logo

logo do seus hábitos
^

movimento

07-06-2020

Bruno Barros

Sete dicas que vão te colocar em movimento

Mulher correndo contra o vento e olhando na direção da tela.
homem se movendo

A maioria das pessoas não se move o suficiente. Inclusive, mesmo para os que acreditam estarem ativos fisicamente, saiba que a chance é que nos movemos muito menos que nossos pais e avós.

Pode ser que você passe até duas horas se exercitando em atividades intensas em uma academia. Porém, só anda de carro, passa o dia sentado em um escritório e não enfrenta um lance de escadas.

Considere o fato de que acabamos comendo mais do que precisamos e que os exercícios não são feitos todos os dias. Não é uma boa fórmula para seu corpo.

Assim, é hora de fazer algumas alterações na sua rotina para que você possa se mover mais. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar a começar.

Altere seus hábitos no escritório

O maior problema é passar o dia sentado em uma cadeira. Existem diversos malefícios em ficar o tempo todo parado. Seu corpo não está estruturado para isso.

Hoje já existem estações de trabalho que possibilitam que você fique em pé ao usar o computador. Podem ser de difícil acesso, mas sua criatividade pode entrar em ação.

Móveis altos, livros, caixas, pilhas de documentos podem ajudar a elevar sua estação de trabalho e fazer você ficar menos sentado. Fique em pé ao falar no telefone ou usar o celular.

Substitua alguns e-mails e ligações por caminhadas até seus colegas. Faça reuniões em pé ou ainda melhor, caminhando.

Muita gente e muitos ambientes consideram indelicadeza interromper colegas presencialmente. Use seu bom senso.

E se possível, por que não algumas flexões ou polichinelos durante o dia? Para a turma do trabalho remoto é uma excelente opção.

Aqui vai um exemplo de como você pode usar alarmes para se movimentar:

exemplo com quatro cronômetros para lembrar de trabalhar em pe sentado e descanso

O tempo de descanso é do trabalho, não necessariamente precisa ficar deitado de perna para cima. Pode ser até um intervalo preenchido com exercícios, como a flexão de chão.

Será necessário melhorar sua disciplina para quebrar seus hábitos no trabalho, mas pode dar mais resultado para sua saúde que ir para a academia. Afinal, as pessoas passam pelo menos seis horas trabalhando em um escritório.

Use encontros sociais como desculpa

Geralmente resolvemos nos encontrar com os amigos em algum evento que envolve comida e bebida alcoólica. Tudo isso em um ambiente confortável e que ficamos muitas horas parados.

Podemos querer negar, mas dependendo da frequência, sempre socializar sentado, comendo e bebendo não é saudável. Pode ser a hora aprender a como reduzir um hábito ruim.

Não precisa justificar o convite. E não se surpreenda se a maioria gostar muito da sua ideia inovadora.

Que tal usar sua criatividade para se mover mais com seus amigos? Você pode organizar simples caminhadas nos parques para os menos aventureiros.

Porém, trilhas, esportes na água, partidas de futebol ou vôlei podem ser um excelente divertimento para seu grupo de amigos.

Os benefícios são vários, pois além de mais movimento, você terá menos comida e bebida desnecessária.

Explore trabalhos manuais

Você foge de qualquer trabalho manual? Que tal usar isso como mais uma forma de não ficar parado?

boneco do lego segurando uma vassoura

Aprenda a fazer os reparos necessários na sua casa, tome conta de parte da limpeza. Pare de adiar aquela faxina mais pesada, aprenda a passar roupa, cozinhe e tome gosto por lavar a louça.

Quem imaginaria que fazer um exercício extra não é apenas barato, mas também vai te fazer economizar um dinheiro?

Não desperdice oportunidades em sua rotina

Que tal virar o mestre em encontrar oportunidades em sua rotina para se mover? A ida ao trabalho pode ser alterada de diversas formas, seja para quem vai de transporte próprio ou público.

