repleto de mensagens motivacionais e o homem é um monstro. Ele é capaz de toda insanidade física que você puder imaginar. Indo muito além de qualquer desconforto.

Seus quase três milhões de seguidores adoram suas frases. Ele não deixa de lembrar que a gente é mole demais para correr atrás do que queremos, ao mesmo tempo que ajuda a mudarmos.

Acredito que este site não existiria se o David não existisse.

A verdade é que o David pode falar o que quiser para seus seguidores. Ele é muito mais do que palavras. Os desafios que ele coloca em seu canal não são para seu público.

Quando ele desafia as pessoas a correrem 4 milhas a cada 4 horas por 48h seguidas, ele corre junto com todo mundo. Seu comportamento atrai mais do que qualquer conselho.

David Goggins correndo

Conclusão

Somos facilmente enganados por promessas que não são prometidas por alguém que realmente pratica o que diz.

Também corremos o risco de estarmos espalhando conselhos por aí de como as pessoas deveriam viver a própria vida. Porém, não seguimos nossos próprios conselhos.

A verdade é que se queremos influenciar as pessoas ao nosso redor, devemos sempre ir pelo caminho do exemplo.

Já dizia o ditado, um bom exemplo vale muito mais que um bom conselho.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

Livros mencionados²

    **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

    **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

    O

    Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

    Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

    Ou prefere nos acompanhar?

    Salvando
    ✔ Sucesso✘ Erro!

    Ler depois? Arraste e solte aqui!

    homem pensando e ilustração de cérebro.
    Siga ↠
    Siga ↠
    0