Considere a caminhada, bicicleta ou descer uma parada antes. Até mesmo quem usa o carro, ao começar a ter de pegar um ônibus e caminhar até a parada, já começa a se movimentar mais.

Aprenda a pegar mais as escadas e evitar o elevador. Precisa ir ao mercado ou a padaria? Vá a pé. Você ainda melhora as chances de pegar uns minutos de sol e aumenta os benefícios para sua saúde.

Comece a ver o passeio com seu cachorro uma oportunidade e não uma tarefa chata. O que mais você poderia fazer em pé que faz deitado? Pode ser ler, usar o telefone, escrever. Enfim, use sua criatividade.

Mantenha o contato com a natureza

Pai mãe e filho caminhando em parque

Até pouco tempo atrás era mais comum ver o sol sendo reportado com um vilão do que algo necessário para uma boa saúde.

Estamos cada vez mais trancados dentro de ambientes fechados. Ainda mais em recentemente, por causa da crise viral que existe no momento que escrevo este texto.

Existem muitos benefícios comprovados quando se entra em contato com a natureza. Utilize este motivo para também se mover, potencializando o benefício.

Faça caminhadas, ande de bicicleta, nade. Esta dica pode ser utilizada com a de eventos sociais. Convide os amigos e família para te acompanharem.

Que tal aprender a dançar?

A dança é um excelente hobby para te ajudar a se mover. Não é incomum encontrar alguém que adoraria aprender a dançar, mas nunca deu o primeiro passo.

Como desculpa para se mover mais, pode ser a hora de começar. Quem sabe ainda agrada alguém que gostaria de fazer as aulas com você?

Se não for a dança, tente aprender algum hábito que exija que você fique menos parado. Mesmo que seja tocar um instrumento, opte por aqueles que você pode praticar em pé.

Na busca em se mover mais, qualquer estratégia é válida.

Faça um planejamento diferente das suas atividades físicas

Pode parecer bobo, mas somente por fazer atividades físicas já acreditamos que somos ativos o suficiente. Porém, muitos de nós vamos para academias e na busca por músculos, nos movimentamos muito pouco.

Mesmo que você não deseje aumentar sua capacidade respiratória você pode modificar os exercícios. Não fico com medo de gastar muita energia e emagrecer, pois não tem fundamento.

Assim, considere inserir esportes ou atividades como a corrida, caminhada, natação de forma moderada. Além de beneficiar sua saúde, aumentar sua definição.

Para muitos, melhor do que aumentar a quantidade de músculos é parecer que eles aumentaram, certo?

Conclusão

Apenas lendo as dicas, você deve ter percebido o tanto de momentos de sua rotina que você poderia se mover mais.

Passamos a maior parte de nossos dias totalmente parados. No longo prazo isso pode ser prejudicial a sua saúde e você não perceber.

Ao se criativo e priorizar o movimento como um estilo de vida, é capaz que vários outros bons hábitos aparecem. Criar um hábito bom é sempre bem-vindo.

Gostou? Compartilha!

Artigos do site mencionados

Referências externas¹

    Livros mencionados²

      **[1]** Referências de qualidade não eximem o leitor de procurar acompanhamento profissional especializado, que por hora não revisam os artigos aqui publicados. Para a sua saúde, é imprescindível. O Autor não é um profissional de saúde e usa as referências para criar confiança em aplicar as técnicas na sua vida pessoal e conversar com especialistas.

      **[2]** Ao comprar diretamente de links dos produtos postados, recebo uma participação. Uma forma de reduzir custos e manter o design do site com menos publicidade.

      O

      Que legal que você tirou um minutinho para mudar seus hábitos.

      Quel tal cadastrar seu email e receber novidades e ofertas do nosso site?

      Ou prefere nos acompanhar?

      Salvando
      ✔ Sucesso✘ Erro!

      Ler depois? Arraste e solte aqui!

      homem pensando e ilustração de cérebro.
      Siga ↠
      Siga ↠
      0